"Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores." -( Salmos, 1: 1 )-
Amados irmãos, bom dia!
Como nos tem sido ensinado: vigiai e orai, sem cessar.
15. Nesta ordem de ideias, ainda mais longe se pode ir. Por muito
racional que seja, essa teoria não resolve todas as dificuldades da questão.
Se observarmos os efeitos do instinto, notaremos, em primeiro lugar,
uma unidade de vistas e de conjunto, uma segurança de resultados, que
cessam logo que a inteligência livre substitui o instinto. Demais, reconheceremos profunda sabedoria na apropriação tão perfeita e tão constante das
faculdades instintivas às necessidades de cada espécie. Semelhante unidade
de vistas não poderia existir sem a unidade de pensamento e esta é incompatível com a diversidade das aptidões individuais; só ela poderia produzir
esse conjunto tão harmonioso que se realiza desde a origem dos tempos
e em todos os climas, com uma regularidade, uma precisão matemáticas,
cuja ausência jamais se nota. A uniformidade no que resulta das faculdades
instintivas é um fato característico, que forçosamente implica a unidade
da causa. Se a causa fosse inerente a cada individualidade, haveria tantas
variedades de instintos quantos fossem os indivíduos, desde a planta até o
homem. Um efeito geral, uniforme e constante, há de ter uma causa geral,
uniforme e constante; um efeito que atesta sabedoria e previdência há de
ter uma causa sábia e previdente. Ora, uma causa dessa natureza, sendo por
força inteligente, não pode ser exclusivamente material.
Não se nos deparando nas criaturas, encarnadas ou desencarnadas,
as qualidades necessárias à produção de tal resultado, temos que subir mais
alto, isto é, ao próprio Criador. Se nos reportamos à explicação dada sobre
a maneira por que se pode conceber a ação providencial (cap. II, item 24);
se figurarmos todos os seres penetrados do fluido divino, soberanamente
inteligente, compreenderemos a sabedoria previdente e a unidade de vistas
que presidem a todos os movimentos instintivos que se efetuam para o
bem de cada indivíduo. Tanto mais ativa é essa solicitude, quanto menos
O bem e o mal
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recursos tem o indivíduo em si mesmo e na sua inteligência. Por isso é que
ela se mostra maior e mais absoluta nos animais e nos seres inferiores, do
que no homem.
Segundo essa teoria, compreende-se que o instinto seja um guia seguro. O instinto materno, o mais nobre de todos, que o materialismo rebaixa
ao nível das forças atrativas da matéria, fica realçado e enobrecido. Em
razão das suas consequências, não devia ele ser entregue às eventualidades
caprichosas da inteligência e do livre-arbítrio. Por intermédio da mãe, o
próprio Deus vela pelas suas criaturas que nascem.
Que a graça e a paz sejam conosco!
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