"Se um homem não renascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus". ( João, cap. 3)
Bom dia!
Que a graça e a luz do Divino Mestre estejam conosco, nos renovando e dando a esperança de avançar sempre em sua direção.
A encarnação é uma punição e não há senão Espíritos culpados que a ela estejam obrigados?
" A passagem dos Espíritos pela vida corporal é necessária para que possam cumprir, com a ajuda de uma ação material, os desígnios cuja execução Deus lhes confiou; ela é necessária a eles mesmo porque a atividade que são obrigados a desempenhar ajuda o desenvolvimento da sua inteligência. Deus, sendo soberanamente justo, deve considerar igualmente a todos os seus filhos; é por isso que dá a todos o mesmo ponto de partida, a mesma aptidão, as mesmas obrigações a cumprir e a mesma liberdade de agir; todo privilégio seria uma preferência, uma injustiça. Mas a encarnação não é, para todos os Espíritos, senão um estágio transitório; é uma tarefa que Deus lhes impõe, na sua entrada na vida, como primeira prova do uso que farão do seu livre arbítrio. Aqueles que cumprem essa tarefa com zelo, vencem rapidamente e menos penosamente, seus primeiros degraus da iniciação e gozam mais cedo os frutos dos seus trabalhos. Aqueles, ao contrário, que fazem mau uso da liberdade que Deus lhes concede, retardam seu adiantamento; é assim que, por sua obstinação, podem prolongar indefinidamente a necessidade de reencarnar e é então, que a encarnação se torna um castigo " ( São Luís, Paris, 1859).
NOTA: " O que ocorre com o homem sobre a terra, é que para o Espírito selvagem, que está quase no início da vida espiritual, a encarnação é um meio para desenvolver sua inteligência, mas para o homem esclarecido, no qual o senso moral está amplamente desenvolvido e que é obrigado a recomeçar as etapas de uma vida corporal plena de angústias, enquanto que poderia já ter alcançado o objetivo, é um castigo pela necessidade em que se encontra de prolongar sua demora nos mundos inferiores e infelizes. Aquele, ao contrário, que trabalha ativamente pelo seu progresso moral, pode não somente abreviar a duração da encarnação material, mas vencer, de uma só vez, os degraus intermediários que o separam dos mundos superiores ". ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 4).
Irmãos, é acreditando na justiça do Pai, que precisamos aproveitar o máximo de nosso tempo aqui na terra, para nosso progresso moral e espiritual. Tentando ser melhor hoje do que fomos ontem e melhor amanhã do que fomos hoje. E a encarnação é a nossa oportunidade, é a justiça de Deus sobre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário