segunda-feira, 4 de abril de 2016

A base religiosa da humanidade


"Vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai" - (João 8:38) -








Amados irmãos, bom dia!
Que o nosso entendimento e amor ao próximo faça com que enxerguemos os irmãos de outras denominações religiosas exatamente como nossos irmãos em humanidade. Tendo em vista que toda religião é boa e que cada um está no lugar onde foi chamado. Por isso respeitemos qualquer credo. como desejamos que respeitem o nosso.




A base religiosa da humanidade

Conceito de religião, religião natural e religião revelada

A evolução moral da humanidade tem como base o sentimento religioso inato da existência de Deus. Esta religiosidade natural de todo ser humano fez surgir no cenário 
terrestre múltiplas formas de experiência religiosa, caracterizadas pela concepção do sagrado e pela submissão aos poderes divinos. Dessa forma, religião pode ser entendida como a crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal. É [...] o sentimento divino que prende o homem ao Criador.

As religiões são organizações dos homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios; dignas de todo acatamento pelo sopro de inspiração superior que as faz surgir, são como gotas de orvalho celeste, misturadas com os elementos da terra em que caíram. Esclarece, porém, Emmanuel, que em face da Ciência e da Filosofia, [...] é o sentimento divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a Religião edifica e ilumina os sentimentos. As primeiras se irmanam na Sabedoria, a segunda personifica o Amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da espiritualidade.

Tais esclarecimentos abrangem tanto [...] as religiões dos povos primitivos quanto as formas mais complexas de organização de vários sistemas religiosos, embora variem muito os conceitos sobre o conteúdo e a natureza da experiência religiosa.  O estudo da evolução do pensamento religioso classifica a religião em natural e em revelada. A religião natural indica que o homem traz consigo, desde a sua origem, a idéia da existência de um Ente Superior. Os fenômenos da natureza são cultivados nas religiões naturais. Neste contexto, a adoração a Deus [...] está na lei natural, pois resulta de um sentimento inato no homem. Por essa razão é que existe entre todos os povos, se bem que sob formas diferentes. Sabemos, por outro lado, que o tóxico do intelectualismo procura desacreditar esta ordem de idéias, dizendo [...] que o pensamento religioso é uma ilusão. Tal afirmativa carece de fundamento. Nenhuma teoria científica, nenhum sistema político, nenhum programa de reeducação pode roubar do mundo a idéia de Deus e a imortalidade do ser, inatas no coração dos homens. As ideologias novas também não conseguirão eliminá-las. A religião viverá entre as criaturas, instruindo e consolando, como um sublime legado.

É importante destacar que o [...] Espiritismo é chamado a desempenhar imenso papel na Terra. Ele reformará a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; retificará os erros da História; restaurará a religião do Cristo [...]; instituirá a verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai diretamente a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina ou nos degraus de um altar. Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo, aos quais alguns homens foram levados pelos incessantes abusos dos que se dizem ministros de Deus, pregam a caridade com a espada em cada mão, sacrificam às suas ambições e ao espírito de dominação os mais sagrados direitos da Humanidade. Em termos históricos, importa considerar que a [...] teologia cristã introduziu o termo “revelação” — manifestação de um mistério escondido — para definir a especificidade da fé cristã, dependente de um evento histórico: o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Religião revelada estaria assim em oposição a religião natural, uma vez que esta corresponderia a uma atividade humana que poderia ser analisada pela Filosofia, Psicologia, Sociologia ou qualquer ciência específica de religião. No sentido especial da fé religiosa, a revelação se diz mais particularmente das coisas espirituais que o homem não pode descobrir por meio da inteligência, nem com o auxílio dos sentidos e cujo conhecimento lhe dão Deus ou seus mensageiros, quer por meio da palavra direta, quer pela inspiração. Neste caso, a revelação é sempre feita a homens predispostos, designados sob o nome de ‘‘profetas’’ ou ‘‘messias’’, isto é ‘‘enviados’’ ou ‘‘missionários’’, incumbidos de transmiti-la aos homens. As religiões reveladas são o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, respectivamente transmitidas por Moisés, Jesus e Maomé.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-





Estudo do Livro dos Espíritos



                                                                





62. Qual a causa da animalização da matéria?

“Sua união com o princípio vital.”




Que a graça e a paz sejam conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário