"Tú és o Deus que faz maravilhas; fizestes conhecer a tua força entre os povos". - ( Salmos 77:14 ) -
Amados irmãos. bom dia!
Agradeçamos a Deus o dia de hoje, a oportunidade desta encarnação, não nos preocupemos, pois Ele tudo providenciará de acordo com o nosso merecimento.
Muita luz!
Os Espíritos, como já foi dito, têm um corpo fluídico, a que se dá o nome
de perispírito. Sua substância é haurida do fluido universal ou cósmico, que o
forma e alimenta, como o ar forma e alimenta o corpo material do homem. O
perispírito é mais ou menos etéreo, conforme os mundos e o grau de depuração do
Espírito. Nos mundos e nos Espíritos inferiores, ele é de natureza mais grosseira
e se aproxima muito da matéria bruta.
A camada de fluidos espirituais que cerca a Terra se pode comparar às
camadas inferiores da atmosfera, mais pesadas, mais compactas, menos puras, do
que as camadas superiores. Não são homogêneos esses fluidos; são uma mistura de
moléculas de diversas qualidades, entre as quais necessariamente se encontram as
moléculas elementares que lhes formam a base, porém mais ou menos alteradas.
Os efeitos que esses fluidos produzem estarão na razão da soma das partes puras
que eles encerram. [...] Os Espíritos chamados a viver naquele meio tiram dele seus
perispíritos; porém, conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao
mundo onde ele encarna. O Espírito produz aí, sempre por comparação e não por
assimilação, o efeito de um reativo químico que atrai a si as moléculas que a sua
natureza pode assimilar. Resulta disso este fato capital: a constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que
povoam a Terra ou o espaço que a circunda. O mesmo já não se dá com o corpo
carnal, que, como foi demonstrado, se forma dos mesmos elementos, qualquer
que seja a superioridade ou a inferioridade do Espírito. Por isso, em todos, são os
mesmos os efeitos que o corpo produz, semelhantes as necessidades, ao passo que
diferem em tudo o que respeita ao perispírito.
Em estudos sobre as qualidades inerentes ao perispírito, autores encarnados e desencarnados identificaram, entre outras, as seguintes
propriedades: plasticidade, densidade, ponderabilidade, luminosidade,
penetrabilidade, visibilidade, tangibilidade, sensibilidade, expansibilidade,
unicidade, mutabilidade.
PLASTICIDADE: é a capacidade que o Espírito tem de produzir alterações
morfológicas no seu perispírito. Emmanuel nos fala que esta é [...] a razão
de encontrarmos, em grande número, compactas falanges de entidades
libertas dos laços fisiológicos, operando nos círculos da perturbação e da
crueldade, com admiráveis recursos de modificação nos aspectos em que se
exprimem.
DENSIDADE: é a propriedade que determina a constituição molecular do perispírito.
Varia [...] de acordo com o estado dos mundos. Parece que também
varia, em um mesmo mundo, de indivíduo para indivíduo. Nos Espíritos
moralmente adiantados, é mais sutil e se aproxima da dos Espíritos elevados;
nos Espíritos inferiores, ao contrário, aproxima-se da matéria e é o que faz
que os Espíritos de baixa condição conservem por muito tempo as ilusões
da vida terrestre. Esses pensam e obram como se ainda fossem vivo.
PONDERABILIDADE: é a propriedade relacionada ao peso específico do perispírito,
que varia conforme a densidade. A nossa [...] posição mental
determina o peso específico do nosso envoltório espiritual e, conseqüentemente,
o habitat que lhe compete. Mero problema de padrão vibratório. Entende-se, então, como o Espírito desencarnado pode sentir-se chumbado
aos pântanos de psiquismo degenerado, que marcam as dimensões trevosas,
ou naturalmente atraído para níveis superiores, condizentes com sua
condição mental, a dizer, moral.
LUMINOSIDADE: ou brilho perispiritual, tem relação direta com a evolução
moral do Espírito, que, por sua natureza, possui uma [...] propriedade
luminosa que se desenvolve sob o influxo da atividade e das qualidades da alma. [...] A intensidade da luz está na razão da pureza do Espírito: as menores
imperfeições morais atenuam-na e enfraquecem-na. A luz irradiada
por um Espírito será tanto mais viva, quanto maior o seu adiantamento.
Assim, sendo o Espírito, de alguma sorte, o seu próprio farol, verá proporcionalmente
à intensidade da luz que produz, do que resulta que os Espíritos
que não a produzem acham-se na obscuridade.
PENETRABILIDADE: é a propriedade que permite o Espírito atravessar barreiras
vibracionais, físicas ou não. Matéria nenhuma lhe opõe obstáculo; ele
as atravessa todas, como a luz atravessa os corpos transparentes. Daí vem
que não há como impedir que os Espíritos entrem num recinto inteiramente
fechado.
VISIBILIDADE: é a propriedade que o perispírito possui de se tornar visível.
Usualmente, não percebemos o perispírito dos Espíritos, encarnados ou
desencarnados. Os Espíritos [...] menos adiantados percebem o corpo espiritual
de seus pares, captando-lhe o aspecto geral. Já os Espíritos Superiores
podem perscrutar a intimidade perispirítica de desencarnados de menor grau
de elevação, bem como a dos encarnados, observando-lhes as desarmonias
e as necessidades.
TANGIBILIDADE: Tangibilidade é a possibilidade que tem o perispírito de [...] tornar-se
materialmente tangível, no todo ou em parte. Sob a influência de certos
médiuns, tem-se visto aparecerem mãos com todas as propriedades de
mãos vivas, que, como estas, denotam calor, podem ser palpadas, oferecem
a resistência de um corpo sólido, agarram os circunstantes e, de súbito, se
dissipam, quais sombras. [...] A tangibilidade que revelam, a temperatura,
a impressão, em suma, que causam aos sentidos, porquanto se há verificado
que deixam marcas na pele, que dão pancadas dolorosas, que acariciam
delicadamente, provam que são de uma matéria qualquer. Seus desaparecimentos
repentinos provam, além disso, que essa matéria é eminentemente
sutil e se comporta como certas substâncias que podem alternativamente
passar do estado sólido ao estado fluídico e vice-versa
SENSIBILIDADE: é a propriedade que o perispírito tem de transmitir sensações,
sentimentos e emoções do Espírito. As sensações não são percebidas por
um órgão ou estrutura biológica, tal como acontece no corpo físico. Elas
são gerais, percebidas em todo o perispírito. O Espírito, assim, [...] vê,
ouve, sente, enfim com o corpo espiritual inteiro [...], uma vez que as sedes dos sentidos não encontram localização tão específica quando se observa
no estado de encarnação.
EXPANSIBILIDADE: é a característica que permite ao perispírito sua expansão
e exteriorização nos fenômenos anímicos, nas doações fluídicas e nos
processos mediúnicos. Pela sua natureza fluídica, ele é expansível, irradia
para o exterior e forma, em torno do corpo, uma espécie de atmosfera que
o pensamento e a força da vontade podem dilatar mais ou menos. Daí se
segue que pessoas há que, sem estarem em contato corporal, podem achar-se
em contato pelos seus perispíritos e permutar a seu mau grado impressões
e, algumas vezes, pensamentos, por meio da intuição.
UNICIDADE: tem na estrutura perispirítica um reflexo da alma, significa
dizer que cada pessoa traz no próprio perispírito a soma das suas conquistas
evolutivas. Não há, portanto, dois perispíritos iguais.
MUTABILIDADE: deve ser entendida como a capacidade que permite ao perispírito,
pela ação da plasticidade, mudar seu aspecto com relação à sua
estrutura e forma, modificação esta sustentada pela mente em decorrência
do processo evolutivo. Esse corpo fluídico [...] depura-se e enobrece-se com
a alma; segue-a através das suas inumeráveis encarnações; com ela sobe os
degraus da escada hierárquica, torna-se cada vez mais diáfano e brilhante
para, em algum dia, resplandecer com essa luz radiante [...]. ( FEB - TOMO ÚNICO ).
Que a paz do Mestre seja conosco!
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