quarta-feira, 1 de abril de 2015

Muito se pedirá àquele que muito recebeu


" porque  há muitos chamados e poucos os escolhidos " - ( São Mateus. 22:14b ) -


Bom dia !
Neste caminho que nos conduz ao esclarecimento, peçamos ao Senhor que nos habilite a ser cada dia melhores, sendo assim mais um trabalhador na sua seara. Tendo a responsabilidade de abrir nossa mente e nosso coração sempre em favor do próximo.






                                                Muito se pedirá àquele que muito recebeu


"Esta máxima encontra, sobretudo, sua aplicação nos Ensinamentos dos Espíritos.  Todo aquele que conhece os preceitos do Cristo é culpável, seguramente de não o praticar.
O Ensinamento dos Espíritos, que reproduz esta máxima sob diferentes formas que as desenvolve e as comenta, pô-las ao alcance de todos, tem a particularidade de não ser circunscrito e  cada um, letrado ou iletrado, crente  ou incrédulo, cristão ou não, pode recebe-lo... não pode se desculpar, nem por sua falta de instrução, nem pela obscuridade do sentido alegórico. Aquele, pois, que não as aproveita para o seu adiantamento, que as admira como coisas interessantes e curiosas sem que o seu coração por elas seja tocado, que não é nem menos apegado aos bens materiais, nem melhor para o seu próximo, é tanto mais culpado, quanto tenha maiores meios de conhecer a verdade.

Os médiuns que obtém boas comunicações são ainda mais repreensíveis em persistir no mal, porque frequentemente, escrevem a sua própria condenação e se não estivessem cegos pelo orgulho, reconheceriam que é  a eles que os Espíritos se dirigem. Mas em lugar de tomar para eles as lições que escrevem ou que veem escrever, seu único pensamento é de as aplicar aos outros, realizando assim estas palavras de Jesus : " Vedes um argueiro no olho do vosso vizinho e não vedes a trave que está no vosso olho".

Por estas outra palavras: " Se fôsseis  cegos não teríeis pecado",  Jesus quer dizer que a culpabilidade está em razão das luzes que se possui; ora, os Fariseus que tinham a pretensão de ser, e que eram, com efeito, a parte mais esclarecida da nação, eram mais repreensíveis aos olhos de Deus dos que o povo ignorante. Ocorre o mesmo hoje.
Aos Espíritas, pois, será pedido muito porque receberam muito, mas, também, àqueles que tiverem aproveitado, será dado muito.

O primeiro pensamento de todo Espírita sincero deve ser o de procurar, nos conselhos dados pelos Espíritos, se não há alguma coisa que possa lhe dizer respeito.
O Espiritismo vem multiplicar o número dos chamados, pela fé que proporciona, multiplicará também o número dos escolhidos ". ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 18, baseado em São Lucas. 12:47,48, São João. 9: 39 a 41).

"Muito se pedirá àquele a quem se tiver muito dado e se fará prestar maiores contas àqueles a quem se tiver confiado mais coisas ". ( São Lucas ).


Irmãos, diante desta reflexão, vem a nossa responsabilidade, quanto mais conhecimento tivermos dos ensinamento de Jesus, mais nos será cobrado. Porque não poderemos jamais usar a desculpa de que não sabíamos que deveríamos fazer. Portanto, estejamos alerta, pois, somente assim cumpriremos com louvores nossa missão na crosta terrestre.
Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário