"Contenta-te com o pouco ou muito que tiveres e evitarás a censura de sêres um estranho." -( Eclesiástico, 29: 30 )-
Amados irmãos, bom dia!
Não vivamos de sonhos e desejos além de nossas possibilidades e de nossas posses. Busquemos em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça.
9. Decorrendo, o mal, das imperfeições do homem e tendo sido este
criado por Deus, dir-se-á, Deus não deixa de ter criado, se não o mal, pelo
menos, a causa do mal; se houvesse criado perfeito o homem, o mal não
existiria.
Se fora criado perfeito, o homem fatalmente penderia para o bem.
Ora, em virtude do seu livre-arbítrio, ele não pende fatalmente nem para o
bem, nem para o mal. Quis Deus que ele ficasse sujeito à lei do progresso
e que o progresso resulte do seu trabalho, a fim de que lhe pertença o fruto
deste, da mesma maneira que lhe cabe a responsabilidade do mal que por
sua vontade pratique. A questão, pois, consiste em saber-se qual é, no homem, a origem da sua propensão para o mal.21
21 Nota de Allan Kardec: O erro está em pretender-se que a alma haja saído perfeita das mãos do Criador,
quando este, ao contrário, quis que a perfeição resulte da depuração gradual do Espírito e seja obra
sua. Houve Deus por bem que a alma, dotada de livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e
chegasse às suas finalidades últimas de forma militante e resistindo ao mal. Se houvera criado a alma
tão perfeita quanto Ele e, ao sair-lhe ela das mãos, a houvesse associado à sua beatitude eterna, Deus
tê-la-ia feito, não à sua imagem, mas semelhante a si próprio. (Bonnamy, A razão do espiritismo, cap. VI.)
Que a graça e a paz sejam conosco!
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