sábado, 28 de fevereiro de 2015

Progressão dos mundos


“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-


Bom dia amados irmãos!
Assim como no texto que vamos refletir hoje, o progresso em nossa caminhada tem por objetivo a nossa felicidade plena. Sabemos onde encontrá-la, portanto, avante! Que os bons Espíritos sejam conosco e que o amor do Pai nos ampare.





                                   





                                                           Progressão dos mundos



“O progresso é uma das leis da Natureza; todos os seres da Criação, animados e inanimados, a ele estão submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece aos homens o fim das coisas, não é senão um meio de atingir, pela transformação, a um estudo mais perfeito, porque tudo morre para renascer e coisa alguma se torna em nada.

Ao mesmo tempo que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. Quem pudesse seguir um mundo nas suas diversas fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos que serviram à sua constituição, o veria percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas por graus insensíveis a cada geração, e oferecer aos seus habitantes uma morada mais agradável, à medida que estes avançam, eles mesmos, na senda do progresso. Assim caminham paralelamente o progresso do homem, o dos animais seus auxiliares, dos vegetais e da habitação, porque nada é estacionário na Natureza. Quanto esta ideia é grande e digna da majestade do Criador! e, ao contrário, quanto é pequena e indigna do seu poder aquela que concentra sua solicitude e sua providência sobre o imperceptível grão de areia da Terra, e restringe a Humanidade a alguns homens que a habitam!

A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao que está hoje, e atingirá, sob esse duplo aspecto, um grau mais avançado. Ela atingiu um dos seus períodos de transformação, em que, de mundo expiatório, se tornará mundo regenerador; então, os homens serão felizes porque a lei de Deus nela reinará.” -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 3 – Santo Agostinho, Paris, 1862 )-.



Agradecemos a companhia de cada um de vocês e rogamos ao nosso Pai que os abençoe.
A graça e a paz sejam conosco!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mundos regeneradores


“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-



Amados irmãos, bom dia!
Louvado seja nosso Pai celeste por mais um dia, onde temos a oportunidade de trabalharmos na nossa reforma intima, objetivando a plenitude da vida. Que sejamos atentos para segurar em Suas mãos e, gratos a Ele e aos bons Espíritos por sua constante presença conosco.







                                                              Mundos regeneradores



... ”Já vos falaram desses mundos onde a alma nascente é colocada, quando ignorante ainda do bem e do mal, ela pode caminhar para Deus, senhora de si mesma, na posse de seu livre arbítrio; já vos foi dito de que imensas faculdades a alma está dotada para fazer o bem; mas, ah! Existem as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para esses mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, regeneram-se, e se tornarão dignas da glória que lhes estava destinada.
Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes; a alma que se arrepende, neles encontra a calma e o repouso, acabando de se depurar. Sem dúvida, nesses mundos, o homem está ainda sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e os vossos desejos, mas está livre das paixões desordenadas, das quais sois escravos; neles não mais de orgulho que faz calar o coração, de inveja que o tortura, de ódio que o sufoca; a palavra amor está escrita sobre todas as frontes; uma perfeita equidade regula as relações sociais, todos se mostrando a Deus, e tentando ir a ele seguindo suas leis.
Neles, todavia, não está ainda a felicidade perfeita, mas a aurora da felicidade.
O homem aí é ainda carne e, por isto mesmo, sujeito às vicissitudes de que não estão isentos senão os seres completamente desmaterializados; há ainda provas a suportar, mas que não tem as pungentes angústias da expiação. Comparados à Terra são muito felizes e muitos de vós ficariam felizes de ali se deterem, mas, o homem menos absorvido pelas coisas materiais, entrevê, melhor que vós, o futuro; ele compreende que há outras alegrias que o Senhor promete para aqueles que delas se tornem dignos.
Mas, ah! Nesses mundos o homem ainda é falível, e o Espírito do mal neles não perdeu completamente seu império. Não avançar é recuar, e se não está firme no caminho do bem, pode voltar a cair nos mundos de expiação, onde o esperam novas e mais terríveis provas.

Contemplai, pois, essa abóboda azulada, à noite, à hora do repouso e da prece, e nessas esferas inumeráveis que brilham sobre vossas cabeças, vos perguntai as que conduzem a Deus, e pedi-lhe que um mundo regenerador vos abra seu seio depois da expiação da Terra. -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.3 – Santo Agostinho, Paris, 1862 )-



Agradecemos o apoio de todos e continuamos a disposição para sugestões e comentários. Lembrem-se de nós em suas orações para que sejamos fortalecidos para a realização desse trabalho.
A graça e a paz sejam conosco!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mundos inferiores, mundos superiores e mundos de expiação e provas.


“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-



Bom dia amados irmãos!
Em sua perfeição e em seu grande interesse por nós, criou o Senhor todas as coisas e situações que, nos possibilitarão evoluir e, uma vez reformados, estarmos em sua presença. Que saibamos aproveitar os "caminhos" que se nos apresentam.






                                                             Instruções dos Espíritos

                         Mundos inferiores, superiores e mundos de expiação e provas


... “A qualificação de mundos inferiores e superiores é antes relativa que absoluta; se deve ao grau em que se encontra na escala progressiva.
Tendo a Terra por comparação, pode-se fazer uma ideia de mundo inferior, supondo nele o homem no grau das raças selvagens, ou de nações bárbaras que ainda se encontram em sua superfície e que são restos de seu estado primitivo. Nos mais atrasados os seres que o habitam são, de alguma sorte, rudimentares: tem a forma humana, mas, sem nenhuma beleza; seus instintos não são temperados por nenhum sentimento de delicadeza ou benevolência; nem por noções de justiça; só a força bruta faz a lei. Sem industrias nem invenções, os habitantes despendem sua vida na conquista de sua nutrição. Entretanto, Deus não abandona nenhuma das suas criaturas; no fundo das trevas da inteligência jaz, latente, a vaga intuição de um Ser supremo, mais ou menos desenvolvida. Esse instinto basta para torná-los, superiores uns aos outros e preparar sua eclosão para uma vida mais completa; porque não são seres degradados, mas, crianças que crescem.
Nos mundos que chegaram a um grau superior, as condições da vida moral e material são bem outras que as de sobre a Terra. A forma do corpo é sempre, como por toda parte, a humana, mas, embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem da materialidade terrestre e nem está sujeito nem às necessidades ou doenças, nem às deteriorações que engendram a predominância da matéria. Os sentidos mais delicados, as percepções, a leveza específica dos corpos torna a locomoção mais rápida e fácil. Os homens conservam os traços de suas migrações passadas e aparecem aos seus amigos como os conheceram, mas, iluminados por uma luz divina, transfigurados pelas impressões interiores, que sempre são elevadas. Não há nem senhores nem escravos, nem privilégios de nascimento; só a superioridade moral e inteligente estabelece a diferença das condições e dá a supremacia. O homem não procura se elevar acima do homem, mas acima de si mesmo aperfeiçoando-se. Seu objetivo é chegar à classe dos Espíritos puros. Todos os sentimentos ternos e elevados da natureza humana se encontram aumentados e purificados, um laço de amor e fraternidade une todos e ali o mal não existe.
Que vos direi dos mundos de expiação e provas que já não saibais, uma vez que vos basta considerar a Terra que habitais? A superioridade da inteligência, num grande número dos seus habitantes, indica que ela não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos apenas saídos das mãos do Criador. As qualidades inatas que trazem consigo são a prova de que já viveram, e que realizaram um certo progresso; mas, também, os vícios numerosos aos quais são inclinados são indícios de uma grande imperfeição moral; por isso, Deus os colocou numa Terra ingrata, para ai expiarem suas faltas por um trabalho penoso e pelas misérias da vida, até que tenham mérito de irem para um mundo mais feliz.
Nem todos os Espíritos enviados para a Terra ai estão em expiação, há os que apenas saídos da infância ai estão em educação e se desenvolvem ao contato com Espíritos mais avançados. Outros há que cresceram pouco a pouco e depois de longos períodos seculares puderam atingir o aperfeiçoamento dos povos mais esclarecidos.
A Terra fornece um dos tipos de mundos expiatórios, cujas variedades são infinitas, mas tem por caráter comum servir de lugar de exílio aos Espíritos rebeldes à lei de Deus. Aí esse Espíritos tem que lutar contra a perversidade dos homens e contra a inclemência da Natureza, duplo trabalho penoso que desenvolve a uma só vez, as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus em sua bondade, faz reverter o próprio castigo em proveito do progresso do Espírito.” -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 3 – Santo Agostinho, Paris, 1863 )-







Agradecidos com a presença de vocês em nossas vidas, rogamos ao Pai sua força para juntos caminharmos com alegria e perseverança.
A graça e a paz sejam conosco!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Destinação da Terra. Causa das misérias humanas



“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-


Amados irmãos, bom dia!
O  livre  arbítrio  nos  foi  concedido  por  nosso  Pai,  como   um voto  de  confiança.  Cabe  a  cada  um a responsabilidade pelo uso dele.
Roguemos  ao  Senhor  sua  sabedoria,  a  fim  de  possamos  caminhar  com  determinação  rumo  a  seu encontro.







                                   Destinação da Terra. Causa das misérias humanas



Espanta-se em encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, e se conclui disso que a espécie humana é uma triste coisa. Esse julgamento provém do ponto de vista limitado em que se está colocado, e que dá uma ideia falsa do conjunto. É preciso considerar que, sobre a Terra, não se vê a Humanidade, mas apenas uma pequena fração da Humanidade. Com efeito, a espécie humana compreende todos os seres dotados de razão que povoam os inumeráveis mundos do Universo; ora, o que é a população da Terra, perto da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação à de um grande império. A situação material e moral da Humanidade terrestre nada mais tem que espante, dando-se conta da destinação da Terra e da natureza que a habitam.
Far-se-ia dos habitantes de uma grande cidade uma ideia muito falsa, se fossem julgados pela população de bairros ínfimos e sórdidos. Num hospital não se veem senão doentes e estropiados; numa prisão de forçados veem-se todas as torpezas, todos os vícios reunidos; em regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e sofredores. Pois bem, que se desfigure a Terra como sendo um subúrbio, um hospital, uma penitenciária, uma região malsã, porque ela é, ao mesmo tempo, tudo isso e se compreenderá por que as aflições dominam sobre as alegrias, pois não se enviam a um hospital as pessoas sadias, nem às casas de correção aqueles que não fizeram mal; e nem os hospitais, nem as casas de correção são lugares de prazeres.

Ora, da mesma forma que numa cidade toda a população não está nos hospitais ou nas prisões, toda a Humanidade não está sobre a Terra; como se sai do hospital quando se está curado, e da prisão quando se cumpre o tempo, o homem deixa a Terra por mundos mais felizes, quando está curado das suas enfermidades morais. -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 3 )-




Agradecidos pela companhia de vocês, pedimos ao Senhor que a todos abençoe e sustente.
A graça e a paz sejam conosco!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Há muitas moradas na casa de meu Pai. II


“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-



Bom dia amados irmãos!
As maravilhas da natureza nos revelam as obras da criação e a grandeza do Criador. Que Ele seja conosco a fim de que possamos, uma vez instruídos e interiormente reformados, caminhar ao seu encontro. 
Continuando nossos estudos, vamos nos dar a conhecer hoje uma pouco mais sobre a imensidão do universo.






                                        Diferentes categorias de mundos habitados


Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Entre eles há os que os habitantes são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros estão no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores em todos os aspectos. Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanamente, a vida moral é quase nula. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de tal sorte que, nos mundos mais avançados, a vida, por assim dizer, é toda espiritual.
Nos mundos intermediários, há mistura do bem e do mal, predominância de um ou do outro, segundo o grau de adiantamento. Embora não possa ser feita, dos diversos mundos, uma classificação absoluta, pode-se, todavia, em razão de seu estado e de sua destinação, e baseando-se nas diferenças mais acentuadas, dividi-los de um modo geral, como se segue, a saber: os mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana; os mundos de expiação e de provas, onde o mal domina; os mundos regeneradores, onde as almas que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta; os mundos felizes, onde o bem se sobrepõe ao mal; os mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos depurados, onde o bem reina inteiramente. A Terra pertente à categoria dos mundos de expiação e de provas, e é por isso que o homem nela é alvo de tantas misérias.
Os Espíritos encarnados sobre um mundo, a ele não estão ligados indefinidamente, e não cumprem nele todas as fases progressivas que devem percorrer para atingirem a perfeição. Quando atingiram sobre um mundo o grau de adiantamento que ele comporta, passam para um mundo mais avançado, e assim sucessivamente até que tenham atingido o estado de Espíritos puros. São, igualmente, estações em cada uma das quais encontram elementos de progresso, proporcionais ao seu adiantamento.
É para eles uma recompensa passar para um mundo de uma ordem mais elevada, como é um castigo prolongarem sua demora em um mundo infeliz, ou serem relegados para um mundo mais infeliz ainda que aqueles que são forçados a deixar, quando são obstinados no mal. -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 3 )-


Agradecidos a nosso Pai a oportunidade de compartilharmos a companhia de todos, rogamos sermos lembrados nas orações para que Ele nos dirija na execução do nosso trabalho.
A graça e paz sejam conosco!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Há muitas moradas na casa de meu Pai. I


“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-


Amados irmãos, bom dia!
É com renovada alegria que iniciamos mais um relevante tema. Que os bons Espíritos nos inspirem para a real observância dele, uma vez que para lá estamos caminhando.



                                                Há muitas moradas na casa de meu Pai






                                             Diferentes estados da alma na erraticidade


A casa do Pai é o universo; as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, e oferecem, aos Espíritos encarnados, moradas apropriadas ao seu adiantamento.


Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras podem também ser entendidas como o estado feliz ou infeliz do Espírito na erraticidade. Segundo ele seja mais ou menos depurado e desligado dos laços materiais, o meio em que se encontra, o aspecto das coisas, as sensações que experimenta, as percepções que possui, variam ao infinito; enquanto que uns não podem se distanciar da esfera em que viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto certos Espíritos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma claridade resplandecente e do sublime espetáculo do infinito; enquanto, enfim, que o mau, atormentado de remorsos e de lamentações, frequentemente só, sem consolação, separados dos objetos da sua afeição, geme sob o constrangimento dos sofrimentos morais, o justo, reunido àqueles que ama, goza das doçuras de uma indizível felicidade. Lá também há, pois, várias moradas, embora não sejam nem circunscritas nem localizadas. -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 3 )-.



Agradecidos com a companhia  nessa caminhada, a todos, a graça e a paz do nosso Mestre Jesus!

domingo, 22 de fevereiro de 2015


    "Que vosso coração não se turbe. - Crede em Deus, crede também em mim." - ( São João 14: 1 )-





Bom dia amados irmãos! A graça e a paz sejam conosco!

"Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem". ( O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 6 - O Espírito da Verdade, Le Havre, 1863 ).

Vamos hoje fazer uma reflexão sobre o tema que vimos nessa semana, através de uma palestra muito iluminada. Sugerimos que acessem o link abaixo e assistam. Trata-se de uma palestra instrutiva de Dejair Boseli cujo tema é "O Consolador Prometido":


https://www.youtube.com/watch?v=HN2AwRbbbhQ


Desejamos a todos um ótimo domingo e rogamos ao nosso Pai que a todos nos abençoe.
Pedimos sejamos lembrados em suas orações para que possamos executar nosso trabalho inspirados por sua santa vontade.
Abraço fraterno!











sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Cristo Consolador - Tudo passa



"Se vós me amais, guardai meus mandamentos e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco:" -( O Espírito de Verdade - João 14, 15-17 e 26 )-



Amados irmãos, bom dia!
A cada novo amanhecer, recebemos do nosso Pai, um convite e mais uma oportunidade.
Na oração e na meditação de seus sábios ensinamentos encontramos toda a essência para nos fortalecer os atos que serão os verdadeiros testemunhos da nossa fé ativa, portanto, vigiai e orai sem cessar. "A fé raciocinada é a que se apóia sobre os fatos e a lógica, não deixa atrás de si nenhuma obscuridade." ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 19 )






                                              Tudo Passa
                                                                                                   Chico Xavier

Todas as coisas, na terra, passam...
Os dias de dificuldades, passarão...
Passarão também os dias de amargura e solidão.
As dores e as lágrimas passarão.
As frustrações que nos fazem chorar...
Um dia passarão.
A saudade do ser querido que está longe, passará.
Dias de tristeza...
Dias de felicidade...
São lições necessárias que, na terra, passam, deixando no espírito imortal as
experiências acumuladas.
Se hoje, para nós, é um desses dias repletos de amargura, paremos um
instante.
Elevemos o pensamento ao alto e busquemos a voz suave da Mãe amorosa a
nos dizer carinhosamente:
Isso também passará...
E guardemos a certeza, pelas próprias dificuldades já superadas, que não há
mal que dure para sempre.
O planeta terra, semelhante a enorme embarcação, às vezes parece que vai
soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas.
Mas isso também passará; porque Jesus está no leme dessa nau e segue com
o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro
evolutivo da Humanidade e que um dia também passará...
Ele sabe que a terra chegará a porto seguro, porque essa é a sua destinação.
Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento e
confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo...
também passarão...
Tudo passa... exceto Deus!
Deus é o suficiente!


"Que o Senhor de bençãos vos abençoe; que o Deus de luz vos ilumine; que a árvore de vida derrame sobre vós seus frutos com abundância! Crede e orai!" ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 18 - Simeão, Bordeaux, 1863 ).






Assim seja!


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Cristo Consolador - O semeador da Luz


"Se vós me amais, guardai meus mandamentos e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco:" -( O Espírito de Verdade - João 14, 15-17 e 26 )-



Amados irmãos, bom dia! Que a graça e a paz sejam conosco.
Ao iniciarmos mais um dia em nossa caminhada, depois de termos refletido nessa semana sobre o Consolador que nos foi dado, que busquemos ser os "consoladores" em nosso ambiente familiar, entre amigos e em todos os lugares onde nos fizermos presentes, a fim de que nosso Pai seja glorificado em nossas vidas.
Vamos agora nos alimentarmos com a mensagem dessa bela canção e que possamos absorver seu mais profundo sentido. 









Que saibamos seguir os bons exemplos que nos cercam para que nossa caminhada seja produtiva.
Que o Senhor nos abençoe!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Cristo consolador V

" Se vós me amais, guardai meus mandamentos e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco: O Espírito de Verdade..."  João 14, 15-17 e 26.
 
 
Amados irmãos.
Bom dia! Que ele possa ser glorioso e cheio de paz. Que a nossa mente e o nosso coração possa refletir sobre todos esses textos da semana e que a reforma íntima possa acontecer, assim como o Mestre nos ensina e exemplifica todos os dias. Que sejamos sempre motivo de amor, piedade, caridade e fé a cada um que se aproxime de nós.
 
 
 
 
 
 
 
 
Instruções dos Espíritos
 
Advento do Espírito de Verdade III
 
 
"Sou o grande médico das almas e venho vos trazer o remédio que deve curá-las, os fracos, os sofredores e os doentes são meus filhos prediletos e venho salvá-los. Vinde, pois a mim, todos que sofreis e que estais sobrecarregados e sereis aliviados e consolados; não procureis alhures a força e a consolação, porque o mundo não as pode dar. Deus fez , aos vossos corações, um apelo supremo pelo Espiritismo, escutai-o . Que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, sejam extirpados de vossa almas doloridas; são esses os monstros que se saciam de vosso sangue mais puro e que vos ferem quase mortalmente. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai; sede dóceis ao Espíritos do Senhor; invocai-o do fundo do coração e então, ele vos enviará seu filho bem-amado para vos instruir e vos dizer: Eis me aqui; venho a vós porque me chamastes.
Deus consola os humildes e dá a força aos aflitos que lhe pedem. Seu poder cobre a terra e por toda parte, ao lado de uma lágrima coloca ele um bálsamo que consola. O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram um ensinamento profundo; a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, ao invés de reclamar contra as dores, os sofrimentos morais que são, neste mundo o vosso quinhão. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras; devotamento e abnegação e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que vos impõem a caridade e a humildade. O sentimento do dever cumprido vos dará o repouso do Espírito e resignação. O coração bate melhor, a alma se asserena e o corpo não tem mais desfalecimento, porque o corpo sofre tanto mais quanto o espírito está mais profundamente atingido." ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 6, O Espírito de Verdade, mensagens recebidas em Bordéus, 1861 e Paris, 1863).
 
 
Que o Consolador Prometido faça com que entendamos as causas de nossas aflições e assim pela fé e pela razão, possamos vencê-las, uma a uma. Tendo a certeza que nunca estamos só. Que o Mestre ao ouvir os nossos pedidos de coração puro, sempre estará ao nosso lado.
 
 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Cristo Consolador IV

" Se vos me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará um outro consolador a fim de que permaneça eternamente convosco: O Espírito  de Verdade..."  João 14, 15-17 e 26.


Bom dia irmãos!
Que a paz de Cristo esteja conosco, nos convocando a vencer a labuta do dia a dia, acreditando nas verdades reveladoras do Espírito de Verdade, para que sejamos cada vez mais consolados diante de nossas provações.





                                                          Instruções dos Espíritos
                                                
                                                  O advento do Espírito de Verdade II

"Venho ensinar e consolar os pobres deserdados; venho-lhes dizer que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem, porque a dor foi sagrada no jardim das Oliveiras; mas que esperem, porque os anjos consoladores virão enxugar suas lágrimas.
Obreiros, traçai vosso sulco; recomeçai no dia seguinte a rude jornada da véspera; o labor de vossas mãos fornece o pão terrestre ao vosso corpo, mas vossas almas não estão esquecidas e eu, divino jardineiro, as cultivo no silêncio dos pensamentos; quando a hora do repouso tiver soado, quando a trama dos vossos dias escapar de vossas mãos e quando vossos olhos se fecharem à luz, sentireis surgir e germinar em vós minha preciosa semente. Nada está perdido no reino de nosso Pai e vossos suores, vossas misérias, formam o tesouro que deve vos tornar ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo de vós todos será, talvez, o mais resplandecente.
Em verdade, vos digo: aqueles que carregam seus fardos e que assistem seus irmãos são meus bem-amados; instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas, que vos ensina o objetivo sublime da prova humana... eu estou convosco e meu apóstolo vos ensina. Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançar um dia livres e alegres no seio d'Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer que vós mesmos trabalheis vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices de vossa imortalidade". ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 6 -  Espírito de Verdade, Paris, 1861).


Obrigado irmãos, por estarmos unidos mais uma vez nessa corrente de reflexões. Que estas revelações realmente sirvam para dissipar o véu que está sobre nossos olhos e assim progredirmos rumo ao Pai, com a fé raciocinada.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O Cristo Consolador III


"Se vós me amais, guardai meus mandamentos e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça convosco: O Espírito da Verdade..."     João. 14, 15-17 e 26



Amados irmãos, bom dia!
Agradecemos a nosso Pai a oportunidade de, novamente, podermos nos colocar na sua presença e meditar  em   seu    ensinamentos.  Que   nosso  coração  esteja  sempre  aberto   para acolher  sua mensagem.






                                                        Instruções dos Espíritos

                                Advento do Espírito de Verdade


Venho como antigamente entre os filhos transviados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como antigamente minha palavra, deve lembrar aos incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande que faz germinar a planta e eleva as ondas. Revelei a doutrina divina; eu, como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso na Humanidade, e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis!
Mas os homens ingratos se desviaram do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai, e estão perdidos nos ásperos e estreitos caminhos da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; quer que vos ajudando uns aos outros, mortos e vivos, quer dizer, mortos segundo a carne, porque a morte não existe, vos socorrais e que, não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz daqueles que não estão mais sobre a Terra se faça ouvir para vos proclamar: Orai e crede! Porque a morte é a ressurreição, e a vida é a prova escolhida durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e se desenvolver como o cedro.

Homens fracos, que compreendeis as trevas de vossas inteligências, não afasteis o facho que a clemência divina coloca entre vossas mãos para iluminar o vosso caminho e vos conduzir, filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai.
Estou muito tocado de compaixão pelas vossas misérias, pela vossa imensa fraqueza, para não estender mão segura aos infelizes transviados que, vendo o céu, tombam ao abismo do erro. Crede, amai, meditai as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio ao bom grão, as utopias às verdades.


Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana, e eis que, além do túmulo, que acreditáveis o nada, vozes te clamam: Irmãos! Nada perece; Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. (O Evangelho Segundo o Espíritismo, cap. 6 - O Espírito de Verdade, Paris, 1860)


Agradecidos a  todos  que  nos  acompanham  nessa  caminhada,  sejamos lembrados  nas orações para  que  possamos  prosseguir  com  as bençãos do Senhor, na execução dessa missão.
Que a graça e a paz sejam conosco!



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O Cristo Consolador II

 
"Se vós me amais, guardai meus mandamentos e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça convosco: O Espírito da Verdade..."     João. 14, 15-17 e 26
 
 
 
Bom dia Irmãos!
Que a nossa semana seja plena de paz e amor, tendo como reflexões as promessas de Jesus da chegada do Consolador prometido, aquele que nos ensinará todas as coisas e dissipará todas as nossas dúvidas.
 
 
 
 
 
"Jesus promete um consolador: O Espírito de Verdade, que o mundo não conhece ainda, porque não está maduro para compreende-lo, que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para fazer recordar aquilo que o Cristo disse. Se pois, o Espírito de Verdade deve vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não disse tudo; se ele vem fazer recordar aquilo que o Cristo  disse , é porque isso foi esquecido ou mal compreendido.
O Espiritismo vem, no tempo marcado, cumprir a promessa do Cristo: O Espírito de Verdade preside à  sua instituição, chama os homens à observância da lei e ensina todas as coisas... o Cristo disse:" Que ouçam quem tem ouvidos para ouvir", o Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque  sem figuras e sem alegorias; ele ergue o véu deixado propositadamente sobre certos mistérios, vem, enfim, trazer uma suprema consolação aos deserdados da Terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um fim útil a todas as dores.
O Cristo disse: " Bem aventurado os aflitos, porque serão consolados"; mas de que  forma se achar feliz sofrendo não sabendo por que se sofre? O Espiritismo mostra-lhe a causa nas experiências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia seu passado; mostra-lhe o objetivo naquilo em que os sofrimentos, são como crises salutares que conduzem à cura e são a depuração que assegura a felicidade nas existências futuras... o Espiritismo lhe dá uma fé inabalável no futuro, e a dúvida pungente não mais se abate sobre sua alma; fazendo-o ver do alto, a importância das vicissitudes  terrestres que se perde no vasto e esplêndido horizonte que ele descortina e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.
Assim o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido; conhecimento das coisas, que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra; chamamento aos verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança". ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 06, baseado em João. cap. 14. 16-17 e 26).
 
 
  

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Cristo Consolador

 
 
 
"Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas; porque o meu jugo é suave e meu fardo leve."           -( São Mateus, cap. 11, 28-30 )-
 
 
Amados irmãos, bom dia!
Estamos vivendo tempos difíceis onde o sentido da vida foi esquecido devido a falta de caráter das pessoas. Em todos os ambientes encontramos pessoas que só sabem reclamar de tudo e de todos. Todos se julgam perfeitos e somente nos outros é que estão os erros e os problemas do mundo.
A hipocrisia está generalizada e a depravação sexual virou moda, e o pior é que todos sabem, mas, são covardes e egocêntricos não admitindo jamais que são deles a responsabilidade por essa falência humana e pela depravação e do completo abandono aos verdadeiros e únicos princípios morais para os quais fomos criados.
 
O vazio presente nos corações das pessoas devem-se apenas a elas e ao fato que se acham os donos da verdade e que tudo é normal. Fazem parte da vida moderna onde é comum esse ou aquele comportamento.
Assim como os falsos profetas estão por aí, os lobos em pele de ovelha ai também se encontram.
 
Vamos hoje, com coragem de olharmos no espelho que reflete nossas almas, suplicar a nosso Pai o entendimento e tomarmos atitudes que verdadeiramente sejam capazes de mudar o caminho que nos foi orientado a percorrer.
Busquemos a direção do nosso Pai, pois, só ele é capaz de nos mostrar o caminho em que devemos seguir.
 
Sugerimos hoje uma bela palestra do nosso irmão Divaldo Franco que em muito nos será útil nesses "tempos" vazios.
 
 
 
 
 
Que o Senhor esteja conosco e que seu santo espírito nos faça compreender essas palavras.
Que a graça e paz sejam conosco!
 
 


sábado, 14 de fevereiro de 2015

Prece aos Anjos guardiões e Espíritos protetores


“... No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.  -(João 16,33)-


Bom dia amados irmãos!
Encerrado mais um ciclo de estudos vamos agradecer a nosso Pai celestial por mais um dia, em que temos a oportunidade de nos encontrarmos aqui.
Vamos aproveitar esse dia e renovar nosso compromisso de amor e vida com Ele para que sejamos nós exemplos da harmonia e da paz que sonhamos viver.
Que as palavras de Allan Kardec nos inspirem nesses dias.




 
 
 
 
Agradecemos a companhia de todos e pedimos que sejamos lembrados em suas orações para que a luz do Divino Mestre seja nossa direção.
Que a graça e a paz sejam conosco!                                 
 
                                                                                                                                                                     
 
 
 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Alegria da prece



“... No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.  -(João 16,33)-

 
Caros irmãos!

Estamos terminando o capítulo de extrema importância sobre a prece, esperamos  que   a oração seja um hábito em nossas vidas. Que ela possa renovar a cada instante a nossa fé, paciência e nossa paz.
 
 
 
 

 

“Vinde, vós que quereis crer; os Espíritos celestes acorrem e vem anunciar grandes coisas. Deus, meus filhos, abre seus tesouros para vos dar a todos os seus benefícios. Homens incrédulos! Se soubésseis quanto a fé faz bem ao coração e leva a alma ao arrependimento e à prece! A prece! Ah! Como são tocantes as palavras que saem da boca que ora! A prece é um orvalho divino que destrói o maior calor das paixões; filha primogênita da fé, ela nos conduz ao caminho que leva a Deus. No recolhimento e na solidão, estais com Deus; para vós não há mais mistérios, eles se vos revelam.
Marchai, marchai nos caminhos da prece e ouvireis a voz dos anjos... são as liras dos arcanjos, a voz doce e suave dos serafins, mais leves que as brisas da manhã, quando brincam nas folhagens dos vossos grande bosques. Vossa linguagem não poderá definir esta felicidade, tanto entrará por todos os poros, tanto a fonte na qual bebe, orando, é viva e refrescante! Doces vozes, embriagadores perfumes que a alma ouve e saboreia quando se lança a essas esferas desconhecidas e habitadas pela prece!... Orai com o Cristo, levando sua cruz do Gólgota ao Calvário; levai a vossa cruz e sentireis as doces emoções que passavam em sua alma, embora carregado de um madeiro infamante; Ele ia morrer, mas, para viver a vida celestial na morada do Pai”. ( O Evangelho Segundo O Espiritismo, cap. 27 ).
 
 É com muita propriedade que Santo Agostinho em 1861, nos deixa essa mensagem maravilhosa sobre a alegria e a eficácia da prece. Então façamo-la com o coração cheio de amor e confiança.
Tenham todos um bom dia!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Preces inteligíveis e da Prece pelos mortos e pelos Espíritos sofredores

    
     "... No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo. Eu venci o mundo".  -( João 16,33 )-


Meus irmãos, bom dia!
Que a paz de Jesus esteja conosco e é sempre uma alegria poder estar aqui novamente, que sejamos todos abençoados.

 
 
 
PRECES INTELIGÍVEIS
 
"A prece não tem valor senão pelo pensamento ao qual se liga; ora, é impossível ligar um pensamento que não compreende, porque o que não se compreende, não toca o coração. Para imensa  maioria as preces numa língua incompreendida não  são  senão conjunto de palavras que nada dizem ao espírito, Para que a prece  toque, é preciso que cada palavra revele uma ideia e se não é compreendida, não pode revelar nenhuma ideia. Repetem-na como uma simples fórmula que tem,  mais ou menos, virtude segundo o número de vezes que é repetida; muitos oram por dever, alguns por hábito, por  isso se creem quites quando disseram a prece, um número determinado de vezes, nesta ou naquela ordem. Deus lê no fundo dos corações, vê o pensamento e a sinceridade, e é rebaixa-lo crê-lo mais sensível à forma do que ao fundo".
 
         DA PRECE PELOS MORTOS E PELOS ESPÍRITOS SOFREDORES
 
"A prece é reclamada pelos Espíritos sofredores, ela lhes é útil porque vendo que pensam neles, sentem-se menos abandonados, menos infelizes. Mas a prece tem sobre eles uma ação mais direta; reeguer-lhes a coragem, a excitar-lhes o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparação e pode desvia-los do pensamento do mal. É nesse sentido que ela não só pode aliviar, mas abreviar seus sofrimentos.
Certas pessoas não admitem a prece pelos mortos, porque, na sua crença, não há para alma senão duas alternativas; ser salva ou condenada, às penas eternas e num e outro caso a prece é inútil... a crença que resseca o coração  não pode se aliar com a de Deus que coloca em primeiro lugar entre os deveres, o amor ao próximo.
A não eternidade da penas não implica a negação de uma penalidade temporária, porque Deus, na sua justiça, não pode confundir o bem e o mal. Ora negar, nesse caso a eficácia da prece, seria negar a eficácia da consolação, do encorajamento e dos bons conselhos. Seria negar a força que se haure na assistência moral daqueles que nos querem bem.
Segundo o dogma da eternidade absoluta das penas, ao culpado não se tem em conta seus remorsos e seu arrependimento; para ele, todo desejo de se melhorar é supérfluo e está condenado a  permanecer perpetuamente no mal... seria manter na dor do castigo um homem que retornou ao bem e agraciar aquele que permaneceu culpado. A lei de Deus é mais previdente que essa; sempre justa, equitativa e misericordiosa, não fixa nenhuma duração à pena, qualquer que seja, ela se resume assim:
O homem suporta sempre a consequência das suas faltas; não há infração à lei de Deus que não tenha punição.
A severidade do castigo é proporcional à gravidade da falta. A duração do castigo, para qualquer falta, é indeterminada e está subordinada ao arrependimento do culpado e seu retorno  ao bem. A pena dura tanto quanto a obstinação no mal e seria perpétua se a obstinação fosse perpétua, de curta duração se o arrependimento chega logo,
Desde que o culpado clame por misericórdia, Deus o ouve e lhe envia a esperança. Mas o simples remorso do mal não basta, pois é preciso a reparação. Por isso, o culpado é submetido a novas provas, nas quais pode sempre por sua vontade, fazer o bem em reparação ao mal que fez.
O homem é, assim, constantemente, o árbitro de sua própria sorte, podendo abreviar seu suplício ou prolonga-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua infelicidade, dependem da sua vontade de fazer o bem.
Tal é a lei, lei imutável e conforme a bondade e a justiça de Deus. ( O Evangelho Segundo O Espiritismo, baseado em Paulo, 1 Epístola aos Coríntios,  cap. 14. 11-14-16-17).
 
 
Irmãos esperamos em Cristo que estas palavras chequem a todos os corações repleta de fé, amor e caridade.