"Antes sede uns para com os outros benignos." -( Paulo aos Efésios, 4: 32 )-
Amados irmãos, bom dia!
Temos em todos instantes, oportunidades de praticar os ensinamentos do nosso Mestre Jesus. Peçamos aos bons Espíritos que nos orientem para assim agir. Dessa forma, estaremos construindo pontes no lugar de muros.
Tradição religiosa chinesa
“Desde as épocas mais
distantes, Jesus enviou missionários às criaturas que se organizavam, econômica
e politicamente, entre as primeiras comunidades da Terra. É importante considerar, porém, que a tradição
religiosa chinesa apresenta uma feição mais filosófica do que religiosa,
propriamente dita, daí ser nomeada como ‘‘filosofia religiosa’’ ou
‘‘religião-filosófica’’.
Taoísmo: originalmente, o
termo chinês Tao significava “caminho”, palavra chave de todas as antigas
escolas filosóficas da China, inclusive o Confucionismo. Foi somente no séc. IV
a.C., através de Lao-Tsu e Chuang- Tsu, que o Taoísmo recebeu impulso decisivo.
Como religião, sabe-se que a doutrina começou a se tornar conhecida no séc. I
a.C., quando era divulgada por sacerdotes mágicos, os quais, se julgando
possuidores de poderes divinos, prometiam aos crentes a restauração da
juventude, a aquisição de virtudes sobre-humanas e a garantia da imortalidade
da alma. A bíblia do taoísmo é o Tao te King, que prega a existência de três
caminhos:
a) o Tao, ou caminho da
realidade íntima (refere-se ao Criador, de onde brota a vida e ao qual toda a
vida retorna);
b) o Tao, ou caminho do
universo, da norma, do ritmo da natureza, enfim;
c) o Tao, ou caminho da vida
humana.
Confucionismo: Emmanuel nos
esclarece que Confúcio (ou Kong-Fo-Tsé), fundador do Confucionismo, [...] na
qualidade de missionário do Cristo, teve de saturar-se de todas as tradições
chinesas, aceitar as circunstâncias imperiosas do meio, de modo a beneficiar o
país na medida de suas possibilidades de compreensão. [...] Suas lições estão
cheias do perfume de requintada sabedoria moral.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-
INTELIGÊNCIA E INSTINTO
71. A inteligência é atributo do princípio vital?
“Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm
vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes,
porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se.
Necessário é que o espírito se una à matéria
animalizada para intelectualizá-la.”
A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas
classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a
vontade de atuar, a consciência de que existem e de que constituem
uma individualidade cada um, assim como os meios de estabelecerem
relações com o mundo exterior e de proverem às suas
necessidades.
Podem distinguir-se assim: lº, os seres inanimados, constituídos
só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos
brutos; 2º, os seres animados que não pensam, formados de
matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência;
3º, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados
de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes
outorga a faculdade de pensar.
Que a graça e a paz sejam conosco!
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