"Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". - ( São João, 8:32 ) -
Queridos irmãos, bom dia!
Estamos radiantes de felicidade com a participação de vocês em nossas reflexões, sabendo que a cada dia mais irmãos se interessam pelo entendimento e a prática dos ensinamentos do Mestre Jesus. Somente assim temos a certeza de estarmos trilhando o caminho certo, com a aprovação Dele, da Espiritualidade Superior e de vocês.
Muito obrigado!
Pontos principais da Doutrina Espírita
"Allan Kardec, na Introdução de O Livro dos Espíritos, trata dos pontos principais dos ensinos transmitido pelos Espíritos Superiores. Ressalta, principalmente que os próprios seres que comunicam se designam a si mesmos pelo nome de Espíritos ou Gênios, declarando, alguns pelo menos, terem pertencido a homens que viveram na Terra. Eles compõem o mundo espiritual, como nós o mundo corporal durante a vida terrena.
Passa, em seguida a resumir esses pontos principais:
Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.
Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade. Entre as diferentes espécies de seres corpóreos, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos.
A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório. Há no homem três coisas: 1- o corpo ou ser material, análogo aos animais e animados pelo mesmo princípio vital;
2- a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo;
3- o laço ou períspirito que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito... O laço ou períspirito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semi-material. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-lhe acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições.
2- a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo;
3- o laço ou períspirito que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito... O laço ou períspirito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semi-material. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-lhe acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições.
O Espírito, não é, pois, um ser abstrato, indefinido, só possível de perceber-se pelo pensamento. É um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna apreciável pela vista, pelo ouvido e pelo tato.
Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade. Os da primeira ordem são Espíritos superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos,
sua proximidade de Deus, pela pureza de seus sentimentos e por seu amor
do bem: são os anjos ou puros Espíritos. Os das outras classes se acham cada vez mais
distanciados dessa perfeição, mostrando-se os das categorias inferiores, na sua maioria,
eivados das nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc.
Os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma categoria. Todos se melhoram,
passando pelos diferentes graus de hierarquia espírita. Esta melhora se efetua
por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão.
A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam
atingido a absoluta perfeição moral.
Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para
passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo,
durante o qual permanece em estado de Espírito errante.
Tendo o Espírito que passar por muitas encarnações, segue-se que todos nós
temos tido muitas existências e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeiçoadas,
quer na Terra, quer em outros mundos.
A encarnação dos Espíritos se dá sempre na espécie humana; seria erro acreditar-se
que a alma ou Espírito possa encarnar no corpo de um animal.
As diferentes existências corpóreas do Espírito são sempre progressivas e nunca
regressivas; mas, a rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para
chegar à perfeição. [...] Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do
Universo. Os não encarnados ou errantes não ocupam uma região determinada e
circunscrita; estão por toda parte no espaço e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos
de contínuo. É toda uma população invisível, a mover-se em torno de nós.
Os Espíritos exercem incessante ação sobre o mundo moral e mesmo sobre o
mundo físico. Atuam sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das
potências da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até então
inexplicados ou mal explicados e que não encontram explicação racional senão no
Espiritismo.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes. Os bons Espíritos nos
atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las
com coragem e resignação. Os maus nos impelem para o mal; é-lhes um gozo ver-nos
sucumbir e assemelhar-nos a eles.
As comunicações dos Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas. As
ocultas se verificam pela influência boa ou má que exercem sobre nós, à nossa revelia.
Cabe ao nosso juízo discernir as boas das más inspirações. [...] Os Espíritos se
manifestam espontaneamente ou mediante evocação. [...] Os Espíritos são atraídos
na razão da simpatia que lhes inspire a natureza moral do meio que os evoca. Os
Espíritos Superiores se comprazem nas reuniões sérias, onde predominam o amor do
bem e o desejo sincero, por parte dos que as compõem, de se instruírem e melhorarem.
A presença deles afasta os Espíritos inferiores que, inversamente, encontram
livre acesso e podem obrar com toda a liberdade entre pessoas frívolas ou impelidas
unicamente pela curiosidade e onde quer que existam maus instintos [...].
Distinguir os bons dos maus Espíritos é extremamente fácil. Os Espíritos superiores
usam constantemente de linguagem digna, nobre, repassada da mais alta
moralidade [...]. A dos Espíritos inferiores, ao contrário, é inconsequente, amiúde,
trivial e até grosseira.
A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima
evangélica: Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, isto é,
fazer o bem e não o mal. Neste princípio encontra o homem uma regra universal de
proceder, mesmo para as suas menores ações. [...] Ensinam, finalmente que, no
mundo dos Espíritos, nada podendo estar oculto, o hipócrita será desmascarado e
patenteadas todas as suas torpezas; que a presença inevitável, e de todos os instantes,
daqueles para com quem houvermos procedido mal constitui um dos castigos que
nos estão reservados; que ao estado de inferioridade e superioridade dos Espíritos
correspondem penas e gozos desconhecidos na Terra. Mas, ensinam também não
haver faltas irremissíveis, que a expiação não possa apagar. Meio de consegui-lo
encontra o homem nas diferentes existências que lhe permitem avançar,
conformemente aos seus desejos e esforços, na senda do progresso, para a perfeição,
que é o seu destino final.
Eis, assim, os pontos principais da Doutrina Espírita, que serão desenvolvidos
no transcorrer deste Curso". -( FEB )-
A graça e a paz sejam conosco!
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