terça-feira, 5 de abril de 2016

Características da experiência religiosa humana


"Disse-lhes Abraão: Eles tem Moisés e os profetas; ouçam-nos" -( Lucas, 16:29 )-



Amados irmãos, bom dia!
Muitos deixam de seguir os caminhos espirituais, pois, em sua visão egoística, não receberam de Deus uma resposta direta e pessoal. Baseiam sua fé ( ou a falta dela ) na expectativa de que o Criador lhes apareça pessoalmente ou que lhes envie um emissário em seu nome para resolver seus problemas. Isso os tornam mais cegos ainda e, assim, deixam de perceber que o que procura está a seu lado o tempo todo.
Que os bons Espíritos abram nossos olhos espirituais, a fim de que possamos enxergar a presença do nosso Pai Celeste em todas as coisas que nos cercam.










“O que a experiência religiosa tem em comum nas diferentes culturas? 

Sendo Deus o eixo de todas as crenças religiosas e o objetivo de todos os cultos, o caráter de todas as religiões é conforme à idéia que elas dão de Deus. As religiões que fazem de Deus um ser vingativo e cruel julgam honrá-lo com atos de crueldade, com fogueiras e torturas; as que têm um Deus parcial e cioso são intolerantes e mais ou menos meticulosas na forma, por crerem-no mais ou menos contaminado das fraquezas e ninharias humanas.

Haverá revelações diretas de Deus aos homens?


Algumas interpretações religiosas, cristãs e não-cristãs, acreditam que Deus pode revelar-se diretamente aos homens, sem utilização de intermediários. Em relação a esta questão, Kardec analisa: É uma questão que não ousaríamos resolver, nem afirmativamente, nem negativamente, de maneira absoluta. O fato não é radicalmente impossível, porém, nada nos dá dele prova certa. O que não padece dúvida é que os Espíritos mais próximos de Deus pela perfeição se imbuem do seu pensamento e podem transmiti-lo. Quanto aos reveladores encarnados, segundo a ordem hierárquica a que pertencem e o grau a que chegaram de saber, esses podem tirar dos seus próprios conhecimentos as instruções que ministram, ou recebê-las de Espíritos mais elevados, mesmo dos mensageiros diretos de Deus, os quais, falando em nome de Deus, têm sido às vezes tomados pelo próprio Deus.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-




Estudo do Livro dos Espíritos







63. O princípio vital reside nalgum agente particular, ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada? Numa palavra, é efeito, ou causa? 

“Uma e outra coisa. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é a vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.”



Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário