terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O homem de bem - Parte I


“Sede pois, vós outros, perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito” (São Mateus: 5-48)

 

Bom dia irmãos! Que o dia de hoje seja especialmente melhor do que o de ontem e que nós sejamos também melhores amanhã do que formos hoje.
 
 
 
 

 

“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade em sua maior pureza. Se interroga a consciência sobre os seus próprios atos, pergunta a si mesmo se não violou essa lei; se não fez o mal e se fez todo o bem que podia; se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil; se ninguém tem o que reclamar dele; enfim, se fez a outrem tudo o que quereria que se fizesse para com ele. Tem fé em Deus, em sua bondade, em sua justiça e em sua sabedoria; sabe que nada ocorre sem sua permissão e se submete, em todas as coisas, à sua vontade. Tem fé no futuro; por isso, coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. O homem possuído pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa, retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte e sacrifica sempre seu interesse à justiça. E encontra satisfação nos benefícios que derrama, nos serviços que presta, nos felizes que faz, nas lágrimas que seca, nas consolações que dá aos aflitos. Seu primeiro movimento é de pensar nos outros antes de pensar em si, de procurar o interesse dos outros antes do seu próprio. O egoísta, ao contrário, calcula os lucros e as perdas de toda ação generosa. Ele é bom, humano e benevolente para com todos, sem preferência de raças nem crenças, porque vê irmãos em todos os homens. Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança o anátema àqueles que não pensam como ele”... ( O Evangelho Segundo O Espiritismo. Cap 17, baseado em São Mateus: 5: 44-48)

 

 

Bom meus amigos, vimos pela primeira parte do texto, que não é fácil ser um homem de bem. Mas sabemos que quando queremos nós podemos. Então vamos dar um passo de cada vez, assim faremos nossa caminhada com mais leveza. Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário