segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa e ela não caiu, porque tinha alicerces na rocha." -( Mateus 7: 24-25 )-



Amados irmãos, bom dia!

Quando estamos firmes no Senhor, não há o que temer, pois, os seus cuidados são nossa segurança.



                                                                    60 

                                                    Lógica da Providência  

“Depois  que  fostes  iluminados,  suportastes  grande  combate de aflições.” Paulo -( Hebreus, 10:32 )-  

Os cultivadores da fé sincera costumam ser indicados, no mundo, à conta de grandes sofredores. Há mesmo quem afirme afastar­-se deliberadamente dos círculos religiosos, temendo o contágio de padecimentos espirituais. Os ímpios, os ignorantes e os fúteis exibem­-se, espetacularmente, na vida comum, através de traços bizarros da fantasia exterior; todavia, quando se abeiram das verdades celestes, antes de adquirirem acesso às alegrias permanentes da espiritualidade superior, atravessam grandes túneis de tristeza, abatimento e taciturnidade. O fenômeno, entretanto, é natural, porquanto haverá sempre ponderação após a loucura e remorso depois do desregramento. 

O problema, contudo, abrange mais vasto círculo de esclarecimentos. 

A misericórdia que se manifesta na Justiça de Deus transcende à compreensão humana. O Pai confere aos filhos ignorantes e transviados o direito às experiências mais fortes somente depois de serem iluminados. Só após aprenderem a ver com o  espírito eterno é que a vida lhes oferece valores diferentes. 

Nascer­-lhes-­á nos corações, daí em diante, a força indispensável ao triunfo no grande combate das aflições. Os frívolos e oportunistas, não obstante as aparências, são habitualmente almas frágeis, quais galhos secos que se quebram ao primeiro golpe da ventania. Os espíritos nobres, que suportam as tormentas do caminho terrestre, sabem disto. Só a luz espiritual garante o êxito nas provações. Ninguém concede a responsabilidade de um barco, cheio de preocupações e perigos, a simples crianças.-



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 30 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança." -( Salmos, 62: 5 )-



Amados irmãos, bom dia!

Que saibamos confiar, apenas, em quem é digno de toda a confiança.



                                                                    59 

                                                           Sigamos até lá  

“Se  vós  estiverdes  em  mim,  e  as  minhas  palavras  estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”  Jesus -( João, 15:7 )-  

Na oração dominical, Jesus ensina aos cooperadores a necessidade de observância plena dos desígnios do Pai. Sabia o Mestre que a vontade humana é ainda muito frágil e que inúmeras lutas rodeiam a criatura até que aprenda a estabelecer a união com o Divino. Apesar disso, a lição da prece foi sempre interpretada pela maioria dos crentes como recurso de fácil obtenção do amparo celestial. 

Muitos pedem determinados favores e recitam maquinalmente as fórmulas verbais. Certamente, não podem receber imediata satisfação aos caprichos próprios, porque, no estado de queda ou  de ignorância, o  espírito necessita, antes de tudo, aprender a submeter­-se aos desígnios divinos, a seu respeito. 

Alcançaremos, porém, a época das orações integralmente atendidas. Atingiremos semelhante realização quando estivermos espiritualmente em Cristo. Então, quanto quisermos, ser­-nos-­á feito, porquanto teremos penetrado o  justo sentido de cada coisa e a finalidade de cada circunstância. Estaremos habilitados a querer e a pedir, em Jesus, e a vida se nos apresentará em suas verdadeiras características de infinito, eternidade, renovação e beleza. 

Na condição de encarnados ou desencarnados, ainda estamos caminhando  para o Mestre, a fim de que possamos experimentar  a união gloriosa com o seu  amor. Até lá, trabalhemos e vigiemos para compreender a vontade divina.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 29 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do espírito santo. -( Romanos, 15: 13 )-



Amados irmãos, bom dia!

Nossa confiança em nosso Deus, é o que nos faz seguir, na certeza do necessário.



                                                                 58 

                                                           Contribuir  

“Cada um contribua, segundo propôs  em seu  coração;  não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama o que dá  com alegria.” Paulo -( II Coríntios, 9:7 )-  

Quando se divulgou a afirmativa de Paulo de que Deus ama o que dá com alegria, muita gente apenas lembrou a esmola material. 

O louvor, todavia, não se circunscreve às mãos generosas que espalham óbolos de bondade entre os necessitados e sofredores. Naturalmente, todos os gestos de amor entram em linha de conta no  reconhecimento divino, mas devemos considerar que o verbo contribuir, na presente lição, aparece em toda a sua grandiosa excelsitude. 

A cooperação no bem é questão palpitante de todo lugar e de todo dia. Qualquer homem é suscetível de fornecê-­la. Não é somente o mendigo que a espera, mas também o berço de onde se renova a experiência, a família em que acrisolamos as conquistas de virtude, o vizinho, nosso irmão em humanidade e a oficina de trabalho, que nos assinala o aproveitamento individual, no esforço de cada dia. 

Sobrevindo o momento de repouso diuturno, cada coração pode interrogar a si próprio, quanto à qualidade de sua colaboração  no serviço, nas palestras, nas relações afetivas, nessa ou naquela preocupação da vida comum. 

Tenhamos cuidado contra as tristezas e sombras esterilizadoras. Má­ vontade, queixas, insatisfação, leviandades, não integram o quadro dos trabalhos que o Senhor espera de nossas atividades no mundo. Mobilizemos nossos recursos com otimismo e não nos esqueçamos de que o Pai ama o filho que contribui com alegria.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." -( Mateus, 11: 28-30 )-



Amados irmãos, bom dia!

Os ensinamentos do Senhor Jesus, nos são a melhor guia para caminhar.



                                                                     57 

                                                            Perante Jesus  

“E tudo quanto fizerdes, fazei-­o de todo o coração, como  ao Senhor, e não aos homens.” Paulo -( Colossenses, 3:23 )-  

A compreensão do serviço do Cristo, entre as criaturas humanas, alcançará mais tarde a precisa amplitude, para a glorificação d’Aquele que nos segue de perto, desde o primeiro dia, esclarecendo­-nos o caminho com a divina luz. Se cada homem culto indagasse de si mesmo, quanto ao fundamento  essencial de suas atividades na Terra, encontraria sempre, no santuário interior, vastos horizontes para ilações de valor infinito. 

Para quem trabalhou no século? A quem ofereceu  o fruto dos labores de cada dia? 

Não desejamos menoscabar a posição respeitável das pátrias, das organizações, da família e da personalidade; todavia, não podemos desconhecer-­lhes a expressão de relatividade no tempo. No transcurso dos anos, as fronteiras se modificam, as leis evolucionam, o grupo doméstico se renova e o homem se eleva para destinos sempre mais altos. 

Tudo o que representa esforço da criatura foi realização de si mesma, no  quadro de trabalhos permanentes do Cristo. O que temos efetuado nos séculos constitui benefício ou ofensa a nós mesmos, na obra que pertence ao Senhor e não a nós outros. 

Legisladores e governados passam no tempo, com a bagagem que lhes é própria, e Jesus permanece a fim de ajuizar  da vantagem ou  desvantagem da colaboração de cada um no serviço divino da evolução e do aprimoramento. Administração e obediência, responsabilidades de traçar e seguir são apenas subdivisões da mordomia conferida pelo Senhor aos tutelados. O trabalho digno é a oportunidade santa. Dentro dos círculos do serviço, a atitude assumida pelo homem honrar-­lhe-­á ou desonrar-­lhe-­á a personalidade eterna, perante Jesus Cristo.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Tudo posso naquele que me fortalece." -( Filipenses, 4: 13 )-



Amados irmãos, bom dia!

Deu-nos o Senhor o livre arbítrio como prova de confiança e esperança em nós.



                                                                 56 

                                                    Êxitos e insucessos  

“Sei viver em penúria e sei também viver em abundância.” Paulo -( Filipenses, 4:12 )-  

Em cada comunidade social, existem pessoas numerosas, demasiadamente preocupadas quanto aos sucessos particularistas, afirmando-­se ansiosas pelo ensejo  de evidência. São justamente as que menos se fixam nas posições de destaque, quando convidadas aos postos mais altos do mundo, estragando, desastradamente, as oportunidades de elevação que a vida lhes confere. 

Quase sempre, os que aprenderam a suportar a pobreza é que sabem administrar, com mais propriedade, os recursos materiais. Por esta razão, um tesouro amontoado para quem não trabalhou  em sua posse é, muitas vezes, causa de crime, separatividade e perturbação. 

Pais trabalhadores e honestos formarão nos filhos a mentalidade do esforço  próprio e da cooperação afetiva, ao passo que os progenitores egoístas e descuidados favorecerão nos descendentes a inutilidade e a preguiça. 

Paulo de Tarso, na lição à igreja de Filipos, refere­-se ao precioso  imperativo do caminho no que se reporta ao equilíbrio, demonstrando a necessidade do discípulo, quanto à valorização da pobreza e da fortuna, da escassez e da abundância. O êxito e o insucesso são duas taças guardando elementos diversos que, contudo, se adaptam às mesmas finalidades sublimes. A ignorância humana, entretanto, encontra no primeiro o licor da embriaguez e no segundo identifica o fel para a desesperação. Nisto reside o erro profundo, porque o sábio extrairá da alegria e da dor, da fartura ou da escassez, o conteúdo divino.  



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres." -( Salmos, 126: 3 )-



Amados irmãos, bom dia!

Felizes os que reconhecem as grandes coisas que nos tem feito o Senhor.



                                                                   55 

                                                       Coisas invisíveis   

“Porque  as  suas  coisas  invisíveis,  desde  a  criação  do  mundo,  tanto  o  seu  eterno  poder  como  a  sua  divindade  se  estendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas.” Paulo -( Romanos, 1:20 )-  

O espetáculo da Criação Universal é a mais forte de todas as manifestações contra o materialismo negativista, filho da ignorância ou da insensatez. 

São as coisas criadas que falam mais justamente da natureza invisível. 

Onde a atividade que se desdobre sem base? Toda forma inteligente nasceu de uma disposição inteligente. O homem conhece apenas as causas de suas realizações transitórias, ignorando, contudo, os motivos complexos de cada ângulo do caminho. A paisagem exterior que lhe afeta o sensório é uma parte minúscula do acervo de criações divinas, que lhe sustentam o habitat, condicionado às suas possibilidades de aproveitamento. 

O olho humano não verá além do limite da sua capacidade de suportação. A criatura conviverá com os seres de que necessita no trabalho de elevação e receberá ambiente adequado aos seus imperativos de aperfeiçoamento e progresso, mas que ninguém resuma a expressão vital da esfera em que respira no que os dedos mortais são suscetíveis de apalpar. 

Os objetos visíveis no campo de formas efêmeras constituem breve e transitória resultante das forças invisíveis no plano eterno. Cumpre os deveres que te cabem e receberás os direitos que te esperam. Faze corretamente o que te pede o dia de hoje e não precisarás repetir a experiência amanhã.



Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

Amados irmãos, bom dia!


                                                                    54 

                                                         Razão dos apelos 

“Pelo  que,  sendo  chamado,  vim  sem  contradizer.  Pergunto pois: por que razão mandastes chamar-me?” Pedro -( Atos, 10:29 )-  

A pergunta de Pedro ao centurião Cornélio é traço de grande significação  nos atos apostólicos. O funcionário romano era conhecido por suas tradições de homem caridoso  e reto, invocava a presença do discípulo de Jesus atendendo a elevadas razões de ordem moral, após generoso alvitre de um emissário do Céu e, contudo, atingindo­-lhe o círculo doméstico, o ex­-pescador de Cafarnaum interroga, sensato: 

– “Por que razão mandastes chamar­-me?” 

Simão precisava conhecer as finalidades de semelhante exigência, tanto  quanto o servidor vigilante necessita saber onde pisa e com que fim é convocado aos campos alheios. 

Esse quadro expressivo sugere muitas considerações aos novos aprendizes do Evangelho. Muita gente, por ouvir referências a esse ou  àquele Espírito  elevado  costuma invocar-­lhe a presença nas reuniões doutrinárias. A resolução, porém, é intempestiva e desarrazoada. Por que reclamar a companhia que não merecemos? Não se pode afirmar que o impulso se filie à leviandade, entretanto, precisamos encarecer a importância das finalidades em jogo.

 Imaginai-­vos chamando Simão Pedro a determinado círculo  de oração e figuremos a aquiescência do venerável apóstolo ao  apelo. Naturalmente, sereis obrigados a expor ao grande emissário  celestial os motivos da requisição. E, pautando no bom senso as nossas atitudes mentais, indaguemos de nós mesmos se possuímos bastante elevação para ver, ouvir e compreender-­lhe o espírito glorioso. 

Quem de nós responderá afirmativamente? Teremos, assim, suficiente audácia de invocar o sublime Cefas, tão ­somente para ouvi-­lo falar?



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 23 de janeiro de 2022

Feliz domingo!


"Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes". -( 1 coríntios 16:13 )-


Senhor,

Faze-me perceber que o trabalho do bem me aguarda em toda parte. 

Não me consintas perder tempo, através de indagações inúteis. 

Lembra-me, por misericórdia, que estou no caminho da evolução, com os meus semelhantes, não para consertá-los e sim para atender à minha própria melhoria. 

Induze-me a respeitar os direitos alheios a fim de que os meus sejam preservados. 

Dá-me consciência do lugar que me compete, para que não esteja a exigir da vida aquilo que não me pertence. 

Não me permita sonhar com realizações incompatíveis com os meus recursos, entretanto, por acréscimo de bondade, fortalece-me para a execução das pequeninas tarefas ao meu alcance. 

Apaga-me os melindres pessoais, de modo que não me transforme em estorvo diante dos irmãos, aos quais devo convivência e cooperação. 

Auxilia-me a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-me em pessoa intratável, mas mostra-me, por piedade, quanto posso fazer nas boas obras, usando paciência e coragem, acima de quaisquer provações que me atinjam a existência. 

Concede-me forças para irradiar a paz e o amor que nos ensinaste. 

E, sobretudo, Senhor, perdoa as minhas fragilidades e sustenta-me a fé para que eu possa estar sempre em ti, servindo aos outros. 

Assim seja.


Meimei/Francisco Cândido Xavier


 Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 22 de janeiro de 2022

Tenham bom ânimo

Ter bom ânimo é o que nos move para a frente, para seguir realizando, mesmo quando enfrentamos situações adversas e contrárias, pois, sem forças e bom ânimo, tudo fica mais complicado, quase insuperável e as dificuldades vão se aglomerando. 

Que o Senhor JESUS nos ajude a enfrentar as situações desafiadoras da vida. 

Que JESUS nos fortaleça e conduza com sua boa mão, nos capacitando sempre a seguir e a perseverar. 

JESUS também te diz hoje: 

esforça-te e tem bom ânimo!


Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 

Josue 1:9


Bom dia! 


Minha confiança está naquEle que me salvou!!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não temas nem te espantes porque o Senhor teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." -( Josué, 1: 9 )-



Amados irmãos, bom dia!

O amor do Senhor é o que nos move para a vida. 



                                                                     54 

                                                          Razão dos apelos  

“Pelo  que,  sendo  chamado,  vim  sem  contradizer.  Pergunto pois: por que razão mandastes chamar­me?” Pedro -( Atos, 10:29 )-  

A pergunta de Pedro ao centurião Cornélio é traço de grande significação  nos atos apostólicos. O funcionário romano era conhecido por suas tradições de homem caridoso  e reto, invocava a presença do discípulo de Jesus atendendo a elevadas razões de ordem moral, após generoso alvitre de um emissário do Céu e, contudo, atingindo­-lhe o círculo doméstico, o ex-­pescador de Cafarnaum interroga, sensato: 

– “Por que razão mandastes chamar­-me?” 

Simão precisava conhecer as finalidades de semelhante exigência, tanto  quanto o servidor vigilante necessita saber onde pisa e com que fim é convocado aos campos alheios. Esse quadro expressivo sugere muitas considerações aos novos aprendizes do Evangelho. 

Muita gente, por ouvir referências a esse ou  àquele Espírito  elevado  costuma invocar­-lhe a presença nas reuniões doutrinárias. A resolução, porém, é intempestiva e desarrazoada. Por que reclamar a companhia que não merecemos? Não se pode afirmar que o impulso se filie à leviandade, entretanto, precisamos encarecer a importância das finalidades em jogo. 

Imaginai-­vos chamando Simão Pedro a determinado círculo  de oração e figuremos a aquiescência do venerável apóstolo ao  apelo. Naturalmente, sereis obrigados a expor ao grande emissário  celestial os motivos da requisição. E, pautando no bom senso as nossas atitudes mentais, indaguemos de nós mesmos se possuímos bastante elevação para ver, ouvir e compreender-­lhe o espírito glorioso. Quem de nós responderá afirmativamente? Teremos, assim, suficiente audácia de invocar o sublime Cefas, tão­somente para ouvi-­lo falar? 



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Mas eu vou restaurar a saúde e curar as suas feridas, declara o Senhor." -( Jeremias, 30: 17 )-



Amados irmãos, bom dia!

Nossas vidas estão nas mãos do Criador; só ele nos sustenta, guia e protege.



                                                                   53 

                                                            Em cadeias  

“Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa  falar dele livremente, como me convém falar.” Paulo -( Efésios, 6:20 )-  

Observamos nesta passagem o apóstolo dos gentios numa afirmativa que parece contraditória, à primeira vista. Paulo alega a condição de emissário em cadeias e, simultaneamente, declara que isto ocorre para que possa servir ao Evangelho, livremente, quanto  convinha.

O grande trabalhador dirigia­-se aos companheiros de Éfeso, referindo-­se à sua angustiosa situação de prisioneiro das autoridades romanas; entretanto, por isto  mesmo, em vista do difícil testemunho, trazia o espírito mais livre para o serviço que lhe competia realizar. 

O quadro é significativo para quantos pretendem a independência econômico ­financeira ou demasiada liberdade no mundo, a fim de exemplificarem os ensinamentos evangélicos. 

Há muita gente que declara aguardar  os dias da abundância material e as facilidades terrestres para atenderem ao idealismo cristão. Isto, contudo, é contra­ senso. O serviço de Jesus se destina a todo lugar. Paulo, entre cadeias, se sentia mais livre na pregação da verdade. Naturalmente, nem todos os discípulos estarão atravessando esses montes culminantes do testemunho. Todos, porém, sem distinção, trazem consigo as santas algemas das obrigações diárias no lar, no trabalho comum, na rotina das horas, no  centro da sociedade e da família. Ninguém, portanto, tente quebrar as cadeias em que se encontra, na mentirosa suposição de que se candidatará a melhor posto nas oficinas do Cristo. Somente o dever bem cumprido nos confere acesso à legítima liberdade.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos não amemos de palavras nem de boca, mas em ação e virtude." -( 1 João, 3: 16-18 )-



Amados irmãos, bom dia!

O amor deve ser o nosso princípio vital. Nosso Deus é amor.



                                                                     52 

                                                             Perigos sutis  

“Não vos façais, pois, idólatras.” Paulo -( I Coríntios, 10:7 )-  

A recomendação de Paulo aos Coríntios deve ser lembrada e aplicada em qualquer tempo, nos serviços de ascensão religiosa do mundo. É indispensável evitar a idolatria em todas as circunstâncias. Suas manifestações sempre representaram sérios perigos para a vida espiritual. As crenças antigas permanecem repletas de cultos exteriores e de ídolos mortos. 

O Consolador, enviado ao mundo, na venerável missão espiritista, vigiará contra esse venenoso processo de paralisia da alma. 

Aqui e acolá, surgem pruridos de adoração que se faz imprescindível combater. Não mais imagens dos círculos humanos, nem instrumentos físicos supostamente santificados para cerimônias convencionais, mas entidades amigas e médiuns terrenos que a inconsciência alheia vai entronizando, inadvertidamente, no  altar frágil de honrarias fantasiosas. É necessário reconhecer que aí temos um perigo  sutil, através do qual inúmeros trabalhadores têm resvalado para o despenhadeiro da inutilidade. 

As homenagens inoportunas costumam perverter  os médiuns dedicados e inexperientes, além de criarem certa atmosfera de incompreensão que impede a exteriorização espontânea dos verdadeiros amigos do bem, no plano espiritual. Ninguém se esqueça da condição de aperfeiçoamento relativo  dos mensageiros desencarnados que se comunicam e do quadro de necessidades imediatas da vida dos medianeiros humanos. Combatamos os ídolos falsos que ameaçam o Espiritismo cristão.

Utilize cada discípulo os amplos recursos da lei de cooperação, atire-­se ao esforço próprio  com sincero devotamento à tarefa e lembremo­-nos todos de que, no apostolado do  Mestre Divino, o amor e a fidelidade a Deus constituíram o tema central.



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Entregue o seu caminho ao Senhor, confia nele e ele agirá;" -( Salmos, 37: 5 )-



Amados irmãos, bom dia!

Confiar é declarar amor, portanto, mostremos ao nosso Criador nossa gratidão e nosso amor a ele.



                                                                 51  

                                                  Socorre a ti mesmo  

“Pregando  o  Evangelho  do  reino  e  curando  todas  as  enfermidades.” -( Mateus, 9:35 )-  

Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos. Defende­-te contra a surdez, entretanto, retifica o teu modo de registrar as vozes e solicitações variadas que te procuram. Medica a arritmia e a dispnéia, contudo, não entregues o coração  à impulsividade arrasadora. 

Combate a neurastenia e o esgotamento, no entanto, cuida de reajustar as emoções e tendências. 

Persegue a gastralgia, mas educa teus apetites à mesa. Melhora as condições do sangue, todavia, não o sobrecarregues com os resíduos de prazeres inferiores. 

Guerreia a hepatite, entretanto, livra o fígado dos excessos em que te comprazes. Remove os perigos da uremia, contudo, não sufoques os rins com os venenos de taças brilhantes. Desloca o reumatismo dos membros, reparando, porém, o que fazes com teus pés, braços e mãos. 

Sana os desacertos cerebrais que te ameaçam, todavia, aprende a guardar a mente no idealismo superior e nos atos nobres. 

Consagra­-te à própria cura, mas não esqueças a pregação do Reino Divino  aos teus órgãos. Eles são vivos e educáveis. Sem que teu pensamento se purifique e sem que a tua vontade comande o barco do organismo  para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em trânsito para a inutilidade.



Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

O Pão Nosso


" E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." -( Mateus, 21: 22 )-



Amados irmãos, bom dia!

Felizes os que creem, pois, a esses, tudo é possível.



                                                                   50 

                                                     Preserva a ti próprio  

“Vai, e não peques mais.”  Jesus -( João, 8:11 )-  

A semente valiosa que não ajudas, pode perder-­se. 

A árvore tenra que não proteges, permanece exposta à destruição. 

A fonte que não amparas, poderá secar­-se. 

A água que não distribuis, forma pântanos. 

O fruto não aproveitado, apodrece. 

A terra boa que não defendes, é asfixiada pela erva inútil. 

A enxada que não utilizas, cria ferrugem. 

As flores que não cultivas, nem sempre se repetem. 

O amigo que não conservas, foge do teu caminho. 

A medicação que não respeitas na dosagem e na oportunidade que lhe dizem respeito, não te beneficia o campo orgânico. 

Assim também é a Graça Divina. Se não guardas o favor do Alto, respeitando­-o em ti mesmo, se não usas os conhecimentos elevados que recebes para benefício  da própria felicidade, se não  prezas a contribuição que te vem de cima, não te vale a dedicação dos mensageiros espirituais. 

Debalde improvisarão eles milagres de amor e paciência, na solução de teus problemas, porque sem a adesão de tua vontade, ao programa regenerativo, todas as medidas salvadoras resultarão imprestáveis.

 “Vai, e não peques mais.” O ensinamento de Jesus é suficiente e expressivo. 

O Médico Divino proporciona a cura, mas se não a conservamos, dentro de nós, ninguém poderá prever a extensão e as conseqüências dos novos desequilíbrios que nos sitiarão a invigilância.



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 16 de janeiro de 2022

 

"Esperei o paciência no Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor." -( Salmos, 40: 1 )-



Amados irmãos, bom dia!

Como é maravilhoso o amor que o Criador nos tem. Em tudo, portanto, devemos dar graças.



                                                                       49 

                                                           Velho argumento  

“E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Fasto em alta  voz: – Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.” (Atos, 26:24)  

É muito comum lançarem aos discípulos do Evangelho a falsa acusação de loucos, que lhes é imputada pelos círculos cientificistas do século. O argumento é velhíssimo por parte de quantos pretendem fugir à verdade, complacentes com os próprios erros.

Há trabalhadores que perdem valioso tempo, lamentando que a multidão os classifique como desequilibrados. Isto não constitui razão para contendas estéreis. Muitas vezes, o próprio Mestre foi interpretado por demente e os apóstolos não receberam outra definição. 

Numa das últimas defesas, vemos o valoroso amigo da gentilidade, ante a Corte Provincial de Cesaréia, proclamando as verdades imortais de Cristo Jesus. A assembléia toca­-se de imenso assombro. Aquela palavra franca e nobre estarrece os ouvintes. É aí que Pórcio Festo, na qualidade de chefe dos convidados, delibera quebrar a vibração de espanto que domina o ambiente. 

Antes, porém, de fazê-­lo, o  argucioso romano considerou que seria preciso justificar-­se em bases sólidas. Como  acusar, no entanto, o grande convertido de Damasco, se ele, Festo, lhe conhecia o  caráter íntegro, a sincera humildade, a paciência sublime e o ardoroso espírito de sacrifício? 

Lembra-­se, então, das “muitas letras” e Paulo é chamado louco pela ciência divina de que dava testemunho. Recorda, pois, o abnegado batalhador e não dispenses apreço  às falsas considerações de quantos te provoquem ao  abandono da verdade. O mal é incompatível com o bem e por “poucas letras” ou por “muitas”, desde que te alistes entre os aprendizes de Jesus, não te faltará o mundo inferior com o sarcasmo e a perseguição.



Que a graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar tua benignidade e todas as noites a tua fidelidade." -( Salmos, 92, 1-2 )-



Amados irmãos, bom dia!

Como é maravilhoso nosso Criador. Sua alegria nos acaricia o coração a cada amanhecer.



48 Compreendamos  

“Sacrifícios,  e  ofertas,  e  holocaustos  e  oblações  pelo  pecado não quiseste, nem te agradaram” Paulo -( Hebreus, 10:8 )-  

O mundo antigo não compreendia as relações com o Altíssimo, senão  através de suntuosas oferendas e pesados holocaustos. Certos povos primitivos atingiram requintada extravagância religiosa, conduzindo sangue humano aos altares. 

Tais manifestações infelizes vão­-se atenuando no cadinho dos séculos; no  entanto, ainda hoje se verificam lastimáveis pruridos de excentricidade, nos votos dessa natureza. 

O Cristianismo operou completa renovação no entendimento das verdades divinas; contudo, ainda em suas fileiras costumam surgir absurdas promessas, que apenas favorecem a intromissão da ignorância e do vício. 

A mais elevada concepção de Deus que podemos abrigar no santuário do  espírito é aquela que Jesus nos apresentou, em no­-Lo revelando Pai amoroso e justo, à espera dos nossos testemunhos de compreensão e de amor. 

Na própria Crosta da Terra, qualquer chefe de família, consciencioso e reto, não deseja os filhos em constante movimentação de ofertas inúteis, no propósito de arrefecer-­lhe a vigilância afetuosa. Se tais iniciativas não agradam aos progenitores humanos, caprichosos e falíveis, como atribuir semelhante falha ao Todo­ Misericordioso, no pressuposto de conquistar a benemerência celeste? É indispensável trabalhar contra o criminoso engano. 

A felicidade real somente é possível no lar cristão do mundo, quando os seus componentes cumprem as obrigações que lhes competem, ainda mesmo ao  preço de heróicas decisões. Com o Nosso Pai Celestial, o programa não é diferente, porque o Senhor Supremo não nos pede sacrifícios e lágrimas e, sim, ânimo sereno  para aceitar-­lhe a vontade sublime, colocando-­a em prática.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois, aquele que prometeu é fiel." -( Hebreus, 10: 23 )-



Amados irmãos, bom dia!

A confiança é a base de qualquer relacionamento. Que saibamos confiar.



                                                                   47 

                                                   O problema de agradar  

“Se  estivesse  ainda  agradando  aos  homens,  não seria  servo do Cristo”. Paulo (Gálatas, 1:10)  

Os sinceros discípulos do Evangelho devem estar muito preocupados com os deveres próprios e com a aprovação isolada e tranqüila da consciência, nos trabalhos que foram chamados a executar, cada dia, aprendendo a prescindir  das opiniões desarrazoadas do mundo. 

A multidão não saberá dispensar carinho e admiração senão àqueles que lhe satisfazem as exigências e caprichos; nos conflitos que lhe assinalam a marcha, o  aprendiz fiel de Jesus será um trabalhador diferente que, em seus impulsos instintivos, ela não poderá compreender. 

Muita inexperiência e invigilância revelará o mensageiro da Boa Nova que manifeste inquietude, com relação aos pareceres do mundo a seu respeito; quando se encontre na prosperidade material, em que o Mestre lhe confere mais rigorosa mordomia, muitos vizinhos lhe perguntarão, maliciosos, pela causa dos êxitos sucessivos em que se envolve, e, quando penetra o campo da pobreza e da dificuldade, o povo lhe atribui as experiências difíceis a supostas defecções ante as sublimes idéias esposadas. 

É indispensável trabalhar para os homens, como quem sabe que a obra integral pertence a Jesus Cristo. O mundo compreenderá o esforço do servidor  sincero, mas, em outra oportunidade, quando lho permita a ascensão evolutiva. Em muitas ocasiões, os pareceres populares equivalem à gritaria das assembléias infantis, que não toleram os educadores mais altamente inspirados, nas linhas de ordem e elevação, trabalho e aproveitamento. Que o sincero trabalhador do Cristo, portanto, saiba operar  sem a preocupação com os juízos errôneos das criaturas. Jesus o conhece e isto basta.



Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Porque está abatida ó minha alma? Porque e perturbas dentro de mim?" -( Salmos, 42: 11 )-



Amados irmãos, bom dia!

Espera no Senhor, confia e segue.



                                                                  48 

                                                       Compreendamos  

“Sacrifícios,  e  ofertas,  e  holocaustos  e  oblações  pelo  pecado não quiseste, nem te agradaram” Paulo -( Hebreus, 10:8 )-  

O mundo antigo não compreendia as relações com o Altíssimo, senão  através de suntuosas oferendas e pesados holocaustos. Certos povos primitivos atingiram requintada extravagância religiosa, conduzindo sangue humano aos altares. 

Tais manifestações infelizes vão­-se atenuando no cadinho dos séculos; no  entanto, ainda hoje se verificam lastimáveis pruridos de excentricidade, nos votos dessa natureza. O Cristianismo operou completa renovação no entendimento das verdades divinas; contudo, ainda em suas fileiras costumam surgir absurdas promessas, que apenas favorecem a intromissão da ignorância e do vício. 

A mais elevada concepção de Deus que podemos abrigar no santuário do  espírito é aquela que Jesus nos apresentou, em no­-Lo revelando Pai amoroso e justo, à espera dos nossos testemunhos de compreensão e de amor. 

Na própria Crosta da Terra, qualquer chefe de família, consciencioso e reto, não deseja os filhos em constante movimentação de ofertas inúteis, no propósito de arrefecer-­lhe a vigilância afetuosa. Se tais iniciativas não agradam aos progenitores humanos, caprichosos e falíveis, como atribuir semelhante falha ao Todo ­Misericordioso, no pressuposto de conquistar a benemerência celeste? É indispensável trabalhar contra o criminoso engano. 

A felicidade real somente é possível no lar cristão do mundo, quando os seus componentes cumprem as obrigações que lhes competem, ainda mesmo ao  preço de heróicas decisões. Com o Nosso Pai Celestial, o programa não é diferente, porque o Senhor Supremo não nos pede sacrifícios e lágrimas e, sim, ânimo sereno  para aceitar-­lhe a vontade sublime, colocando­-a em prática.



Que a graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"A fé em Jesus é a marca do cristão. Porque vivemos por fé e não pelo que vemos." -( 2 Coríntios, 5: 7 )-



Amados irmãos, bom dia!

A fé não pode ser cega, pois o nosso Deus não nos quer ignorantes. Busquemos com atenção e de todo o coração, na certeza que o Senhor nos garante.



                                                                      47 

                                                     O problema de agradar 

“Se  estivesse  ainda  agradando  aos  homens,  não seria  servo do Cristo”. Paulo -( Gálatas, 1:10 )-  

Os sinceros discípulos do Evangelho devem estar muito preocupados com os deveres próprios e com a aprovação isolada e tranqüila da consciência, nos trabalhos que foram chamados a executar, cada dia, aprendendo a prescindir  das opiniões desarrazoadas do mundo. 

A multidão não saberá dispensar carinho e admiração senão àqueles que lhe satisfazem as exigências e caprichos; nos conflitos que lhe assinalam a marcha, o  aprendiz fiel de Jesus será um trabalhador diferente que, em seus impulsos instintivos, ela não poderá compreender. 

Muita inexperiência e invigilância revelará o mensageiro da Boa Nova que manifeste inquietude, com relação aos pareceres do mundo a seu respeito; quando se encontre na prosperidade material, em que o Mestre lhe confere mais rigorosa mordomia, muitos vizinhos lhe perguntarão, maliciosos, pela causa dos êxitos sucessivos em que se envolve, e, quando penetra o campo da pobreza e da dificuldade, o povo lhe atribui as experiências difíceis a supostas defecções ante as sublimes idéias esposadas. 

É indispensável trabalhar para os homens, como quem sabe que a obra integral pertence a Jesus Cristo. O mundo compreenderá o esforço do servidor  sincero, mas, em outra oportunidade, quando lho permita a ascensão evolutiva. Em muitas ocasiões, os pareceres populares equivalem à gritaria das assembléias infantis, que não toleram os educadores mais altamente inspirados, nas linhas de ordem e elevação, trabalho e aproveitamento. Que o sincero trabalhador do Cristo, portanto, saiba operar  sem a preocupação com os juízos errôneos das criaturas. Jesus o conhece e isto basta.



Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Deus não é homem para que minta, nem filho do omem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir." -( Números, 23: 19 )-



Amados irmãos, bom dia!

Que nossa confiança seja sempre naquele que nos criou.



                                                                  46 

                                                       Vós, entretanto  

“Mas  nós,  que  somos  fortes,  devemos  suportar  as  fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.” Paulo -( Romanos, 15:1 )-  

Com que objetivo adquire o homem a noção justa da confiança em Deus? Para furtar­-se à luta e viver aguardando o céu? 

Semelhante atitude não seria compreensível. O discípulo alcança a luz do conhecimento, a fim de aplicá-­la ao próprio  caminho. 

Concedeu­-lhe Jesus um traço do Céu  para que o desenvolva e estenda através da terra em que pisa. Receber o sagrado auxílio do Mestre e subtrair-­se-­lhe à oficina de redenção  é testemunhar ignorância extrema. Dar-­se a Cristo é trabalhar pelo estabelecimento de seu reino. Os templos terrestres, por ausência de compreensão da verdade, permanecem repletos de almas paralíticas, que desertaram do serviço por anseio de bem-­aventurança. Isto pode entender-­se nas criaturas que ainda não adquiriram o  necessário senso da realidade, mas vós, os que já sois fortes no conhecimento, não  deveis repousar na indiferença ante os impositivos sagrados da luz acesa, pela infinita bondade do Cristo, em vosso mundo íntimo. 

É imprescindível tome cada um os seus instrumentos de trabalho, na tarefa que lhe cabe, agindo pela vitória do bem, no círculo de pessoas e atividades que o cercam. Muitos espíritos doentes, nas falsas preocupações e na ociosidade do  mundo, poderão alegar ignorância. Vós, entretanto, não sois fracos, nem pobres da misericórdia do Senhor.



Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 9 de janeiro de 2022

O Pão Nosso

 

"Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo." -( Salmos, 119: 76 )-



Amados irmãos, bom dia!

O amor do nosso Criador é o que nos dá a vida e nos sustenta a caminhada.



                                                                     45 

                                                          Quando orardes  

“E, quando estiverdes orando, perdoai.”  Jesus -( Marcos, 11:25 )-  

A sincera atitude da alma na prece não obedece aos movimentos mecânicos vulgares. 

Nas operações da luta comum, a criatura atende, invariavelmente, aos automatismos da experiência material que se modifica de maneira imperceptível, nos círculos do tempo; todavia, quando se volta a alma aos santuários divinos do plano  superior, através da oração, põe­-se a consciência em contacto com o sentido eterno e criador da vida infinita. 

Examine cada aprendiz as sensações que experimenta em se colocando na posição de rogativa ao Alto, compreendendo que se lhe faz indispensável a manutenção da paz interna perante as criaturas e quadros circunstanciais do  caminho.

A mente que ora permanece em movimentação na esfera invisível. 

As inteligências encarnadas, ainda mesmo quando se não conheçam entre si, na pauta das convenções materiais, comunicam­-se através dos tênues fios do  desejo manifestado na oração. Em tais instantes, que devemos consagrar  exclusivamente à zona mais alta de nossa individualidade, expedimos mensagens, apelos, intenções, projetos e ansiedades que procuram objetivo adequado. É digno de lástima todo aquele que se utiliza da oportunidade para dilatar a corrente do mal, consciente ou  inconscientemente. É por este motivo que Jesus, compreendendo a carência de homens e mulheres isentos de culpa, lançou  este expressivo programa de amor, a benefício de cada discípulo do Evangelho: –  “E, quando estiverdes orando, perdoai.”



Que a graça e a paz sejam conosco!

sábado, 8 de janeiro de 2022

Confie

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas".  -( Provérbios, 3:5-6 )-

Amados irmãos, bom dia!

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas".  -( Provérbios, 3:5-6 )

Em muitas situações, os problemas são como caminhar por um vale escuro, cheio de perigos, onde você não consegue ver a saída. 

Mesmo quando você enfrenta grandes problemas, Jesus está ao seu lado para lhe proteger do perigo. 
Ele é o guia e te ajuda a resolver seus problemas.

Minha esperança está naquEle que me salvou!

Que a graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Amor de mãe

 JESUS também sofreu e sentiu tristeza. 

Mas, no Fim Ele foi Vitorioso. 

Da mesma forma, nós passamos por sofrimentos 


"Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa Consolação". -( 2 coríntios 1:5 )-


Amados irmãos, bom dia!

O amor de mãe é tão necessário que até o Criador quis que o seu filho tivesse uma. 

Buscou entre tantas, uma que tivesse o coração semelhante ao seu e escolheu Maria. 

Busquemos nela o exemplo e assim, também nos revestindo desse amor transbordante.


Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. 

Bendita és tú entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 

Santa Maria, mãe de Jesus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora do nosso desenlace, 

Amém!


Que a graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Confiança

 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." -( Mateus 11:28 )-


Amados irmãos, bom dia!

Por vezes é duro suportar as aflições que batem a nossa porta. 

As vezes nos sentimos tristes e desanimados por causa das dificuldades da vida. 

Mas, saiba que Jesus tem uma palavra de Fé e Esperança para você. 

Não desista de Lutar e não desista de Crer. 

Pela Fé, agarre-se com Esperança na Graça que dele recebemos. 

Pois é a Graça que nos faz caminhar.

Somente ele que tem palavras de Vida que vai te trazer Paz, alívio e socorro nas dificuldades. 

Caminhe sempre na direção dele e deixe Ele ser o guia da sua vida.


Que a graça e a paz sejam conosco!




terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O Pai Nosso


"Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você".  -( Salmos 32:8 )-


Amados irmãos, bom dia!

Busquemos a direção nos ensinamentos do Senhor. Assim como os apóstolos pediram a Jesus que os ensinassem a orar. 


Pai nosso que estás no céu 

Santificado seja o vosso nome 

Venha a nós o vosso reino 

Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje 

Perdoai-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal 

Amém. 


Que a graça e a paz sejam conosco!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Evoluir, sempre.

 

Boa semana com paz  e votos de feliz 2022 nas bençãos de nosso querido Jesus!

Amados irmãos, bom dia!

O bom semeador 

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos.

Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe, por isso, a importância de sempre estarmos vigilantes do que estamos fazendo, pensando e sentindo, pois, nada escapa aos olhos de Deus.

Só Ele sabe o que carregamos dentro de nós.

Procure sempre melhorar-se moralmente, seja sábio, não colecione entraves na vida, que só atrasam a evolução. Distribua o bem com amor e afetividade e seja feliz.

O bom semeador é aquele que consegue fazer sua colheita sem prejudicar a colheita alheia.

Pense Nisto! Gotas de Paz 

Abraços fraternais!


Que a graça e a paz sejam conosco!

domingo, 2 de janeiro de 2022

Feliz 2022

 

"Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia". -( Salmos 34:8 )-

Amados irmãos, bom dia!


Mais um Ano vai se iniciar.

O Ano Novo é uma grande oportunidade dada por Jesus, para que possamos fazer Grandes coisas. 

 Creia que ele tem grandes Planos e Projetos para sua vida nesse ano.

Que nesse 2022, possamos levar palavras de amor, paz e de esperança e falar do amor do Criador  para as pessoas.

Tenha Fé, que 2022 venha ser o melhor ano da sua vida, até então, e que  você possa se fortalecer e se renovar em constante evolução. 


Que a graça e a paz sejam conosco!




sábado, 1 de janeiro de 2022

Feliz ano novo!

Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz. 

Onde houver ódio, que eu leve o amor 

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão 

Onde houver discórdia, que eu leve a união 

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé 

Onde houver erro, que eu leve a verdade

Onde houver desespero, que eu leve a esperança 

Onde houver tristeza, que eu leve alegria 

Onde houver trevas, que eu leve a luz 

Ó Mestre,  fazei que eu procure mais, 

Consolar que ser consolado 

Compreender que ser compreendido 

Amar que ser amado 

Pois é dando que se recebe 

É perdoando que se é perdoado 

E  é morrendo que se vive para a vida eterna. 


                                           São Francisco de Assis 



Que a graça e a paz sejam conosco!