sábado, 28 de fevereiro de 2015

Progressão dos mundos


“Que vosso coração não se turbe. – Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu já vos teria dito, porque eu me vou para preparar o lugar; - e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver ali estejais também”. -( São João, 14: 1-3 )-


Bom dia amados irmãos!
Assim como no texto que vamos refletir hoje, o progresso em nossa caminhada tem por objetivo a nossa felicidade plena. Sabemos onde encontrá-la, portanto, avante! Que os bons Espíritos sejam conosco e que o amor do Pai nos ampare.





                                   





                                                           Progressão dos mundos



“O progresso é uma das leis da Natureza; todos os seres da Criação, animados e inanimados, a ele estão submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece aos homens o fim das coisas, não é senão um meio de atingir, pela transformação, a um estudo mais perfeito, porque tudo morre para renascer e coisa alguma se torna em nada.

Ao mesmo tempo que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. Quem pudesse seguir um mundo nas suas diversas fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos que serviram à sua constituição, o veria percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas por graus insensíveis a cada geração, e oferecer aos seus habitantes uma morada mais agradável, à medida que estes avançam, eles mesmos, na senda do progresso. Assim caminham paralelamente o progresso do homem, o dos animais seus auxiliares, dos vegetais e da habitação, porque nada é estacionário na Natureza. Quanto esta ideia é grande e digna da majestade do Criador! e, ao contrário, quanto é pequena e indigna do seu poder aquela que concentra sua solicitude e sua providência sobre o imperceptível grão de areia da Terra, e restringe a Humanidade a alguns homens que a habitam!

A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao que está hoje, e atingirá, sob esse duplo aspecto, um grau mais avançado. Ela atingiu um dos seus períodos de transformação, em que, de mundo expiatório, se tornará mundo regenerador; então, os homens serão felizes porque a lei de Deus nela reinará.” -( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 3 – Santo Agostinho, Paris, 1862 )-.



Agradecemos a companhia de cada um de vocês e rogamos ao nosso Pai que os abençoe.
A graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário