sábado, 27 de agosto de 2016

Epístola aos colossenses


"E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista." -( Atos, 9: 18 )-




Amados irmãos, bom dia!
Muitos Ananias se nos apresentam em nosso dia a dia com o objetivo de ajudar-nos a retirar "escamas" que nos tem impedido de enxergar a realidade. Note-se que, apenas ajudar a retirar as escamas a fim de que enxerguemos nós mesmos, como nossos próprios olhos o que não nos é conveniente. Busquemos em nosso Mestre Jesus e na espiritualidade amiga, o discernimento para tal e vivamos.









“Paulo enviou três cartas às comunidades cristãs da província romana da Ásia. Colossos foi uma delas, cidade localizada a aproximadamente 200 km de Éfeso. Colossos localizava-se no oeste da Ásia Menor, ao sul do rio Meandro (atual Menderes), 6,4 km a leste de Denilzli na Turquia de hoje. Era uma cidade comercial até ser incorporada pela vizinha Laodiceia, e abrigou a comunidade cristã a quem foi dirigida a epístola aos colossenses.
Paulo teve contato com os colossenses a partir do seu trabalho missionário em Éfeso (Atos dos Apóstolos, 19) e auxiliado por muitos companheiros, através dos quais diversas igrejas cristãs foram erguidas na Ásia romana, como as do Vale do Lico, da Laodiceia e de Hierápolis. As comunidades cristãs fundadas nessas localidades dependeram do esforço de Epafras, dedicado discípulo de Paulo, que o via como “leal ministro do Cristo.”
A epístola aos colossenses faz parte do grupo das “epístolas do cativeiro”. Paulo estava na prisão (provavelmente em Roma) [...]. A epístola aos colossenses parece ter sido escrita bastante cedo no período que Paulo estava na prisão, por volta de 60–61 a.C. Epafras fizera uma visita a Paulo em Roma e o informara do estado das igrejas no vale do Lico. Embora grande parte do relato fosse animador, uma característica inquietante era o ensinamento atraente, mas falso recentemente introduzido na congregação; se não fosse contido, subverteria o Evangelho e poria os colossenses numa servidão espiritual. A dificuldade relatada por Epafras estava relacionada à idolatria e aos maus costumes pagãos (liberalidade sexual), uma vez que as comunidades cristãs, da região, eram basicamente constituídas de gentios convertidos. Existem dúvidas se a carta aos colossenses é de autoria de Paulo. Alguns estudiosos entendem que o estilo pesado e repetitivo não é o usualmente utilizado pelo apóstolo. Há dúvidas também relacionadas a certas ideias teológicas, principalmente as que fazem alusão ao corpo do Cristo, ao Cristo como cabeça do corpo e à igreja universal. São ideias semelhantes às divulgadas pelos gnósticos no século II d.C. Outras ideias que são combatidas, pretensamente por Paulo, estão relacionadas a conceitos essênicos, comuns entre os judeus que seguiam os preceitos dos essênios (poderes celestes e cósmicos), seita existente à época do Cristo.” -( FEB - EADE )- 




Estudo do Livro dos Espíritos







PARECENÇAS FÍSICAS E MORAIS 

207. Freqüentemente, os pais transmitem aos filhos a parecença física. Transmitirão também alguma parecença moral? 

“Não, que diferentes são as almas ou Espíritos de uns e outros. O corpo deriva do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças apenas há consanguinidade.” 

a) — Donde se originam as parecenças morais que costuma haver entre pais e filhos? 

“É que uns e outros são Espíritos simpáticos, que reciprocamente se atraíram pela analogia dos pendores.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário