sábado, 9 de abril de 2016

O que é fé religiosa


"Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas." - Jesus - ( Lucas, 11:35 ) -



Amados irmãos, bom dia!
"Nem sempre a luz reside onde a opinião comum pretende observá-la." -( Vinha de Luz - Chico Xavier / Emmanuel )-
Busquemos em nosso Mestre Jesus a verdadeira luz e que os bons Espíritos nos auxiliem. 










O que é fé religiosa?


“Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-




Estudo do Livro dos Espíritos







67. A vitalidade é atributo permanente do agente vital, ou se desenvolve tão-só pelo funcionamento dos órgãos? 

“Ela não se desenvolve senão com o corpo. Não dissemos que esse agente sem a matéria não é a vida? A união dos dois é necessária para produzir a vida.” 

a) — Poder-se-á dizer que a vitalidade se acha em estado latente, quando o agente vital não está unido ao corpo? 

“Sim, é isso.” 

O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe impulsão da atividade íntima ou princípio vital que entre eles existe. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital dá impulsão aos órgãos, a ação destes entretém e desenvolve a atividade daquele agente, quase como sucede com o atrito, que desenvolve o calor.



Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário