terça-feira, 30 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Um filho sábio ama a disciplina, mas o incorrigível não aceita repreensões." -( Provérbios, 13: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

Alegria de viver só é conseguida através do bom proceder. Não há paz na mentira e na falsidade. Só os justos a conhecem.



                                                                    15 

                                                           Pensamentos  

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo  o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que  é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há  algum louvor, nisso pensai.” Paulo ( Filipenses, 4:8 )  

Todas as obras humanas constituem a resultante do pensamento  das criaturas. O mal e o bem, o feio e o belo viveram, antes de tudo, na fonte mental quê os produziu, nos movimentos incessantes da vida. 

O Evangelho consubstancia o roteiro generoso para que a mente do homem se renove nos caminhos da espiritualidade superior, proclamando a necessidade de semelhante transformação, rumo aos planos mais altos. Não será tão ­somente com os primores intelectuais da Filosofia que o  discípulo iniciará seus esforços em realização desse teor. 

Renovar pensamentos não é tão fácil como parece à primeira vista. Demanda muita capacidade de renúncia e profunda dominação de si mesmo, qualidades que o  homem não consegue alcançar sem trabalho e sacrifício do  coração. É por isso que muitos servidores modificam expressões verbais, julgando  que refundiram pensamentos. Todavia, no instante de recapitular, pela repetição das circunstâncias, as experiências redentoras, encontram, de novo, análogas perturbações, porque os obstáculos e as sombras permanecem na mente, quais fantasmas ocultos. Pensar é criar. A realidade dessa criação pode não exteriorizar­-se, de súbito, no campo dos efeitos transitórios, mas o objeto formado pelo poder mental vive no  mundo íntimo, exigindo cuidados especiais para o esforço de continuidade ou  extinção.

O conselho de Paulo aos filipenses apresenta sublime conteúdo. Os discípulos que puderem compreender-­lhe a essência profunda, buscando  ver o lado verdadeiro, honesto, justo, puro e amável de todas as coisas, cultivando-­o, em cada dia, terão encontrado a divina equação.



Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"A vida está na vereda da justiça, o caminho do ódio, porém,  conduz à morte." -( Provérbios, 12: 28 )-



Amados irmãos, bom dia!

O mau jamais dominará sobre o bem. Pode até parecer que sim, mas, o bem sempre será o prêmio aos corações puros.



                                                                     14 

                                                                 Páginas  

“Mas  a  sabedoria  que  vem  do  alto  é  primeiramente  pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e  de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” ( Tiago, 3:17 )  

Toda página escrita tem alma e o crente necessita auscultar-­lhe a natureza. O exame sincero esclarecerá imediatamente a que esfera pertence, no círculo de atividade destruidora no mundo ou no centro dos esforços de edificação para a vida espiritual.

-Primeiramente, o leitor amigo da verdade e do bem analisar-­lhe-­á as linhas, para ajuizar da pureza do seu conteúdo, compreendendo que, se as suas expressões foram nascidas de fontes superiores, aí encontrará os sinais inequívocos da paz, da moderação, da afabilidade fraternal, da compreensão amorosa e dos bons frutos, enfim. 

Mas, se a página reflete os venenos sutis da parcialidade humana, semelhante mensagem do pensamento não procede das esferas mais nobres da vida. Ainda que se origine da ação dos Espíritos desencarnados, supostamente superiores, a folha que não faça benefício em harmonia e construção fraternal é, apenas, reflexo  de condições inferiores. 

Examina, pois, as páginas de teu  contacto com o pensamento  alheio, diariamente, e faze companhia àquelas que te desejam elevação. Não precisas das que se te figurem mais brilhantes, mas daquelas que te façam melhor.



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 28 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"uma cidade prospera pela benção dos justos, mas é destruida pelas palavras dos maus." -( Provérbios, 11: 11 )-



Amados irmãos, bom dia!

Só há um caminho para a vida. Ele é direcionado pelo nosso Criador. Se desejamos viver, trilhemos por ele.



                                                                  13 

                                                    Estações necessárias  

“Arrependei-­vos,  pois,  e  convertei-­vos,  para  que sejam  apagados  os  vossos  pecados  e  venham  assim  os  tempos  do  refrigério pela presença do Senhor.” (Atos, 3:19)  

Os crentes inquietos quase sempre admitem que o trabalho de redenção se processa em algumas providências convencionais e que apenas com certa atividade externa já se encontram de posse dos títulos mais elevados, junto aos Mensageiros Divinos.

A maioria dos católicos romanos pretende a isenção das dificuldades com as cerimônias exteriores; muitos protestantes acreditam na plena identificação com o  céu  tão ­só pela enunciação de alguns hinos, enquanto enorme percentagem de espiritistas se crê na intimidade de supremas revelações apenas pelo fato de haver  freqüentado algumas sessões. 

Tudo isto constitui preparação valiosa, mas não é tudo. 

Há um esforço iluminativo para o interior, sem o qual homem algum penetrará o santuário da Verdade Divina. A palavra de Pedro à massa popular contém a síntese do vasto programa de transformação essencial a que toda criatura se submeterá para a felicidade da união  com o Cristo. 

Há estações indispensáveis para a realização, porquanto ninguém atingirá de vez a eterna claridade da culminância. Antes de tudo, é imprescindível que o culpado se arrependa, reconhecendo  a extensão e o volume das próprias faltas e que se converta, a fim de alcançar  a época de refrigério pela presença do Senhor nele próprio. Aí chegado, habilitar-­se-­á para a construção do Reino Divino em si mesmo. Se, realmente, já compreendes a missão do Evangelho, identificarás a estação em que te encontras e estarás informado quanto aos serviços que deves levar  a efeito para demandar a seguinte.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 27 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"A balança fraudulenta é abominada pelo Senhor, mas o peso justo lhe é agradável." -( Provérbios, 11: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

O que o Senhor espera de nós é tão pouco. Ele só nos quer plenos de vida e santidade. A todos ele capacita, portanto, busquemos com todo o nosso coração.



                                                                 12

                                                       Pensaste nisso?  

“Sabendo  que  brevemente  hei  de  deixar  este  meu  tabernáculo, segundo o que também nosso Senhor Jesus Cristo  já mo tem revelado.” ( II Pedro, 1:14 )  

Se muitas vezes grandes vozes do  Cristianismo se referiram a supostos crimes da carne, é necessário mencionar as fraquezas do “eu”, as inferioridades do  próprio espírito, sem concentrar falsas acusações ao  corpo, como se este representasse o papel de verdugo implacável, separado da alma, que lhe seria, então, prisioneira e vítima. 

Reparamos que Pedro denominava o organismo, como sendo  o seu  tabernáculo. O corpo humano é um conjunto de células aglutinadas ou  de fluidos terrestres que se reúnem, sob  as leis planetárias, oferecendo  ao  Espírito a santa oportunidade de aprender, valorizar, reformar e engrandecer a vida. 

Freqüentemente o homem, qual operário ocioso  ou perverso, imputa ao  instrumento útil as más qualidades de que se acha acometido. O corpo é concessão  da Misericórdia Divina para que a alma se prepare ante o glorioso porvir. Longe da indébita acusação à carne, reflitamos nos milênios despendidos na formação desse tabernáculo sagrado no campo evolutivo. Já pensaste que és um Espírito imortal, dispondo, na Terra, por algum tempo, de valiosas potências concedidas por Deus às tuas exigências de trabalho? Tais potências formam-­te o corpo. Que fazes de teus pés, de tuas mãos, de teus olhos, de teu cérebro? Sabes que esses poderes te foram confiados para honrar o Senhor iluminando a ti mesmo? Medita nestas interrogações e santifica teu corpo, nele encontrando o templo divino.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"O filho sábio é a alegria de seu pai, o insensato, porém, a aflição de sua mãe." -( Provérbios, 10: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

Nosso Pai celestial espera de nós, o desejo de seguir em seus ensinamentos. Na constante busca pela sabedoria.



                                                                   11 

                                                    O bem é incansável  

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” Paulo ( II Tessalonicenses, 3:13 )  

É muito comum encontrarmos pessoas que se declaram cansadas de praticar  o bem. Estejamos, contudo, convictos de que semelhantes alegações não procedem de fonte pura. Somente aqueles que visam determinadas vantagens aos interesses particularistas, na zona do imediatismo, adquirem o tédio vizinho da desesperação, quando não podem atender a propósitos egoísticos. 

É indispensável muita prudência quando essa ou aquela circunstância nos induz a refletir nos males que nos assaltam, depois do bem que julgamos haver  semeado ou nutrido. 

O aprendiz sincero não ignora que Jesus exerce o seu ministério de amor  sem exaurir­-se, desde o princípio da organização  planetária. Relativamente aos nossos casos pessoais, muita vez terá o Mestre sentido o espinho de nossa ingratidão, identificando­-nos o recuo aos trabalhos da nossa própria iluminação; todavia, nem mesmo verificando­-nos os desvios voluntários e criminosos, jamais se esgotou a paciência do Cristo que nos corrige, amando, e tolera, edificando, abrindo­-nos misericordiosos braços para a atividade renovadora. 

Se Ele nos tem suportado e esperado através de tantos séculos, por que não  poderemos experimentar  de ânimo firme algumas pequenas decepções durante alguns dias? A observação de Paulo aos tessalonicenses, portanto, é muito justa. Se nos entediarmos na prática do bem, semelhante desastre expressará em verdade que ainda nos não foi possível a emersão do mal de nós mesmos.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Deixai a insensatez e vivereis; andai direito no camino da inteligência." -( Provérbios, 9: 6 )-



Amados irmãos, bom dia!

A todo instante o Senhor está nos convidando a buscar seus ensinamentos, para que tenhamos a vida plena. Saibamos responder com sabedoria ao seu chamado,



                                                                   10 

                                                    Sentimentos fraternos  

“Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus  que vos ameis uns aos outros.”  Paulo (I Tessalonicenses, 4:9)  

Forte contra ­senso que desorganiza a contribuição humana, no divino  edifício do Cristianismo, é o impulso sectário que atormenta enormes fileiras de seus seguidores. Mais reflexão, mais ouvidos ao ensinamento de Jesus e essas batalhas injustificáveis estariam para sempre apagadas. Ainda hoje, com as manifestações do plano espiritual na renovação  do  mundo, a cada momento surgem grupos e personalidades, solicitando fórmulas do  Além para que se integrem no campo da fraternidade pura. 

Que esperam, entretanto, os companheiros esclarecidos para serem efetivamente irmãos uns dos outros? 

Muita gente se esquece de que a solidariedade legítima escasseia nos ambientes onde é reduzido o espírito de serviço e onde sobra a preocupação de criticar. Instituições notáveis são conduzidas à perturbação e ao extermínio, em vista da ausência do  auxílio mútuo, no terreno da compreensão, do trabalho e da boa­  vontade.

Falta de assistência? Não. Toda obra honesta e generosa repercute nos planos mais altos, conquistando  cooperadores abnegados. Quando se verifique a invasão da desarmonia nos institutos do bem, que os agentes humanos acusem a si mesmos pela defecção nos compromissos assumidos ou  pela indiferença ao ato de servir. E que ninguém peça ao Céu  determinadas receitas de fraternidade, porque a fórmula sagrada e imutável permanece conosco no  “amai­-vos uns aos outros”.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Deixai a insensatez e vivereis; andai direito no caminho da inteligência." -( Provérbios, 9: 6 )-



Amados irmãos, bom dia!

O Senhor deseja que todos alcancemos a sabedoria, por isso é que ele a distribui a todos. Cabe a cada um sorver seus ensinamentos e os praticar.



                                                                      9                                                      

                                                            Homens de fé 

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e  as  pratica,  assemelhá­-lo-­ei  ao  homem  prudente  que  edificou  a  sua casa sobre a rocha.”  Jesus (Mateus, 7:24)  

Os grandes pregadores do Evangelho sempre foram interpretados à conta de expressões máximas do Cristianismo, na galeria dos tipos veneráveis da fé; entretanto, isso somente aconteceu  quando os instrumentos da verdade, efetivamente, não olvidaram a vigilância indispensável ao justo testemunho. É interessante verificar  que o Mestre destaca, entre todos os discípulos, aquele que lhe ouve os ensinamentos e os pratica. Daí se conclui que os homens de fé não são aqueles apenas palavrosos e entusiastas, mas os que são portadores igualmente da atenção e da boa ­vontade, perante as lições de Jesus, examinando­-lhes o conteúdo espiritual para o trabalho de aplicação no esforço diário. 

Reconforta­-nos assinalar que todas as criaturas em serviço no  campo  evangélico seguirão para as maravilhas interiores da fé. Todavia, cabe­-nos salientar, em todos os tempos, o subido valor  dos homens moderados que, registrando os ensinos e avisos da Boa Nova, cuidam, desvelados, da solução de todos os problemas do dia ou da ocasião, sem permitir que suas edificações individuais se processem longe das bases cristãs imprescindíveis. 

Em todos os serviços, o concurso da palavra é sagrado e indispensável, mas aprendiz algum deverá esquecer o sublime valor do silêncio, a seu tempo, na obra superior do aperfeiçoamento de si mesmo, a fim de que a ponderação se faça ouvida, dentro da própria alma, norteando-­lhe os destinos.



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 23 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Pois quem me acha, encontra a vida e alcança o favor do Senhor." -( Provérbios, 8: 35 )-



Amados irmãos, bom dia!

A sabedoria nos chama a todo instante. Que nossos ouvidos estejam prontos a escutar seus ensinamentos e nossos corações dispostos a praticá-los.




                                                                8 

                                                         Ansiedades  

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele  tem cuidado de vós.” ( I Pedro, 5:7 )  

As ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo  de útil na Terra. Invariavelmente, o homem precipitado conta com todas as probabilidades contra si. Opondo-­se às inquietações angustiosas, falam as lições de paciência da Natureza, em todos os setores do caminho humano. Se o homem nascesse para andar ansioso, seria dizer que veio ao mundo, não na categoria de trabalhador em tarefa santificante, mas por desesperado sem remissão.

Se a criatura refletisse mais sensatamente reconheceria o conteúdo  de serviço que os momentos de cada dia lhe podem oferecer  e saberia vigiar, com acentuado valor, os patrimônios próprios. Indubitável que as paisagens se modificarão incessantemente, compelindo­-nos a enfrentar surpresas desagradáveis, decorrentes de nossa atitude inadequada, na alegria ou  na dor; contudo, representa impositivo da lei a nossa obrigação de prosseguir diariamente, na direção do bem. 

A ansiedade tentará violentar corações generosos, porque as estradas terrenas desdobram muitos ângulos obscuros e problemas de solução difícil; entretanto, não nos esqueçamos da receita de Pedro. Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso  Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem ­estar de todos nós. Justo é desejar, firmemente, a vitória da luz, buscar a paz com perseverança, disciplinar-­se para a união com os planos superiores, insistir por  sintonizar-­se com as esferas mais altas. Não olvides, porém, que a ansiedade precede sempre a ação de cair.



Que a graça e a paz sejam conosco!


segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Meu filho, guarda as minhas palavras, conserva contigo meus preceitos. Observa meus mandamentos e viverás." -( Provérbios, 7: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

O Senhor está sempre nos lembrando a importância de seguirmos seus mandamentos. Não para nos comandar, mas, sim, para nos despertarmos para a vida verdadeira e plena.



                                                                    7                                           

                                                             A semente 


“E,  quando  semeias,  não  semeias  o  corpo  que  há  de  nascer,  mas  o  simples  grão  de  trigo  ou  de  outra  qualquer  semente.” Paulo ( I Coríntios, 15:37 )  

Nos serviços da Natureza, a semente reveste-­se, aos nossos olhos, do  sagrado papel de sacerdotisa do Criador e da Vida. Gloriosa herdeira do poder divino, coopera na evolução  do  mundo e transmite silenciosa e sublime lição, tocada de valores infinitos, à criatura. Exemplifica sabiamente a necessidade dos pontos de partida, as requisições justas de trabalho, os lugares próprios, os tempos adequados. Há homens inquietos e insaciados que ainda não conseguiram compreendê­-la. Exigem as grandes obras de um dia para outro, impõem medidas tirânicas pela força das ordenações ou das armas ou pretendem trair as leis profundas da Natureza; aceleram os processos da ambição, estabelecem domínio  transitório, alardeiam mentirosas conquistas, incham­-se e caem, sem nenhuma edificação  santificadora para si ou para outrem. Não souberam aprender com a semente minúscula que lhes dá trigo ao pão  de cada dia e lhes garante a vida, em todas as regiões de luta planetária. Saber começar constitui serviço muito importante. No esforço redentor, é indispensável que não se percam de vista as possibilidades pequeninas: um gesto, uma palestra, uma hora, uma frase pode representar sementes gloriosas para edificações imortais. Imprescindível, pois, jamais desprezá­-las.



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 21 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Porque o preceito é uma tocha, o ensinamento uma luz, a correção e a disciplina são o caminho da vida." -( Provérbios, 6: 23 )-



Amados irmãos, bom dia!

Busquemos, incessantemente, seguir os ensinamento que nos são vida. O Senhor nos quer, a todos, plenos e felizes.



                                                                   6 

                                                        Valei­-vos da luz  

“Andai  enquanto tendes  a  luz,  para  que  as  trevas  não  vos apanhem.”  Jesus. (João, 12:35.)  

O homem de meditação encontrará pensamentos divinos, analisando  o  passado e o futuro. Ver­-se­-á colocado entre duas eternidades – a dos dias que se foram e a que lhe acena do porvir. 

Examinando os tesouros do presente, descobrirá suas oportunidades preciosas.No futuro, antevê a bendita luz da imortalidade, enquanto que no pretérito  se localizam as trevas da ignorância, dos erros praticados, das experiências mal vividas. Esmagadora maioria de personalidades humanas não possui outra paisagem, com respeito  ao passado próximo ou  remoto, senão essa constituída de ruína e desencanto, compelindo­-as a revalorizar os recursos em mão. A vida humana, pois, apesar de transitória, é a chama que vos coloca em contacto com o serviço de que necessitais para a ascensão justa. Nesse abençoado  ensejo, é possível resgatar, corrigir, aprender, ganhar, conquistar, reunir, reconciliar  e enriquecer-­se no Senhor. Refleti na observação do Mestre e apreender-­lhe-­eis o luminoso sentido. Andai enquanto tendes a luz, disse Ele. Aproveitai a dádiva de tempo recebida, no trabalho edificante. Afastai-­vos da condição inferior, adquirindo mais alto entendimento. Sem os característicos de melhoria e aprimoramento no ato de marcha, sereis dominados pelas trevas, isto é, anulareis vossa oportunidade santa, tornando  aos impulsos menos dignos e regressando, em seguida à morte do corpo, ao mesmo  sítio de sombras, de onde emergistes para vencer novos degraus na sublime montanha da vida.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 20 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Escutai, pois, meus filhos, não vos aparteis das palavras de minha boca." -( Provérbios, 5: 7 )-



Amados irmãos, bom dia!

Seja o nosso primeiro desejo, o praticar os ensinamentos do Senhor. Eles são fonte de vida para nós.



                                                                     5 

                                                                Salários  

“E contentai­-vos com o vosso soldo.” João Batista ( Lucas, 3:14 )  

A resposta de João Batista aos soldados, que lhe rogavam esclarecimentos, é modelo de concisão e de bom senso. Muita gente se perde através de inextricáveis labirintos, em virtude da compreensão deficiente acerca dos problemas de remuneração na vida comum. Operários existem que reclamam salários devidos a ministros, sem cogitarem das graves responsabilidades que, não raro, convertem os administradores do mundo em vítimas da inquietação e da insônia, quando não seja em mártires de representações e banquetes. Há homens cultos que vendem a paz do lar em troca da dilatação  de vencimentos. Inúmeras pessoas seguem, da mocidade à velhice do corpo, ansiosas e descrentes, enfermas e aflitas, por não se conformarem com os ordenados mensais que as circunstâncias do caminho  humano lhes assinalam, dentro dos imperscrutáveis Desígnios. Não é por demasia de remuneração que a criatura se integrará nos quadros divinos. Se um homem permanece consciente quanto aos deveres que lhe competem, quanto mais altamente pago, estará mais intranquilo. Desde muito, esclarece a filosofia popular que para a grande nau surgirá a grande tormenta. Contentar­-se cada servidor com o próprio salário é prova de elevada compreensão, ante a justiça do Todo­ Poderoso. Antes, pois, de analisar o pagamento da Terra, habitua­-te a valorizar as concessões do Céu.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Guardo teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida." -( Provérbios, 4: 23 )-



Amados irmãos, bom dia!

O amor é a maior das virtudes. Que possamos transbordá-lo, sem cessar.



                                                                    4                                                      

                                                          Antes de servir  

“Bem  como  o  Filho  do  homem  não  veio  para  ser  servido, mas para servir.”  Jesus ( Mateus, 20:28 )  

Em companhia do espírito de serviço, estaremos sempre bem guardados. A Criação inteira nos reafirma esta verdade com clareza absoluta. Dos reinos inferiores às mais altas esferas, todas as coisas servem a seu  tempo. A lei do trabalho, com a divisão e a especialização nas tarefas, prepondera nos mais humildes elementos, nos variados setores da Natureza. Essa árvore curará enfermidades, aquela outra produzirá frutos. Há pedras que contribuem na construção do lar; outras existem calçando os caminhos.O Pai forneceu  ao filho homem a casa planetária, onde cada objeto se encontra em lugar próprio, aguardando somente o esforço  digno e a palavra de ordem, para ensinar à criatura a arte de servir. Se lhe foi doada a pólvora destinada à libertação da energia e se a pólvora permanece utilizada por instrumento de morte aos semelhantes, isto corre por conta do usufrutuário da moradia terrestre, porque o  Supremo Senhor em tudo sugere a prática do  bem, objetivando a elevação e o  enriquecimento de todos os valores do Patrimônio Universal. Não olvidemos que Jesus passou  entre nós, trabalhando. Examinemos a natureza de sua cooperação sacrificial e aprendamos com o Mestre a felicidade de servir santamente. Podes começar hoje mesmo. Uma enxada ou uma caçarola constituem excelentes pontos de início. Se te encontras enfermo, de mãos inabilitadas para a colaboração direta, podes principiar  mesmo assim, servindo na edificação moral de teus irmãos.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Meu filho, não te esqueça de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração." -( Provérbios, 3: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

A sabedoria está sempre pronta a se doar a quem a procura. Sejamos nós os primeiros a buscá-la.



                                                                   3 

                                                             O arado 

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e  olha para trás é apto para o reino de Deus.” ( Lucas, 9:62 )  

Aqui, vemos Jesus utilizar na edificação do Reino Divino um dos mais belos símbolos. Efetivamente, se desejasse, o Mestre criaria outras imagens. Poderia reportar­-se às leis do mundo, aos deveres sociais, aos textos da profecia, mas prefere fixar o ensinamento em bases mais simples. O arado é aparelho de todos os tempos. É pesado, demanda esforço de colaboração entre o homem e a máquina, provoca suor e cuidado e, sobretudo, fere a terra para que produza. Constrói o  berço das sementeiras e, à sua passagem, o  terreno cede para que a chuva, o sol e os adubos sejam convenientemente aproveitados. É necessário, pois, que o discípulo sincero tome lições com o  Divino  Cultivador, abraçando-­se ao arado da responsabilidade, na luta edificante, sem dele retirar as mãos, de modo a evitar prejuízos graves à “terra de si mesmo”. Meditemos nas oportunidades perdidas, nas chuvas de misericórdia que caíram sobre nós e que se foram sem qualquer aproveitamento para nosso espírito, no sol de amor que nos vem vivificando há muitos milênios, nos adubos preciosos que temos recusado, por preferirmos a ociosidade e a indiferença. Examinemos tudo isto e reflitamos no símbolo de Jesus. Um arado promete serviço, disciplina, aflição e cansaço; no entanto, não se deve esquecer que, depois dele, chegam semeaduras e colheitas, pães no prato e celeiros guarnecidos.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"Porque os homens retos habitarão a terra e os homens íntegros nela permanecerão." -( Provérbios, 2: 21 )-



Amados irmãos, bom dia!

A busca pela justiça e a vida íntegra, nos torna capazes de vencer todas as dificuldades, pois, estaremos fortalecidos e de posse da verdade.



                                                                       2 

                                                           Pensa um pouco  

“As  obras  que  eu  faço  em  nome  de  meu  Pai,  essas  testificam de mim.”  Jesus ( João, 10:25 -)  

É vulgar  a preocupação do homem comum, relativamente às tradições familiares e aos institutos terrestres a que se prende, nominalmente, exaltando­-se nos títulos convencionais que lhe identificam a personalidade. Entretanto, na vida verdadeira, criatura alguma é conhecida por  semelhantes processos. Cada Espírito traz consigo a história viva dos próprios feitos e somente as obras efetuadas dão a conhecer o valor ou o demérito de cada um. Com o enunciado, não desejamos afirmar que a palavra esteja desprovida de suas vantagens indiscutíveis; todavia, é necessário compreender­-se que o verbo é também profundo potencial recebido  da Infinita Bondade, como recurso divino, tornando­-se indispensável saber o que estamos realizando com esse dom do Senhor  Eterno. A afirmativa de Jesus, nesse particular, reveste-­se de imperecível beleza. Que diríamos de um Salvador que estatuísse regras para a Humanidade, sem partilhar-­lhe as dificuldades e impedimentos? O Cristo iniciou  a missão divina entre homens do campo, viveu  entre doutores irritados e pecadores rebeldes, uniu­-se a doentes e aflitos, comeu  o duro  pão dos pescadores humildes e terminou a tarefa santa entre dois ladrões. Que mais desejas? Se aguardas vida fácil e situações de evidência no  mundo, lembra-­te do Mestre e pensa um pouco.



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"A sabedoria clama nas ruas, eleva sua voz na praça." -( Provérbios, 1: 20 )-



Amados irmãos, bom dia!

O Senhor nos quer  repletos de sabedoria. Ele a dá a todos, indistintamente. Apressemo-nos ao encontro dela.



                                                                   1 

                                                           Mãos à obra  

“Que  fareis,  pois,  irmãos?  Quando  vos  ajuntais,  cada  um  de  vós  tem  doutrina,  tem  revelação,  tem  língua,  tem  interpretação. Faça-­se tudo para edificação.” Paulo ( I Coríntios, 14:26 ) 

A igreja de Corinto lutava com certas dificuldades mais fortes, quando  Paulo lhe escreveu a observação aqui transcrita. O conteúdo da carta apreciava diversos problemas espirituais dos companheiros do Peloponeso, mas podemos insular o versículo e aplicá-­lo a certas situações dos novos agrupamentos cristãos, formados no ambiente do Espiritismo, na revivescência do Evangelho. Quase sempre notamos intensa preocupação nos trabalhadores, por  novidades em fenomenologia e revelação. Alguns núcleos costumam paralisar atividades quando não  dispõem de médiuns adestrados. Por quê? Médium algum solucionará, em definitivo, o problema fundamental da iluminação dos companheiros. Nossa tarefa espiritual seria absurda se estivesse circunscrita à freqüência mecânica de muitos, a um centro qualquer, simplesmente para assinalarem o esforço  de alguns poucos. Convençam­-se os discípulos de que o trabalho e a realização pertencem a todos e que é imprescindível se movimente cada qual no serviço edificante que lhe compete. Ninguém alegue ausência de novidades, quando vultosas concessões da esfera superior aguardam a firme decisão do aprendiz de boa ­vontade, no sentido de conhecer a vida e elevar-­se. Quando vos reunirdes, lembrai a doutrina e a revelação, o poder de falar e de interpretar de que já sois detentores e colocai mãos à obra do bem e da luz, no  aperfeiçoamento indispensável.



Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O Pão Nosso

 

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." -( Provérbios, 1: 7 )-



Amados irmãos, bom dia!

Busquemos com todo nosso coração, compreender os ensinamentos do nosso Senhor. Ele nos quer a todos, vivendo a sua plenitude.


PÃO NOSSO  2º livro da coleção “FONTE VIVA”  (Interpretação dos Textos Evangélicos) Ditada pelo Espírito:  EMMANUEL  - Psicografada por:  FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER


No Serviço Cristão  “Porque  todos  devemos  comparecer  ante  o  tribunal  do  Cristo,  para  que  cada  um  receba  segundo  o  que  tiver  feito,  estando no corpo, o bem ou o mal.” Paulo (II Coríntios, 5:10)

Não falta  quem  veja  no  Espiritismo mero campo de experimentação  fenomênica, sem qualquer significação de ordem moral para as criaturas.  Muitos aprendizes da  consoladora  Doutrina,  desse modo,  limitam­-se às investigações de laboratório ou a discussões filosóficas.  

É imperioso reconhecer,  todavia,  que há  tantas categorias de  homens desencarnados, quantas são as dos encarnados.  Entidades discutidoras,  levianas,  rebeldes e  inconstantes transitam  em  toda  parte. Além disso, incógnitas e problemas surgem para os habitantes dos dois planos.  Em  vista  de semelhantes razões,  os adeptos do  progresso efetivo do mundo,  distanciados da vida  física,  pugnam  pelo Espiritismo  com  Jesus,  convertendo­-nos o  intercâmbio em fator de espiritualidade santificante.  Acreditamos que não se deve atacar  outro círculo de vida,  quando não nos encontramos interessados em melhorar a personalidade naquele em que respiramos.  Não vale pesquisar recursos que não nos dignifiquem.  Eis por que para  nós outros,  que supomos trazer o coração  acordado para  a  responsabilidade de viver, Espiritismo não expressa simples convicção de imortalidade: é  clima de serviço e edificação.  Não adianta guardar a certeza na sobrevivência da alma, além da morte, sem o  preparo terrestre na  direção da  vida  espiritual.  E nesse esforço  de  habilitação,  não  dispomos de outro guia mais sábio e mais amoroso que o Cristo.  Somente à luz de suas lições sublimes é possível reajustar o caminho, renovar a  mente e purificar o coração.  

Nem tudo o que é admirável é divino.  

Nem tudo o que é grande é respeitável.  

Nem tudo o que é belo é santo.  

Nem tudo o que é agradável é útil.  

O problema não é apenas de saber. É o de reformar-­se cada um para a extensão  do bem.  Afeiçoemo­nos,  pois,  ao Evangelho sentido e  vivido,  compreendendo  o  imperativo de nossa iluminação interior, porque, segundo a palavra oportuna e sábia do  Apóstolo, “todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, a fim de recebermos, de  acordo com o que realizamos, estando no corpo, o bem ou o mal”.  

Emmanuel



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 14 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Tudo o que respira louve o Senhor." -( Salmos, 150: 5c )-



Amados irmãos, bom dia!

Concluímos as considerações do livro "A Gênese" e esperamos que os ensinamentos sejam vivenciados para a nossa caminhada rumo à Luz.

A partir de amanhã, iniciaremos nossos estudos do livro: O Pão Nosso

Que a Espiritualidade Superior nos oriente para que tenhamos um aprendizado consistente.



Na época, Allan Kardec sabia apenas o que vários autores contavam a respeito dos selvagens africanos, sempre reduzidos ao embrutecimento quase total, quando não escravizados impiedosamente. É baseado nesses informes “científicos” da época que o Codificador repete, com outras palavras, o que os pesquisadores europeus descreviam quando de volta das viagens que faziam à África negra. Todavia, é peremptório ao abordar a questão do preconceito racial: Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada creem; para espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem distinção de raça, casta, seita, cor, opinião política ou religiosa; numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento de caridade, de fraternidade e deveres sociais. (KARDEC, Allan. Revista Espírita de 1863 — 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. — janeiro de 1863.) O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 3, p. 348.) É importante compreender, também, que os textos publicados por Allan Kardec na Revista Espírita tinham por finalidade submeter à avaliação geral as comunicações recebidas dos Espíritos, bem como aferir a correspondência desses ensinos com teorias e sistemas de pensamento vigentes à época. Em Nota ao capítulo XI, item 43, do livro A Gênese, o Codificador explica essa metodologia: Quando, na Revista Espírita de janeiro de 1862, publicamos um artigo sobre a “interpretação da doutrina dos anjos decaídos”, apresentamos essa teoria como simples hipótese, sem outra autoridade afora a de uma opinião pessoal controversível, Nota Explicativa 379 porque nos faltavam então elementos bastantes para uma afirmação peremptória. Expusemo-la a título de ensaio, tendo em vista provocar o exame da questão, decidido, porém, a abandoná-la ou modificá-la, se fosse preciso. Presentemente, essa teoria já passou pela prova do controle universal. Não só foi bem aceita pela maioria dos espíritas, como a mais racional e a mais concorde com a soberana justiça de Deus, mas também foi confirmada pela generalidade das instruções que os Espíritos deram sobre o assunto. O mesmo se verificou com a que concerne à origem da raça adâmica. (A Gênese, cap. XI, item 43, Nota, p. 292.) Por fim, urge reconhecer que o escopo principal da Doutrina Espírita reside no aperfeiçoamento moral do ser humano, motivo pelo qual as indagações e perquirições científicas e/ou filosóficas ocupam posição secundária, conquanto importantes, haja vista o seu caráter provisório decorrente do progresso e do aperfeiçoamento geral. Nesse sentido, é justa a advertência do Codificador: É verdade que esta e outras questões se afastam do ponto de vista moral, que é a meta essencial do Espiritismo. Eis por que seria um equívoco fazê-las objeto de preocupações constantes. Sabemos, aliás, no que respeita ao princípio das coisas, que os Espíritos, por não saberem tudo, só dizem o que sabem ou o que pensam saber. Mas como há pessoas que poderiam tirar da divergência desses sistemas uma indução contra a unidade do Espiritismo, precisamente porque são formulados pelos Espíritos, é útil poder comparar as razões pró e contra, no interesse da própria doutrina, e apoiar no assentimento da maioria o julgamento que se pode fazer do valor de certas comunicações. (Revista Espírita, 1862, p. 38.) Feitas essas considerações, é lícito concluir que na Doutrina Espírita vigora o mais absoluto respeito à diversidade humana, cabendo ao Espírita o dever de cooperar para o progresso da Humanidade, exercendo a caridade no seu sentido mais abrangente (“benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas”), tal como a entendia Jesus, nosso Guia e Modelo, sem preconceitos de nenhuma espécie: de cor, etnia, sexo, crença ou condição econômica, social ou moral. 

A Editora



Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 13 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembleia dos fiéis." -( Salmos, 149: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

Que alegria ter nos lábios e no coração, louvores ao nosso Criador e Senhor.



Essa compreensão das Leis Divinas permite a Allan Kardec afirmar que: O corpo deriva do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças apenas há consanguinidade. (O Livro dos Espíritos, item 207, p. 176.) [...] o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na Criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, faz com que desapareçam, naturalmente, todas as distinções estabelecidas entre os homens, conforme as vantagens corporais e mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou as castas e os estúpidos preconceitos de cor. (Revista Espírita, 1861, p. 432.) Os privilégios de raças têm sua origem na abstração que os homens geralmente fazem do princípio espiritual, para considerar apenas o ser material exterior. Da força ou da fraqueza constitucional de uns, de uma diferença de cor em outros, do nascimento na opulência ou na miséria, da filiação consanguínea nobre ou plebeia, concluíram por uma superioridade ou uma inferioridade natural. Foi sobre este dado que estabeleceram suas leis sociais e os privilégios de raças. Deste ponto de vista circunscrito, são consequentes consigo mesmos, porquanto, não considerando senão a vida material, certas classes parecem pertencer, e realmente pertencem, a raças diferentes. Mas se se tomar seu ponto de vista do ser espiritual, do ser essencial e progressivo, numa palavra, do Espírito, preexistente e sobrevivente a tudo, cujo corpo não passa de um invólucro temporário, variando, como a roupa, de forma e de cor; se, além disso, do estudo dos seres espirituais ressalta a prova de que esses seres são de natureza e de origem idênticas, que seu destino é o mesmo, que todos partem do mesmo ponto e tendem para o mesmo objetivo; que a vida corporal não passa de um incidente, uma das fases da vida do Espírito, necessária ao seu adiantamento intelectual e moral; que em vista desse avanço o Espírito pode sucessivamente revestir envoltórios diversos, nascer em posições diferentes, chega-se à consequência capital da igualdade de natureza e, a partir daí, à igualdade dos direitos sociais de todas as criaturas humanas e à abolição dos privilégios de raças. Eis o que ensina o Espiritismo. Vós que negais a existência do Espírito para considerar apenas o homem corporal, a perpetuidade do ser inteligente para só encarar a vida presente, repudiais o único princípio sobre o qual é fundada, com razão, a igualdade de direitos que reclamais para vós mesmos e para os vossos semelhantes. (Revista Espírita, 1867, p. 231.) Nota Explicativa 378 Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa Lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade. (A Gênese, cap. I, item 36, p. 42-43. Vide também Revista Espírita, 1867, p. 373.)



Que a graça e a paz sejam conosco! 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembleia dos fiéis." -( Salmos, 149: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

Seja o nosso coração grato e apaixonado pelo nosso Criador.



                                                   NOTA EXPLICATIVA193 

Hoje creem e sua fé é inabalável, porque assentada na evidência e na demonstração, e porque satisfaz à razão. [...]. Tal é a fé dos espíritas, e a prova de sua força é que se esforçam por se tornarem melhores, domarem suas inclinações más e porem em prática as máximas do Cristo, olhando todos os homens como irmãos, sem acepção de raças, de castas, nem de seitas, perdoando aos seus inimigos, retribuindo o mal com o bem, a exemplo do divino modelo. (KARDEC, Allan. Revista Espírita de 1868. 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 28, janeiro de 1868.) 

A investigação rigorosamente racional e científica de fatos que revelavam a comunicação dos homens com os Espíritos, realizada por Allan Kardec, resultou na estruturação da Doutrina Espírita, sistematizada sob os aspectos científico, filosófico e religioso. A partir de 1854 até seu falecimento, em 1869, seu trabalho foi constituído de cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), A Gênese (1868), além da obra O Que é o Espiritismo (1859), de uma série de opúsculos e 136 edições da Revista Espírita (de janeiro de 1858 a abril de 1869). 

Após sua morte, foi editado o livro Obras Póstumas (1890). O estudo meticuloso e isento dessas obras permite-nos extrair conclusões básicas: 

a) todos os seres humanos são Espíritos imortais criados por Deus em igualdade de condições, sujeitos às mesmas leis naturais de progresso que levam todos, gradativamente, à perfeição; 

b) o progresso ocorre através de sucessivas experiências, em inúmeras reencarnações, vivenciando necessariamente todos os segmentos sociais, única forma de o Espírito acumular o aprendizado necessário ao seu desenvolvimento; 

c) no período entre as reencarnações o Espírito permanece no mundo espiritual, podendo comunicar-se com os homens; 

d) o progresso obedece às leis morais ensinadas e vivenciadas por Jesus, nosso guia e modelo, referência para todos os homens que desejam desenvolver-se de forma consciente e voluntária. Em diversos pontos de sua obra, o Codificador se refere aos Espíritos encarnados em tribos incultas e selvagens, então existentes em algumas regiões do Planeta, e que, em contato com outros polos de civilização, vinham sofrendo inúmeras transformações, muitas com evidente benefício para os seus membros, decorrentes do progresso geral ao qual estão sujeitas todas as etnias, independentemente da coloração de sua pele. Na época de Allan Kardec, as ideias frenológicas de Gall, e as da fisiognomonia de Lavater, eram aceitas por eminentes homens de Ciência, assim como provocou enorme agitação nos meios de comunicação e junto à intelectualidade e à população em geral, a publicação, em 1859 — dois anos depois do lançamento de O Livro dos Espíritos — do livro sobre a Evolução das Espécies, de Charles Darwin, com as naturais incorreções e incompreensões que toda ciência nova apresenta. Ademais, a crença de que os traços da fisionomia revelam o caráter da pessoa é muito antiga, pretendendo-se haver aparentes relações entre o físico e o aspecto moral. O Codificador não concordava com diversos aspectos apresentados por essas assim chamadas ciências. Desse modo, procurou avaliar as conclusões desses eminentes pesquisadores à luz da revelação dos Espíritos, trazendo ao debate o elemento espiritual como fator decisivo no equacionamento das questões da diversidade e desigualdade humanas. Allan Kardec encontrou, nos princípios da Doutrina Espírita, explicações que apontam para leis sábias e supremas, razão pela qual afirmou que o Espiritismo permite “resolver os milhares de problemas históricos, arqueológicos, antropológicos, teológicos, psicológicos, morais, sociais etc.” (Revista Espírita, 1862, p. 401). De fato, as leis universais do amor, da caridade, da imortalidade da alma, da reencarnação, da evolução constituem novos parâmetros para a compreensão do desenvolvimento dos grupos humanos, nas diversas regiões do Orbe.


193 N.E.: Esta Nota Explicativa, publicada em face de acordo com o Ministério Público Federal, tem por objetivo demonstrar a ausência de qualquer discriminação ou preconceito em alguns trechos das obras de Allan Kardec, caracterizadas, todas, pela sustentação dos princípios de fraternidade e solidariedade cristãs, contidos na Doutrina Espírita. 



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Nos céus louvai o Senhor, louvai-o nas alturas do firmamento." -( Salmos, 148: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

Só o Senhor é digno de louvor. A ele elevemos nossos corações e toda nossa gratidão.



35. Para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades carentes de compensação, sem resultados aproveitáveis, pois que, na opinião deles, os aludidos flagelos aniquilam os seres para sempre. Para aquele,  porém, que sabe que a morte unicamente destrói o envoltório, tais flagelos não acarretam as mesmas consequências e não lhe causam o mínimo pavor; ele lhes compreende o objetivo e não ignora que os homens não perdem mais por morrerem juntos, do que por morrerem isolados, dado que, duma forma ou doutra, a isso hão de todos sempre chegar. Os incrédulos rirão destas coisas e as qualificarão de quiméricas; mas, digam o que disserem, não fugirão à lei comum; cairão a seu turno, como os outros, e, então, que lhes acontecerá? Eles dizem: Nada! Viverão, no entanto, a despeito de si próprios e se verão, um dia, forçados a abrir os olhos.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Porque ele reforçou os ferrolhos de tuas portas e abençoou teus filhos em teu seio." -( Salmos, 147: 2 )-



Amados irmãos, bom dia!

Os cuidados do Senhor estão sempre conosco. Seu amor é infinito.



34. Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da humanidade. A multiplicidade das causas de destruição constitui sinal característico dos tempos, visto que elas apressarão a eclosão dos novos germens. São as folhas que caem no outono e às quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm suas várias idades. As folhas mortas da humanidade caem batidas pelas rajadas e pelos golpes de vento, porém, para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 9 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Ele cura os que tem o coração ferido e pesa-lhes as chagas." -( Salmos, 146: 3 )-



Amados irmãos, bom dia!

O Senhor nos conhece, a todos, e sabe a verdade do nosso coração. Mostremo-nos a ele com o coração puro.



33. A regeneração da humanidade, portanto, não exige absolutamente a renovação integral dos Espíritos: basta uma modificação em suas disposições morais. Essa modificação se opera em todos quantos lhe estão predispostos, desde que sejam subtraídos à influência perniciosa do mundo. Assim, nem sempre os que voltam são outros Espíritos; são com frequência os mesmos Espíritos, mas pensando e sentindo de outra maneira. Quando insulado e individual, esse melhoramento passa despercebido e nenhuma influência ostensiva alcança sobre o mundo. Muito outro é o efeito, quando a melhora se produz simultaneamente sobre grandes massas, porque, então, conforme as proporções que assuma, numa geração, pode modificar profundamente as ideias de um povo ou de uma raça. É o que quase sempre se nota depois dos grandes choques que dizimam as populações. Os flagelos destruidores apenas destroem corpos, não atingem o Espírito; ativam o movimento de vaivém entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, por conseguinte, o movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados. É de notar-se que em todas as épocas da História, às grandes crises sociais se seguiu uma era de progresso.



Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Louva, ó minha alma, ao Senhor!" -( Salmos, 145: 1 )



Amados irmãos, bom dia!

A gratidão para com o Senhor, nos torna filhos verdadeiros.



32. As grandes partidas coletivas, entretanto, não têm por único fim ativar as saídas; têm igualmente o de transformar mais rapidamente o espírito da massa, livrando-a das más influências e o de dar maior ascendente às ideias novas. Por estarem muitos, apesar de suas imperfeições, maduros para a transformação, é que muitos partem, a fim de apenas se retemperarem em fonte mais pura. Enquanto se conservassem no mesmo meio e sob as mesmas influências, persistiriam nas suas opiniões e nas suas maneiras de apreciar as coisas. Uma estada no mundo dos Espíritos bastará para lhes descerrar os olhos, por isso que aí veem o que não podiam ver na Terra. O incrédulo, o fanático, o absolutista, poderão, conseguintemente, voltar  com ideias inatas de fé, tolerância e liberdade. Ao regressarem, acharão mudadas as coisas e experimentarão a influência do novo meio em que houverem nascido. Longe de se oporem às novas ideias, constituir-se-ão seus auxiliares.



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 7 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Que minha boca proclame o louvor do Senhor e que todo ser vivo bendiga eternamente o seu santo nome." -( Salmos, 144: 21 )-



Amados irmãos, bom dia!

Que a alegria do louvor ao Senhor seja sempre presente em nossos corações.



31. Uma comparação vulgar ainda melhor dará a compreender o que se passa nessa circunstância. Figuremos um regimento composto na sua maioria de homens turbulentos e indisciplinados, os quais ocasionarão nele constantes desordens que a lei penal terá por vezes dificuldades em reprimir. Esses homens são os mais fortes, porque mais numerosos do que os outros. Eles se amparam, animam e estimulam pelo exemplo. Os poucos bons nenhuma influência exercem; seus conselhos são desprezados; sofrem com a companhia dos outros, que os achincalham e maltratam. Não é essa uma imagem da sociedade atual? Suponhamos que esses homens são retirados um a um, dez a dez, cem a cem, do regimento e substituídos gradativamente por iguais números de bons soldados, mesmo por alguns dos que, já tendo sido expulsos, se corrigiram. Ao cabo de algum tempo, existirá o mesmo regimento, mas transformado. A boa ordem terá sucedido à desordem.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 6 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Que minha boca proclame o louvor do Senhor e que todo ser vivo bendiga eternamente o seu santo nome." -( Salmos, 144: 21 )-



Amados irmãos, bom dia!

Que o amor ao nosso Senhor se espalhe por todo o universo. Que todas as suas obras proclamem a sua grandeza.



30. Sejam os que componham a nova geração Espíritos melhores, ou Espíritos antigos que se melhoraram, o resultado é o mesmo. Desde que trazem disposições melhores, há sempre uma renovação. Assim, segundo suas disposições naturais, os Espíritos encarnados formam duas categorias: de um lado, os retardatários, que partem; de outro, os progressistas, que chegam. O estado dos costumes e da sociedade estará, portanto, no seio de um povo, de uma raça, ou do mundo inteiro, em relação com aquela das duas categorias que preponderar.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Feliz o povo agraciado com tais bens; feliz o povo cujo Deus é o Senhor." -( Salmos, 143: 15 )-



Amados irmãos, bom dia!

O mais precioso tesouro que podemos possuir, é o cuidado que o Senhor tem para conosco. Busquemos, de coração, merecê-lo.



29. Não se deve entender que por meio dessa emigração de Espíritos sejam expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores todos os Espíritos retardatários. Muitos, ao contrário, aí voltarão, porquanto muitos há que o são porque cederam ao arrastamento das circunstâncias e do exemplo. Nesses, a casca é pior do que o cerne. Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos prejuízos do mundo corporal, eles, em sua maioria, verão as coisas de maneira inteiramente diversa daquela por que as viam quando em vida, conforme os múltiplos casos que conhecemos. Para isso, têm a auxiliá-los Espíritos benévolos que por eles se interessam e se dão pressa em esclarecê-los e em lhes mostrar quão falso era o caminho que seguiam. Nós mesmos, pelas nossas preces e exortações, podemos concorrer para que eles se melhorem, visto que entre mortos e vivos há perpétua solidariedade. É muito simples o modo por que se opera a transformação, sendo, como se vê, todo ele de ordem moral, sem se afastar em nada das leis da natureza.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Livrai-me,  Senhor,  de  meus  inimigos,  porque  é  em  vós  que ponho a minha esperança." -( Salmos, 142: 9 )-



Amados irmãos, bom dia!

Minha confiança está naquele que me criou. Só ele a tem em plenitude.




28. A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares. Têm ideias e pontos de vista opostos as duas gerações que se sucedem. Pela natureza das disposições morais, porém, sobretudo das  disposições intuitivas e inatas, torna-se fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo. Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração. O que, ao contrário, distingue os Espíritos atrasados é, em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos; a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de ciúme; enfim, o apego a tudo o que é material: a sensualidade, a cupidez, a avareza. Desses vícios é que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que se obstinam em não emendar-se; porque são incompatíveis com o reinado da fraternidade e porque o contato com eles constituirá sempre um sofrimento para os homens de bem. Quando a Terra se achar livre deles, os homens caminharão sem óbices para o futuro melhor que lhes está reservado, mesmo neste mundo, por prêmio de seus esforços e de sua perseverança, enquanto esperem que uma depuração mais completa lhes abra o acesso aos mundos superiores.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Ponho diante dele a minha inquietação, eu lhe exponho toda a minha angústia." -( Salmos, 141: 3 )-



Amados irmãos, bom dia!

Minha confiança e esperança estão somente no Senhor. Só dele espero a inspiração para viver.



                                                    A geração nova 

27. Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade. A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas. Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem. Muito menos, pois, se trata de uma nova geração corpórea, do que de uma nova geração de Espíritos. Sem dúvida, neste sentido é que Jesus entendia as coisas, quando declarava: “Digo-vos, em verdade, que esta geração não passará sem que estes fatos tenham ocorrido.” Assim, decepcionados ficarão os que contem ver a transformação operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos.192

192 N.E.: Ver Nota Explicativa, p. 375.



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 2 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Eu vos chamo, Senhor, vós sois  meu refúgio; sois meu quinhão na terra dos vivos." -( Salmos, 141: 6 )-



Amados irmãos, bom dia!

Minha confiança e esperança estão, exclusivamente, no Senhor. 



26. Grande, por certo, é ainda o número dos retardatários; mas, que podem eles contra a onda que se alteia, senão atirar-lhe algumas pedras? Essa onda é a geração que surge, ao passo que eles se somem com a geração que vai desaparecendo todos os dias a passos largos. Até lá, porém, eles defenderão palmo a palmo o terreno. Haverá, portanto, uma luta inevitável, mas luta desigual, porque é a do passado decrépito, a cair em frangalhos, contra o futuro juvenil. Será a luta da estagnação contra o progresso, da criatura contra a vontade do Criador, uma vez que chegados são os tempos por Ele determinados.



Que a graça a a paz sejam conosco!

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A Gênese

 

"Senhor,  eu  vos  chamo,  vinde  em  meu  socorro;  escutai  a  minha  voz  quando   vos invoco."  -( Salmos, 140: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

A certeza dos cuidados do Senhor é que me faz caminhar confiante.



25. O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento. Surgiu na hora em que podia ser de utilidade, visto que também para ele os tempos são chegados. Se viera mais cedo, teria esbarrado em obstáculos insuperáveis; houvera inevitavelmente sucumbido, porque, satisfeitos com o que tinham, os homens ainda não sentiriam falta do que ele lhes traz. Hoje, nascido com as ideias que fermentam, encontra preparado o terreno para recebê-lo. Os espíritos cansados da dúvida e da incerteza, horrorizados com o abismo que se lhes abre à frente, o acolhem como âncora de salvação e consolação suprema.



Que a graça e a paz sejam conosco!