segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Buscai e Achareis - I


" Cada dia na Terra, a vida se nos recomeça no coração". Emmanuel.


Irmãos, bom dia!
É com imenso prazer que estamos aqui para nossas reflexões diárias sobre o Evangelho do Mestre Jesus. Rogamos que estas palavras sirvam de refrigério as almas aflitas e perturbadas, ainda, de aprendizado para todos nós, pois somente assim conseguiremos tentar domar nossas más tendências, fazendo nossa reforma íntima e sendo melhor hoje do que fomos ontem conosco e com o próximo.






                                                         BUSCAI E ACHAREIS


"Sob o ponto de vista terrestre a máxima: Buscai e Achareis é análoga a esta: Ajuda-te, e o céu te ajudará. É o  princípio da lei do trabalho e por conseguinte da lei do progresso, porque o progresso é filho do trabalho e o trabalho coloca em ação as forças da inteligência. Se Deus tivesse isentado o homem do trabalho do corpo, seus membros estariam atrofiados; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal; por isso, lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás, trabalha e produzirás; dessa maneira, serás o filho das tuas obras, delas terás o mérito e serás recompensado segundo o que tiveres feito. É pela aplicação desse princípio que os Espíritos não vem poupar o homem do trabalho das pesquisas, trazendo-lhes descobertas e invenções feitas e prontas para produzir, de maneira a não ter que tomar senão o que se lhe colocasse na mão, sem ter o trabalho de se abaixar para recolher, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia se enriquecer e o mais ignorante tornar-se sábio de graça e um e outro se dar o mérito do que não teriam feito. Não, os espíritos não vem isentar o homem  da lei do trabalho, mas mostrar-lhe o fim que deve atingir e o caminho que a ele conduz, dizendo-lhe: Caminha e chegarás. Encontrarás pedra sob os teus passos: Olha e tira-as tu mesmo; nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar" ( O Livro dos Médiuns, cap.26). Sob o ponto de vista moral, aquelas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que deve clarear o vosso caminho e ela vos será dada; pedi a força para resistir ao mal e a tereis; pedi assistência dos bons Espíritos e eles vos servirão de guias; pedi bons conselhos e não vos serão jamais recusados; batei à nossa porta e ela vos será aberta, mas pedi sinceramente, com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade e não com arrogância; sem isso, sereis abandonados às vossas próprias forças e as próprias quedas que tereis serão a punição do vosso orgulho. Tal é o sentido destas palavras: Procurai e achareis, batei e se vos abrirá". ( O Evangelho Segundo O Espiritismo, baseado em Mateus, cap. 7, 7-11).


Mais uma vez estamos agradecido a Deus por esta oportunidade e a todos vocês que tem nos dado força e ânimo de continuar. Que Ele possa estar conosco hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário