quarta-feira, 26 de abril de 2017

Eu sou o bom Pastor


“Amai-­vos  ardentemente  uns  aos  outros  com  um  coração puro.” -( I Pedro, 1:22 )-




 Amados irmãos, bom dia!
"O amor a que se refere o Evangelho é antes a divina disposição de servir  com alegria, na execução da Vontade do Pai, em qualquer  região onde permaneçamos. Muita gente afirma que ama, contudo, logo que surjam circunstâncias contra os seus caprichos, passa a detestar. Gestos que aparentavam dedicação convertem­-se em atitudes do interesse inferior. Relativamente ao assunto, porém, o apóstolo fornece a nota dominante da lição. Amemo­-nos uns aos outros, ardentemente, mas guardemos o coração elevado  e puro." -( Vinha de Luz - Chico Xavier / Emmanuel )-






Interpretação do texto evangélico: 

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido (Jo, 10: 14). 

"A palavra pastor (do hebraico ro’eh e do grego poimen) apresenta diferentes significados nos textos bíblicos. Pastor ou guardador de gado é o mais conhecido: identifica as pessoas que cuidam de um rebanho, especialmente o de ovelhas. Exemplo: “E todas as nações serão reunidas diante dele e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas” (Mt 25:32). 

Pode referir-se a ministro de uma igreja. Exemplo: “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas” (Hb 13:17). 

Indica também governante espiritual ou guia de um povo, nação ou Humanidade. Ismael é considerado pelos espíritas como o guia espiritual do Brasil. Jesus é o governante ou governador da Humanidade terrestre. Exemplo: “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas”.(Hb 13:20) 

Encontramos, ainda, o significado de pastor como indicativo de Deus, o Criador Supremo, sobretudo nos textos do Velho Testamento: Exemplo: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará”. (Sl 23:1) 

Jesus aplica a si mesmo o cognitivo “pastor” ou “porta”, no sentido de Governador ou Dirigente da Humanidade terrestre. «[...] O Cristo, porém, é a porta da Vida Abundante. Com ele, submetemo-nos aos desígnios do Pai Celestial e, nessa diretriz, aceitamos a existência como aprendizado e serviço, em favor de nosso próprio crescimento para a Imortalidade.

Fora dos textos bíblicos, «[...] Homero e outros escritores seculares frequentemente chamavam os reis e governadores de pastores (Ilíada, I, 263).» No contexto da citação de João, a afirmativa do Cristo “Eu sou o bom Pastor”, tem como significado expresso o de ser ele, Jesus, o Governador Espiritual do Orbe, o condutor dos nossos destinos, o Guia e Modelo da Humanidade. Nenhum dos demais significados estudados anteriormente se aplicam  ao Mestre: Jesus não deve ser confundido com guardador de ovelhas, com ministro ou chefe de igreja cristã, com governantes de províncias da Terra, e, especialmente, com Deus. Cristo é a linha central de nossas cogitações. Ele é o Senhor único, depois de Deus, para os filhos da Terra, com direitos inalienáveis, porquanto é a nossa luz do primeiro dia evolutivo e adquiriu-nos para a redenção com sacrifícios de seu amor. Somos servos d'Ele. Precisamos atender-lhe aos interesses sublimes, com humildade. 

Emmanuel esclarece no seu livro A Caminho da Luz, a posição de Jesus como dirigente planetário: Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. 

Neste sentido, Jesus não é apenas “o pastor”, mas “o bom pastor” porque conhece verdadeiramente as suas ovelhas, guiando-as com segurança e amor ao longo do processo ascensional. Compadecendo-se de nossa ignorância, a Divina Providência deliberou enviar alguém que nos instruísse nos caminhos da elevação, e Jesus, o Sublime Governador do Planeta Terrestre, veio em pessoa explicar-nos que Deus não nos pede nem adulações e nem pompas, nem vítimas e nem holocaustos, e sim o coração inflamado de fraternidade, a serviço do bem, para que a Terra se abra, enfim, à glória e à felicidade do Seu Reino." -( FEB - EADE )- 





Estudo do Livro dos Espíritos






450. A dupla vista é suscetível de desenvolver-se pelo exercício? 

“Sim, do trabalho sempre resulta o progresso e a dissipação do véu que encobre as coisas.” 

a) — Esta faculdade tem qualquer ligação com a organização física? 

“Incontestavelmente, o organismo influi para a sua existência. Há organismos que lhe são refratários.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário