sexta-feira, 2 de abril de 2021

A Gênese

 

"Ajudai-me, Senhor, meu Deus, salvai-me segundo a vossa misericórdia." -( Salmos, 108: 26 )-



Amados irmãos, bom dia!

A confiança no Senhor é o que nos faz viver.



5. O quadro comparativo aqui abaixo, em o qual se acham resumidos os fenômenos que caracterizam cada um dos seis períodos, permite se considere o conjunto e se notem as relações e as diferenças que existem entre os referidos períodos e a gênese bíblica. 

CIÊNCIA GÊNESE

I. PERÍODO ASTRONÔMICO – Aglomeração da matéria cósmica universal, num ponto do espaço, em nebulosa que deu origem, pela condensação da matéria em diversos pontos, às estrelas, ao Sol, à Terra, à Lua e a todos os planetas. Estado primitivo, fluídico e incandescente da ­Terra. – Atmosfera imensa, carregada de toda a água em vapor e de todas as matérias volatilizáveis. 1o DIA – O Céu e a Terra. – A luz. Gênese moisaica 213 

II. PERÍODO PRIMÁRIO – Endurecimento da superfície da Terra, pelo resfriamento; formação das camadas graníticas. – Atmosfera espessa e ardente, impenetrável aos raios solares. – Precipitação gradual da água e das matérias sólidas volatilizadas no ar. – Ausência completa de vida orgânica. 2o DIA – O firmamento. – Separação das águas que estão acima do firmamento das que lhe estão debaixo. 

III. PERÍODO DE TRANSIÇÃO – As águas cobrem toda a superfície do globo. – Primeiros depósitos de sedimentos formados pelas águas. – Calor úmido. – O Sol começa a atravessar a atmosfera brumosa. – Primeiros seres organizados da mais rudimentar constituição. – Liquens, musgos, fetos, licopódios, plantas herbáceas. Vegetação colossal. – Primeiros animais marinhos: zoófitos, polipeiros, crustáceos. — Depósitos de hulha. 3o DIA – As águas que estão debaixo do firmamento se reúnem; aparece o elemento árido. – A terra e os mares. – As plantas. 

IV. PERÍODO SECUNDÁRIO – Superfície da Terra pouco acidentada; águas pouco profundas e paludosas. Temperatura menos ardente; atmosfera mais depurada. Consideráveis depósitos de calcários pelas águas. – Vegetação menos colossal; novas espécies; plantas lenhosas; primeiras árvores. – Peixes; cetáceos; animais aquáticos e anfíbios. 4o DIA – O Sol, a Lua e as estrelas. 

V. PERÍODO TERCIÁRIO – Grandes intumescimentos da crosta sólida; formação dos continentes. Retirada das águas para os lugares baixos; formação dos mares. – Atmosfera depurada; temperatura atual produzida pelo calor solar. – ­Gigantescos animais terrestres. Vegetais e animais da atualidade. Pássaros. 5o DIA – Os peixes e os pássaros. DILÚVIO UNIVERSAL 

VI. PERÍODO QUATERNÁRIO OU ­PÓS-DILUVIANO – Terrenos de aluvião. – Vegetais e animais da atualidade. – O homem. 6o DIA – Os animais terrestres. – O homem.



Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário