"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". - ( João 8:32 ) -
Caros irmãos, que a luz do Mestre esteja conosco.
Que o nosso dia seja repleto de harmonia e que nosso espírito esteja sempre aberto a novos entendimentos e às mudanças necessárias ao nosso desenvolvimento.
Objeto do Espiritismo
"Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do
princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do
princípio espiritual. Ora, como este último princípio é uma das forças da Natureza,
a reagir incessantemente sobre o princípio material e reciprocamente, segue-se que o
conhecimento de um não pode estar completo sem o conhecimento do outro. O Espiritismo
e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se
acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao
Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação. O estudo das leis da
matéria tinha que preceder o da espiritualidade, porque a matéria é que primeiro
fere o sentidos. Se o Espiritismo tivesse vindo antes das descobertas científicas, teria
abortado, com tudo quanto surge antes do tempo.
Mais adiante, ainda nesta referência (A gênese), acrescenta Kardec:
A Ciência moderna abandonou os quatro elementos primitivos dos antigos e,
de observação em observação, chegou à concepção de um só elemento gerador de
todas as transformações da matéria; mas, a matéria, por si só, é inerte; carecendo de
vida, de pensamento, de sentimento, precisa estar unida ao princípio espiritual. O
Espiritismo não descobriu, nem inventou este princípio; mas, foi o primeiro a demonstrar-lhe,
por provas inconcussas, a existência; estudou-o, analisou-o e tornou-lhe evidente a ação. Ao elemento material, juntou ele o elemento espiritual. Elemento
material e elemento espiritual, esses os dois princípios, as duas forças vivas da
Natureza. Pela união indissolúvel deles, facilmente se explica uma multidão de fatos
até então inexplicáveis. O Espiritismo, tendo por objeto o estudo de um dos elementos
constitutivos do Universo, toca forçosamente na maior parte das ciências; só
podia, portanto, vir depois da elaboração delas; nasceu pela força mesma das coisas,
pela impossibilidade de tudo se explicar com o auxílio apenas das leis da matéria.
Em suma, os fatos ou fenômenos espíritas, isto é, produzidos por Espíritos
desencarnados, são a substância mesma da Ciência Espírita, cujo objeto é o estudo
e conhecimento desses fenômenos, para fixação das leis que os regem".
O tríplice aspecto da Doutrina Espírita
"O tríplice aspecto da Doutrina Espírita ressalta da própria
conceituação que lhe dá Allan Kardec, conforme citação feita no
roteiro anterior: O Espiritismo é, ao mesmo tempo,
uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência
prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os
Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências
morais que dimanam dessas mesmas relações.
O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: [é
ainda Kardec quem afirma] o das manifestações, o dos princípios e da filosofia que delas decorrem e o da aplicação desses princípios.
Daí, três classes, ou, antes, três graus de adeptos:
1º. Os que creem nas manifestações e se limitam a comprová-las; para esses, o Espiritismo
é uma ciência experimental;
2º. Os que lhe percebem as conseqüências morais;
3º. Os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral. Qualquer que seja o
ponto de vista, científico ou moral, sob que considerem esses estranhos fenômenos,
todos compreendem constituírem eles uma ordem, inteiramente nova, de idéias
que surge e da qual não pode deixar de resultar uma profunda modificação no
estado da Humanidade e compreendem igualmente que essa modificação não pode
deixar de operar-se no sentido do bem.
Assim, consoante as palavras de Kardec, podemos identificar o tríplice aspecto
do Espiritismo:
a) Científico – concernente às manifestações dos Espíritos;
b) Filosófico – respeitante aos princípios, inclusive morais, em que se assenta
a sua doutrina;
c) Religioso – relativo à aplicação desses princípios". -( FEB )-
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