"Restaurai-nos, ó Senhor, mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos." -( Salmos, 79: 4 )-
Amados irmãos, bom dia!
Busquemos, sem cessar, a direção do Senhor, para que caminhemos com retidão na sua estrada.
4. A Química, cujos progressos foram tão rápidos depois da minha época, em que seus próprios adeptos ainda a relegavam para o domínio secreto da magia; esta nova ciência que se pode considerar, com justiça, filha do século da observação e baseada unicamente, de maneira bem mais sólida do que suas irmãs mais velhas, no método experimental; a Química, digo, fez tábua rasa dos quatro elementos primitivos que os antigos concordaram em reconhecer na natureza; mostrou que o elemento terrestre mais não é do que a combinação de diversas substâncias variadas ao infinito; que o ar e a água são igualmente decomponíveis e produtos de certo número de equivalentes de gás; que o fogo, longe de ser também um elemento principal, é apenas um estado da matéria, resultante do movimento universal a que esta se acha submetida e de uma combustão sensível ou latente. Em compensação, a Química fez surgir considerável número de princípios, até então desconhecidos, que lhe pareceram formar, por determinadas combinações, as diversas substâncias, os diversos corpos que ela estudou e que atuam simultaneamente, segundo certas leis e em certas proporções, nos trabalhos que se realizam dentro do grande laboratório da natureza. Deu a esses princípios o nome de corpos simples, indicando de tal modo que os considera primitivos e indecomponíveis e que nenhuma operação, até hoje, pôde reduzi-los a frações relativamente mais simples do que eles próprios.30, 31
30 Nota de Allan Kardec: Os principais corpos simples são: entre os não metálicos, o oxigênio, o hidrogênio, o azoto [nitrogênio], o cloro, o carbono, o fósforo, o enxofre, o iodo; entre os metálicos, o ouro, a prata, a platina, o mercúrio, o chumbo, o estanho, o zinco, o ferro, o cobre, o arsênico, o sódio, o potássio, o cálcio, o alumínio etc.
31 N.E.: Os elementos químicos (denominação atual dos corpos simples) são classificados de acordo com a Classificação Periódica dos Elementos, de Mendeleiev (1834–1907, químico russo). A Química cataloga 105 elementos, dos quais 92 são encontrados na natureza e os demais, chamados transurânicos (porque são mais pesados que o elemento urânio), foram sintetizados em laboratório. A Classificação distribui os elementos de acordo com as suas propriedades, agrupando os metais, os não metais, os semimetais e os gases nobres. O elemento químico hidrogênio, por suas características especiais, é classificado à parte. Também se sabe que os elementos químicos são decomponíveis em subpartículas, as mais importantes são o próton, o nêutron e o elétron.
Que a graça e a paz sejam conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário