domingo, 30 de novembro de 2014

"Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade".  (Allan Kardec).

Bom dia irmãos!


Hoje indicaremos um filme que relata os problemas que envolvem a desencarnação de pessoas queridas.

"Ante os que partiram, precedendo-te na grande mudança, não permitas que o desespero te ensombre o coração. Eles não morreram. Estão vivos... Eles sabem igualmente quanto dói a separação." ( Emmanuel, 1974 )

"Vós que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações do vosso coração chamando esses entes bem amados, se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós essas poderosas consolações que secam as lágrimas, essas aspirações maravilhosas que vos mostrarão o futuro prometido pelo soberano Senhor." Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. 5 - ( Sanson, Paris, 1863 )


Agradecemos a todos que estão acompanhando o blog e pedimos que nos enviem, através de comentários, sugestões de assuntos que gostariam de aprofundar, questionamentos e pedidos.

sábado, 29 de novembro de 2014

Justiça das Aflições

"Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade".  (Allan Kardec).


Irmãos, bom dia!  Seguimos com nossas reflexões a respeito da doutrina espírita. Esta semana iremos falar sobre  Bem-Aventurados os Aflitos. Aproveitem a leitura e que ela possa trazer esclarecimentos e verdades há todos nós. Nos libertando de nossas amarras.
                  As compensações que Jesus promete aos aflitos da terra não podem ocorrer senão na vida futura; sem a certeza do futuro, essas máximas "Bem-Aventurados os Aflitos", seriam um contra-senso, bem mais, seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, compreende-se dificilmente a utilidade de  sofrer para ser feliz. É, diz-se, para ter mais mérito. Mas,  então, pergunta-se, por que uns sofrem mais dos que outros? Por que uns nascem na miséria e outros na opulência, sem nada terem feito para justificar essa posição? .Por que para uns nada dá certo, enquanto que para outros tudo parece sorrir? Mas o que se compreende menos ainda é ver os bens e os males tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; ver os homens virtuosos sofrerem ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e levar à paciência, mas não explica essas anomalias que parecem desmentir a justiça de Deus.
                 Entretanto, desde que se admita Deus, não se pode concebê-lo sem perfeições infinitas; Ele deve ser todo  poder, todo justiça, todo bondade, sem o que não seria Deus. Se Deus é soberanamente bom e justo, não pode agir por capricho, nem com parcialidade. As vicissitudes da vida tem, pois, uma causa e, uma vez que Deus é justo, essa causa deve ser justa. Eis do que cada um deve compenetrar-se bem. Deus colocou os homens sobre o caminho dessa causa pelos ensinamentos de Jesus e hoje, julgando-os bastante maduros para compreendê-la, a revelou inteiramente pelo Espiritismos, quer dizer, pela voz dos Espíritos. Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. V. (Baseado em São Mateus, cap V,v 4,6,10; São Lucas, cap VI, v, 20,21 e cap. VI, v.24 e 25).


                                               

Caros irmãos, gostaríamos de agradecer ao Amado Mestre  Jesus, a oportunidade de realizar este trabalho e também a todos que visualizaram nosso blog. Que Deus em sua infinita bondade leve paz ao coração de todos. Amanhã prosseguiremos com este assunto. Até lá 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A oração de São Francisco

"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão."
                                                                                       -( Chico Xavier )-


Bom dia irmãos!

"Excelso, onipotente e bom Senhor, a Ti todo o louvor!"
                                                                                       
                                                                                        -( Francisco de Assis )-



quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Eu preciso de você!

"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão."
                                                                                           -( Chico Xavier )-


Boa tarde irmãos! Iremos refletir hoje sobre essa linda canção que muito fala sobre o assunto que explanamos nessa semana.



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A BENEFICÊNCIA

"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não  entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão" (Chico Xavier).


Meus Irmãos, boa tarde. Que a paz do Mestre Jesus esteja sempre conosco.



                            A beneficência, meus amigos, vos dará nesse mundo as mais puras e as mais doces alegrias do coração que não perturbadas nem pelo remorso, nem pela indiferença...Esse sentimento que faz  com que se olhe outrem com o mesmo olhar com o qual se olha a si mesmo, que se desnude com alegria para vestir seu irmão...Compreendei quais são as vossas obrigações para com seus irmãos! ide em socorro das misérias ocultas, sobretudo, porque são as mais dolorosas. Ide, meus bem-amados e lembrai-vos destas palavras do Salvador:" Quando vestirdes um desses pequeninos, pensai que é em mim que o fazeis!"
                              Caridade, palavra sublime que resume todas as virtudes...é na caridade que deveis procurar, o contentamento da alma, o remédio contra as aflições da vida" (Adolfo, bispo de Argel, Bordéus-1861).
                              Sede bons e caridosos, essa a chave dos céus que tendes em vossas mãos; toda a felicidade eterna está encerrada nesta máxima:" Amai-vos uns aos outros".
                              Deixai de lado a horrível chaga do egoísmo; esse dever cumprido deve vos abrir o caminho da felicidade eterna...sem a caridade não há esperança num futuro melhor, nem interesse moral que nos guie; sem a caridade não há fé, porque a fé não é senão um raio puro que faz brilhar uma alma caridosa.
                              A caridade é a âncora eterna de salvação, em todos os globos: é a mais pura emanação do próprio Criador; é a sua própria virtude que Ele dá a criatura", ( São Vicente de Paulo, Paris - 1858). Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XIII.(Baseado em São Mateus, cap. VI, v de 1-4 e cap. VIII, v de 1-4). 
 
 
                                                  Luz e Amor Cristão para todos.



          

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Perdão das Ofensas

"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão". (Chico Xavier).


Caros Irmãos, boa noite!

 
 
                             Jesus respondeu a Pedro: "Quantas vezes perdoarás seu irmão?...Perdoarás, mas sem limites; perdoarás cada ofensa, ainda que a ofensa te seja feita frequentemente...serás brando e humilde de coração, não medindo jamais sua mansuetude, farás enfim, o que desejas que o Pai celestial faça por  ti; não tem ele que perdoar frequentemente ...Dai, porque o Senhor vos restituirá; perdoai, porque o Senhor vos perdoará...Perdoai, pois, aos vossos irmãos como tendes necessidade que eles perdoem...O perdão das injúrias não deve ser uma palavra vã...Fazei pois, que elas estejam despojadas de  todo sentimento de rancor; Deus sabe o que permanece no fundo do coração de cada um. Feliz, pois, aquele que pode cada noite adormecer dizendo: Nada tenho contra o meu próximo(Simeão, Bordéus,1862).
                              Perdoar aos inimigos, é pedir perdão para si mesmo: perdoar aos amigos, é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se tornou melhor. O verdadeiro perdão, o perdão cristão, é aquele que lança um véu sobre o passado; é o único que vos será contado, porque Deus não se  contenta com a aparência: Ele sonda o fundo dos corações e os mais secretos pensamentos; não se lhe engana com palavras e vãos simulacros. O esquecimento completo e absoluto das ofensas é próprio das grandes  almas; o rancor é sempre um sinal de rebaixamento e de  inferioridade. Não olvideis que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, bem mais que as palavras.(Paulo, apóstolo, Lião,1861). Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. X. (Baseado no evangelho de Mateus, cap V,7- VI,v.14-15, XVIII,v 15,21,22).


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão."( Chico Xavier)


Boa tarde. Irmãos.
Iremos relatar hoje sobre os dois tipos de caridade.

                     

                              CARIDADE MATERIAL E CARIDADE MORAL

"Amemos uns aos outros e façamos a outrem o que queremos que nos fosse feito." Toda religião. Toda a moral se encontram encerrados nestes dois preceitos, se fossem seguidos nesse mundo, serieis todos perfeitos; nada mais de ódio de divergências; direi mais ainda; nada mais de pobreza; porque do  supérfluo  da mesa de cada rico muitos pobres se alimentariam..."
"A caridade moral consiste em se suportar uns aos outros, e é o que menos fazeis, nesse mundo inferior, onde estais encarnados no momento. Há um grande mérito, crede-me, em saber calar para deixar falar  um mais tolo, e ainda aí, está um gênero de caridade.  Saber ser surdo quando uma palavra de zombaria escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém que acolhe a vossa entrada entre pessoas que, frequentemente, erradamente, se creem acima de vós... eis um mérito, não de humildade, mas de caridade: porque não  anotar os erros de outrem é caridade moral",
Recordai-vos o que disse Jesus que somos irmãos, e pensais sempre nisso antes de repelir o leproso ou o mendigo",( Irmã Rosália, Paris, 1860).
"A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras: podeis fazer a caridade em pensamentos, em palavras e em ações. Em pensamento: orando pelos pobres desencarnados...uma prece do coração os alivia. Em palavras: dirigindo, aos vossos companheiros de todos os dias, alguns bons conselhos...aos irritados pelo desespero... aos idosos...às crianças viciadas...Está  ainda aí uma caridade."
Meus amigos, a cada regimento novo o general fornece uma bandeira; eu vos dou, eu, esta máxima do CRISTO:  Amai-vos uns aos outros". (Um Espirito Protetor, Lyon, 1860), ( Do Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap XII). Baseado em Mateus 6: 1-4 e 8: 1-4

domingo, 23 de novembro de 2014

A vida de Chico Xavier

Um exemplo indescritível.
"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão." 

                                                                                -( Chico Xavier )-

                                         
Caros Irmãos. Bom dia!
Iremos falar hoje sobre um assunto que nos atinge o fundo da alma ( o egoismo e o orgulho) e nos prejudica tanto na caminhada rumo ao Cristo 
           
                          
                           



  RESTITUIR O BEM PELO MAL

         "Se o amor ao próximo é o princípio da caridade, amar seus inimigos é a sua aplicação sublime, porque essa virtude é uma das maiores vitórias dadas sobre o egoismo e o orgulho...
         Amar seus inimigos, não é pois, ter para com eles uma afeição que não está na natureza, porque o contato de um inimigo faz bater o coração de maneira bem diferente do de um amigo; é não ter contra eles nem ódio, nem  rancor, nem desejo de vingança; é lhes perdoar, sem segunda intenção e incondicionalmente, o mal que nos fazem; é não opor nenhum obstáculo à reconciliação; é lhes desejar o bem que os alcança; é lhes estender mão segura em caso de necessidade; é se abster, em palavras e em ações, de tudo o que os possa prejudicar; enfim, é lhes restituir em tudo, o bem pelo mal, sem intenção de os humilhar. Quem quer que faça isso, cumpre as condições do mandamento: Amai os vossos  inimigos."( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XII).Baseado em Mateus 5:20, 43-47 
          Que o Amado Mestre Jesus nos conduza sempre.

sábado, 22 de novembro de 2014

Doutrina Espírita




A máxima que rege a Doutrina Espírita é: “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, que se apoia sobre um princípio universal, abre a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema”. “É a consagração do princípio da igualdade diante de Deus e da liberdade de  consciência; com esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e qualquer que seja sua maneira de adorar a Deus, eles se estendem as mãos e oram pelos outros”. ”Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade e vossa consciência vos responderá; não somente ela vos evitará de fazer o mal, mas vos levará a fazer o bem: porque não basta uma virtude negativa, é preciso uma virtude ativa. Para fazer o bem; é preciso sempre a ação da vontade; para fazer o mal basta, frequentemente a inércia e a negligência”.
”Caridade e humildade, tal é a lei, pois, o único caminho da salvação; o egoísmo e o orgulho, tal é a perdição.
Este princípio está formulado em termos precisos nestas palavras “Amareis a Deus de toda a vossa alma e ao vosso próximo como a vós mesmos; toda a lei e os profetas estão contidas nesses dois mandamentos”...e eis que o segundo mandamento, que é semelhante ao primeiro, quer dizer, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o seu próximo, nem amar o seu próximo sem amar a Deus. Portanto, tudo o que faz contra o seu próximo é o fazer contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo.
Todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”.
0 Apóstolo Paulo compreendeu tão bem essa verdade que disse: ”Ainda que eu tivesse a linguagem dos anjos; quando eu tivesse o dom de profecia e penetrasse todos os mistérios; quando eu tivesse toda a fé possível, até transportar as montanhas, se não tivesse caridade, eu nada seria. Entre estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”. ( O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. 15).