"Lutai, Senhor, contra os que me atacam, combatei meus adversários". -( Salmos, 34 )-
Amados irmãos, bom dia!
Iniciaremos hoje os estudos dos ensinamentos transmitidos
pelos Espíritos Superiores sobre: Vida no mundo espiritual. Fluidos e
perispírito. O fenômeno da intercomunicação mediúnica. Dos médiuns. Da prática
mediúnica. Obsessão e desobsessão. Fenômenos de emancipação da alma. A evolução
do pensamento religioso. Movimento espírita e unificação.
Iremos passo a passo meditando sobre cada um desses temas e
para tanto, roguemos ao nosso Mestre Jesus e aos bons Espíritos que sejam
conosco para o melhor aproveitamento desses preciosos ensinamentos.
Individualidade do Espírito após a desencarnação
“Existem interpretações filosóficas e religiosas que defendem
a hipótese de que, após a desencarnação, o Espírito perde a sua individualidade
e se incorpora ao todo universal, por uns chamado de Deus; por outros, “Alma
Universal”. O Espiritismo assim se pronuncia a respeito deste assunto: O
conjunto dos Espíritos não forma um todo? não constitui um mundo completo?
Quando estás numa assembléia, és parte integrante dela; mas, não obstante,
conservas sempre a tua individualidade. Os que pensam que, pela morte, a alma
reingressa no todo universal estão em erro, se supõem que, semelhante à gota
d’água que cai no Oceano, ela perde ali a sua individualidade. Estão certos, se
por todo universal entendem o conjunto dos seres incorpóreos, conjunto de que
cada alma ou Espírito é um elemento. Se as almas se confundissem num amálgama
só teriam as qualidades do conjunto, nada as distinguiria umas das outras.
Careceriam de inteligência e de qualidades pessoais quando, ao contrário, em
todas as comunicações [mediúnicas], denotam ter consciência do seu eu e vontade
própria.
[...] Se, após a morte, só houvesse o que se chama o grande
Todo, a absorver todas as individualidades, esse Todo seria uniforme e, então,
as comunicações que se recebessem do mundo invisível seriam idênticas. Desde
que, porém, lá se nos deparam seres bons e maus, sábios e ignorantes, felizes e
desgraçados; que lá os há de todos os caracteres: alegres e tristes, levianos e
ponderados, etc., patente se faz que eles são seres distintos. A
individualidade ainda mais evidente se torna, quando esses seres provam a sua
identidade por indicações incontestáveis, particularidades individuais
verificáveis, referentes às suas vidas terrestres. Também não pode ser posta em
dúvida, quando se fazem visíveis nas aparições. A individualidade da alma nos
era ensinada em teoria, como artigo de fé. O Espiritismo a torna manifesta e,
de certo modo, material”. -( FEB )-
Que a graça e a paz sejam conosco!
Que a graça e a paz sejam conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário