sábado, 15 de abril de 2017

A herança de Deus


“Nem  como  tendo  domínio sobre  a  herança  de  Deus,  mas servindo de exemplo ao rebanho.” -( I Pedro, 5:3 )-




Amados irmãos, bom dia!
"Aos companheiros de Espiritismo cristão cabem tarefas de enormes proporções, junto das almas. Preocupam-­nos profundos problemas da fé, transcendentes questões da dor. A ti, pois, meu irmão, que guardas contigo os interesses de muitas almas, repito as palavras do grande apóstolo, para que jamais te envaideças, nem procedas “como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao  rebanho” -( Vinha de Luz - Chico Xavier / Emmanuel )-








Interpretação do texto evangélico: 

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos? (Mt 21:42). 

A palavra “pedra” citada no texto evangélico traz o significado de verdade essencial que foi anunciada por meio de uma revelação. Ainda que a Filosofia e a Ciência não utilizem como referência metodológica o aprendizado espiritual e o religioso — por considerá-los conhecimentos do senso comum, obtidos pela intuição ou pela ação mediúnica —, não podem, contudo, ignorá-los ou rejeitá-los como incorretos. A revelação religiosa e moral (espiritual) é o esclarecimento «[...] que se presta com o intuito de fazer outrem conhecer alguma coisa ainda desconhecida, ignorada.

Revelação vem de revelo, substantivo latino derivado do verbo revelare, expressão empregada comumente nos textos religiosos, a partir da tradução do termo hebraico galah ou do grego apokalypto, cuja idéia é a mesma em ambos: desvendar alguma coisa oculta com a intenção de fazê-la conhecida. Em termos religiosos, sobretudo no sentido expresso no Velho Testamento, revelação é literalmente entendida como a “Palavra ou Pensamento de Deus”. 

Em consequência, algumas doutrinas teológicas cristãs apresentam um discurso inflexível relativo ao conceito de fé. A [...] revelação é ao mesmo tempo indicativa e imperativa, e sempre normativa. As manifestações de Deus sempre são feitas no contexto de uma exigência que pede confiança e obediência àquilo que é revelado — uma resposta, que é inteiramente determinada e controlada pelo conteúdo da própria revelação. Em outras palavras, a revelação de Deus chega ao homem não como uma informação sem qualquer obrigação, mas antes, como uma regra mandatória de fé e de conduta. A vida do homem precisa ser governada, não pelos caprichos particulares e fantasias humanas, nem por adivinhações acerca das coisas divinas não reveladas, mas antes, pela crença reverente em tudo quanto Deus lhe revela, o que conduz a uma aceitação consciente de todos os imperativos que a revelação porventura contenha (Dt 29,29). 

Esses esclarecimentos, se levados aos extremos de interpretação, geram atos arbitrários no campo da fé. Representam também o pomo da discórdia entre as concepções científicas e as religiosas, uma vez que, nas primeiras, faz-se necessário a apresentação de evidências ou de provas comprobatórias para legitimá-las. A Doutrina Espírita, por outro lado, não rejeita as orientações espirituais superiores advindas da revelação, até porque o Espiritismo é doutrina revelada. Ensina, porém, que a fé deve ser analisada, examinada, traçando diferença entre a fé cega e a raciocinada. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão." -( FEB - EADE )-





Estudo do Livro dos Espíritos






ÊXTASE 


439. Que diferença há entre o êxtase e o sonambulismo? 

“O êxtase é um sonambulismo mais apurado. A alma do extático ainda é mais independente.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário