"Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão."( Chico Xavier)
Boa tarde. Irmãos.
Iremos relatar hoje sobre os dois tipos de caridade.
CARIDADE MATERIAL E CARIDADE MORAL
"Amemos uns aos outros e façamos a outrem o que queremos que nos fosse feito." Toda religião. Toda a moral se encontram encerrados nestes dois preceitos, se fossem seguidos nesse mundo, serieis todos perfeitos; nada mais de ódio de divergências; direi mais ainda; nada mais de pobreza; porque do supérfluo da mesa de cada rico muitos pobres se alimentariam..."
"A caridade moral consiste em se suportar uns aos outros, e é o que menos fazeis, nesse mundo inferior, onde estais encarnados no momento. Há um grande mérito, crede-me, em saber calar para deixar falar um mais tolo, e ainda aí, está um gênero de caridade. Saber ser surdo quando uma palavra de zombaria escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém que acolhe a vossa entrada entre pessoas que, frequentemente, erradamente, se creem acima de vós... eis um mérito, não de humildade, mas de caridade: porque não anotar os erros de outrem é caridade moral",
Recordai-vos o que disse Jesus que somos irmãos, e pensais sempre nisso antes de repelir o leproso ou o mendigo",( Irmã Rosália, Paris, 1860).
"A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras: podeis fazer a caridade em pensamentos, em palavras e em ações. Em pensamento: orando pelos pobres desencarnados...uma prece do coração os alivia. Em palavras: dirigindo, aos vossos companheiros de todos os dias, alguns bons conselhos...aos irritados pelo desespero... aos idosos...às crianças viciadas...Está ainda aí uma caridade."
Meus amigos, a cada regimento novo o general fornece uma bandeira; eu vos dou, eu, esta máxima do CRISTO: Amai-vos uns aos outros". (Um Espirito Protetor, Lyon, 1860), ( Do Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap XII). Baseado em Mateus 6: 1-4 e 8: 1-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário