"Meu filho, não te empreendas coisas em demasia, porque, se adquirires riquezas, não ficarás isento de culpa, se empreenderes muitos negócios, não poderás abrangê-los, se te antecipares, não te sairás bem deles. " -( Eclesiástico, 11: 10 )-
Amados irmãos, bom dia!
A vida com moderação é o que dá equilíbrio e segurança.
Ação de graças pelo bem concedido aos nossos inimigos
Prefácio. Não desejar mal aos seus inimigos é ser apenas meio caridoso. A verdadeira caridade quer que lhes almejemos o bem e que nos sintamos felizes com o bem que lhes advenha.
Prece. – Meu Deus, entendeste em tua justiça encher de júbilo o coração de N... Agradeço-te por ele, sem embargo do mal que me fez ou que tem procurado fazer-me. Se desse bem ele se aproveitasse para me humilhar, eu receberia isso como uma prova para a minha caridade. Bons Espíritos que me protegeis, não permitais que me sinta pesaroso por isso. Isentai-me da inveja e do ciúme que rebaixam. Inspirai-me, ao contrário, a generosidade que eleva. A humilhação está no mal, e não no bem; e sabemos que, cedo ou tarde, justiça será feita a cada um, segundo suas obras.
Estudo do Livro dos Espíritos
824. Reprovais então, de modo absoluto, a pompa dos funerais?
“Não; quando se tenha em vista honrar a memória de um homem de bem, é justo e de bom exemplo.”
O túmulo é o ponto de reunião de todos os homens. Aí terminam inelutavelmente todas as distinções humanas. Em vão tenta o rico perpetuar a sua memória, mandando erigir faustosos monumentos. O tempo os destruirá, como lhe consumirá o corpo. Assim o quer a Natureza. Menos perecível do que o seu túmulo será a lembrança de suas ações boas e más. A pompa dos funerais não o limpará das suas torpezas, nem o fará subir um degrau que seja na hierarquia espiritual.
Que a graça e a paz sejam conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário