"Deixaram esses lugares por onde andavam dispersos e vieram para a terra de Judá para junto de Godolias, em Masfa e lá fizeram abundante colheita de vinho e de frutos." -( Jeremias, 40: 12 )-
Amados irmãos, bom dia!
Assim como foram instruídos fizeram e assim, manifestou a vontade do Senhor. Busquemos assim viver.
A visão de Deus
31. Se Deus está em toda parte, por que não o vemos? Vê-lo-emos
quando deixarmos a Terra? Tais as perguntas que se formulam todos os
dias.
À primeira é fácil responder. Por serem limitadas as percepções
dos nossos órgãos visuais, elas os tornam inaptos à visão de certas coisas,
mesmo materiais. Assim é que alguns fluidos nos fogem totalmente à
nossa visão e aos instrumentos de análise; entretanto, não duvidamos da
existência deles. Vemos os efeitos da peste, mas não vemos o fluido que a
transporta;19 vemos os corpos em movimento sob a influência da força de
gravitação, mas não vemos essa força.
32. Os nossos órgãos materiais não podem perceber as coisas de
essência espiritual. Unicamente com a visão espiritual é que podemos ver
os Espíritos e as coisas do mundo imaterial. Somente a nossa alma, portanto, pode ter a percepção de Deus. Dar-se-á que ela o veja logo após a
morte? A esse respeito, só as comunicações de além-túmulo nos podem
instruir. Por elas sabemos que a visão de Deus constitui privilégio das mais
purificadas almas e que bem poucas, ao deixarem o envoltório terrestre,
se encontram no grau de desmaterialização necessária a tal efeito. Uma
comparação vulgar tornará facilmente compreensível essa condição.
33. Uma pessoa que se ache no fundo de um vale, envolvido por
densa bruma, não vê o Sol. Entretanto, pela luz difusa, percebe a claridade do Sol. Se começa a subir a montanha, à medida que for ascendendo,
o nevoeiro se irá dissipando e a luz ficará cada vez mais viva. Contudo,
ainda não verá o Sol. Só depois que se haja elevado acima da camada brumosa e chegado a um ponto onde o ar esteja perfeitamente límpido,
ela o contemplará em todo o seu esplendor.
O mesmo se dá com a alma. O envoltório perispirítico, conquanto
nos seja invisível e impalpável, é, com relação a ela, verdadeira matéria,
ainda grosseira demais para certas percepções. Esse invólucro, porém, se
espiritualiza, à proporção que a alma se eleva em moralidade. As imperfeições da alma são quais camadas nevoentas que lhe obscurecem a visão.
Cada imperfeição de que ela se desfaz é uma mácula a menos; todavia, só
depois de se haver depurado completamente é que goza da plenitude das
suas faculdades.
34. Sendo Deus a essência divina por excelência, unicamente os
Espíritos que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem
perceber. Pelo fato de os Espíritos imperfeitos não verem a Deus, não
se segue que eles estejam mais distantes de Deus do que os outros; esses
Espíritos, como os demais, como todos os seres da natureza, se encontram
mergulhados no fluido divino, do mesmo modo que nós o estamos na
luz. O que há é que as imperfeições daqueles Espíritos são vapores que os
impedem de vê-lo. Quando o nevoeiro se dissipar, vê-lo-ão resplandecer.
Para isso, não lhes é preciso subir, nem procurá-lo nas profundezas do infinito. Desimpedida a visão espiritual das belidas que a obscureciam, eles
o verão de todo lugar onde se achem, mesmo da Terra, porquanto Deus
está em toda parte.
35. O Espírito só se depura com o tempo, sendo as diversas encarnações o alambique em cujo fundo deixa de cada vez algumas impurezas.
Com o abandonar o seu invólucro corpóreo, os Espíritos não se despojam
instantaneamente de suas imperfeições, razão por que, depois da morte,
não veem a Deus mais do que o viam quando vivos; mas, à medida que
se depuram, têm dele uma intuição mais clara. Não o veem, mas compreendem-no melhor; a luz é menos difusa. Quando, pois, alguns Espíritos
dizem que Deus lhes proíbe respondam a uma dada pergunta não é que
Deus lhes apareça, ou dirija a palavra, para lhes ordenar ou proibir isto ou
aquilo, não; eles, porém, o sentem; recebem os eflúvios do seu pensamento, como nos sucede com relação aos Espíritos que nos envolvem em seus
fluidos, embora não os vejamos.
36. Nenhum homem, conseguintemente, pode ver a Deus com os
olhos da carne. Se essa graça fosse concedida a alguns, só o seria no estado de êxtase, quando a alma se acha tão desprendida dos laços da matéria que
torna possível o fato durante a encarnação. Tal privilégio, aliás, exclusivamente pertenceria a almas de eleição, encarnadas em missão, que não em
expiação. Mas como os Espíritos da mais elevada categoria refulgem de
ofuscante brilho, pode dar-se que Espíritos menos elevados, encarnados
ou desencarnados, maravilhados com o esplendor de que aqueles se mostram cercados, suponham estar vendo o próprio Deus. É como quem vê
um ministro e o toma pelo seu soberano.
37. Sob que aparência se apresenta Deus aos que se tornaram dignos de vê-lo? Será sob uma forma qualquer? Sob uma figura humana, ou
como um foco de resplendente luz? A linguagem humana é impotente
para dizê-lo, porque não existe para nós nenhum ponto de comparação
capaz de nos facultar uma ideia de tal coisa. Somos quais cegos de nascença a quem procurassem inutilmente fazer compreendessem o brilho do
Sol. A nossa linguagem é limitada pelas nossas necessidades e pelo círculo
das nossas ideias; a dos selvagens não poderia descrever as maravilhas da
civilização; a dos povos mais civilizados é extremamente pobre para descrever os esplendores dos céus, a nossa inteligência muito restrita para os
compreender e a nossa vista, por muito fraca, ficaria deslumbrada.
19 N.E.: Kardec escreveu de acordo com os conhecimentos da época, antes de 1894, ano em que se descobriu que a doença, peste bubônica, era devida à bactéria Yersinia pestis (em homenagem ao bacteriologista francês Alexandre Yersin, 1863–1943), que é transmitida ao homem pela pulga do rato.
Que a graça e a paz sejam conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário