terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Buscai e Achareis - II

" Cada dia na Terra, a vida se nos recomeça no coração".  Emmanuel


Bom dia!
É com a graça e a permissão de Jesus que estamos  novamente aqui refletindo sobre este Consolador Prometido, que vem nos aconselhar, instruir e caminhar rumo ao desenvolvimento moral e espiritual. Que Ele esteja conosco.





                                                          BUSCAI E ACHAREIS


"Na infância da Humanidade, o homem não aplica sua inteligência senão à procura de sua alimentação, dos meios de se preservar das intempéries e de se defender dos seus inimigos; mas Deus lhe deu, a mais que ao animal, o desejo incessante do melhor e é este desejo do melhor que o impele à procura dos meios de melhorar sua posição, que o conduz às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento da ciência, porque a ciência que lhe proporciona o que lhe falta. Através das suas pesquisas, sua inteligência aumenta, sua moral se depura; às necessidades do corpo sucedem as necessidades do espírito; após o alimento material, é preciso o alimento espiritual e é assim que o homem passa da selvageria à civilização. Mas o progresso que cada homem cumpre, individualmente, durante sua vida, é bem pouca coisa, imperceptível mesmo num grande número; como então a Humanidade poderia progredir sem a preexistência e a "reexistência"  da alma? As almas, indo-se cada dia para não mais voltarem, a Humanidade se renovaria sem cessar com os elementos primitivos, tendo tudo a fazer, tudo a aprender; não haveria pois, razão para que o homem fosse mais avançado hoje do que nas primeiras idades do mundo, uma vez que, a cada nascimento, todo o trabalho intelectual estaria por recomeçar. A alma, ao contrário, voltando com o seu progresso realizado e adquirindo cada vez alguma coisa a mais, é assim que ela passa gradualmente da barbárie à civilização material e desta à civilização moral. "A reencarnação aparece como uma necessidade absoluta, como uma condição inerente à Humanidade, numa palavra, como uma lei natural; ela se revela pelos seus resultados, de um modo, pode-se  dizer, material, como o motor escondido se revela pelo movimento; só ela pode dizer ao homem de onde ele vem, para onde ele vai, porque está sobre a terra e justificar todas as anomalias e todas as injustiças aparentes que a vida apresenta. Sem o princípio da preexistência da alma e da pluralidade das existências, a maior parte das máximas do Evangelho são ininteligíveis, por isso, deram lugar a interpretações contraditórias; este princípio é a chave que lhe deve restituir seu verdadeiro sentido". ( O Evangelho Segundo O Espiritismo, cap. 25 e 4, baseado em Mateus cap 7. 7-11, 16, 13-17 e  Marcos cap. 8. 27-30).


Irmãos, agradecidos  por nos ajudarem neste trabalho, estamos esperando comentários, curiosidades e sugestões, pois, somente assim teremos um retorno de tudo que tem sido exposto, não deixa de ser um modo de melhorarmos a cada dia. Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário