terça-feira, 7 de abril de 2015

Não vades aos Gentios


"Não se acende uma candeia para a colocar sob o alqueire; mas a colocam sobre um candeeiro, a fim de que ela clareie todos aqueles que estão na casa". - ( São Mateus, 5:15 ) -



Bom dia! 
Aproveitemos mais um dia que o Senhor nos concede, para sermos hoje sempre melhores do que fomos ontem; e amanhã do que fomos hoje.
Nossa fé nos fortaleça a trilhar o caminho do bem e do amor ao próximo.




                                       




                                                           Não vades aos Gentios


"... Se pois, disse aos apóstolos para não irem aos Pagãos, não foi por desdenhar sua conversão, o que teria sido pouco caridoso, mas porque os Judeus, que criam na unicidade de Deus e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei  de Moisés e os profetas, para receber a sua palavra. Entre os Pagãos, a própria base faltando, tudo estava por fazer e os apóstolos não estavam ainda bastante esclarecidos para uma tão pesada tarefa; por isso, lhes disse: Ide  às ovelhas desgarradas de Israel; quer dizer, ide semear num terreno já preparado, sabendo bem que a conversão dos Gentios viria a seu tempo; mais tarde, com efeito, no próprio centro do paganismo, os apóstolos iriam plantar a cruz.

Essas palavras podem se aplicar aos adeptos e aos propagadores do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os escarnecedores obstinados, os adversários interessados, são para eles o que eram os Gentios para os apóstolos. A exemplo destes procuram primeiro os prosélitos entre as pessoas de boa vontade, daqueles que desejam a luz, em quem se encontra um germe fecundo e o número deles é grande, sem perder seu tempo com aqueles que recusam ver e ouvir e se obstinam tanto mais pelo orgulho quanto se parece ligar mais valor à sua conversão. Mais vale abrir os olhos a cem cegos que desejam ver claramente, do que a um único que se compraz na obscuridade, porque é aumentar o número dos que sustentam a causa em maior proporção... Sua vez virá, quando serão dominados pela opinião geral e ouvirão a mesma coisa repetida sem cessar ao seu redor; então crerão aceitar a ideia voluntariamente e por si mesmos, e não sob a pressão de um indivíduo. Depois ocorre com a ideia o mesmo que ocorre com a semente em terreno preparado; por isso, é melhor esperar o tempo propício e cultivar primeiro as que germinam, para evitar que abortem as outras em as apressando muito.

Ao tempo de Jesus em consequência das ideias restritas e materiais da época, tudo estava circunscrito e localizado; a casa de Israel, era um pequeno povo; os  Gentios eram pequenos povos circundantes: hoje as ideias se universalizam e se espiritualizam. A luz nova não é privilégio de nenhuma nação; para ela, não existem mais barreiras; tem seu foco por toda parte e todos os homens são irmãos. Mas também os Gentios não são mais um povo, porém uma opinião que se encontra por toda parte, e da qual a verdade triunfa pouco a pouco, como o Cristianismo triunfou do Paganismo. Não é mais com as armas de guerra que são combatidas mas com o poder da ideia". ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 24, baseado em São Mateus, 10:5-7 ).



Que o Deus de justiça e paz nos ilumine para que possamos aceitar os nossos irmãos de outras religiões, respeitando-os e amando-os como nossos irmãos de Humanidade. Sabendo que cada um floresce a seu tempo.
Que Jesus seja louvado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário