quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Interpretação de textos evangélicos - Saber localizar o texto no livro bíblico


“Mas é grande ganho a piedade com contentamento.” - Paulo - ( I Timóteo, 6:6 )




Amados irmãos, bom dia!
"Fala-­se muito em piedade na Terra, todavia, quando assinalamos referências a semelhante virtude, dificilmente discernimos entre compaixão e humilhação.  A verdadeira piedade, no entanto, é filha legítima do amor. Não perde tempo na identificação do mal. Diz­-nos Paulo que a “piedade com contentamento” é “grande ganho” para a alma e, em verdade, não sabemos de outra que nos possa trazer prosperidade ao  coração." -( Pão Nosso - Chico Xavier / Emmanuel )-







"É necessário saber localizar na Bíblia os textos que se deseja interpretar. Neste sentido, é importante recordar que os livros do Velho Testamento e do Novo Testamento estão divididos em capítulos e versículos. Os capítulos são textos maiores, que se encontram subdivididos em versículos, numerados sequencialmente, a fim de facilitar sua consulta e estudo. É variável o número de capítulos de um livro ou de versículos nos capítulos. O Evangelho de Mateus, por exemplo, está dividido em 28 capítulos, o capítulo 3 tem 17 versículos e o capítulo 26 tem 75. 

No programa Ensinos e Parábolas de Jesus estaremos utilizando textos da Bíblia da tradução de João Ferreira de Almeida, edição revista e corrigida, de 1995, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil. Sabemos que a Bíblia está dividida em duas partes: Velho Testamento (V. T.) e Novo Testamento (N. T.). O Velho Testamento contém livros que tratam das leis, das profecias, da história e da sabedoria. 

O Novo Testamento possui: 

a) quatro interpretações do Evangelho de Jesus, segundo Mateus (Mt), Marcos (Mc), Lucas (Lc) e João (Jo); 

b) os Atos ou Atos dos Apóstolos (redigidos por Lucas); 

c) Epístolas ou Cartas: catorze de Paulo, uma de Tiago, duas de Pedro, três de João e uma de Judas Tadeu; 

d) Apocalipse ou Revelação de João Evangelista. 

Normalmente a indicação de um trecho do Evangelho é feita, por extenso ou abreviada, na seguinte ordem: nome do livro, número do capítulo e do versículo. Assim: Marcos, 10:4 ou Mc 10:4 que expressa: Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículo 4. Algumas traduções inserem referências após o título do capítulo, indicando que este assunto está repetido em outro livro do Evangelho, exemplo: A Vocação de Mateus, ou O chamado de Mateus (Mt 9: 9-13), é também relatada em Marcos, 2:13-14 e em Lucas, 5:27-28. 

Outras versões, como a Bíblia de Jerusalém, possuem um sistema de referências mais detalhado: 

a) relacionam assuntos ou ideias existentes em um mesmo livro; 

b) explicam o significado de palavras ou expressões.  

A referência de ideias existentes num mesmo livro é feita mediante a inscrição de pequenos números no desenvolvimento da narrativa — colocados à margem direita ou esquerda da página. Veja o exemplo: 

» Em Mt 6:1 está escrito, na Bíblia de Jerusalém, assim: 

a) Guardai-vos de praticar a vossa justiça (b) diante dos homens para serdes vistos por eles. Se o fizerdes, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus (23,5 Lc 16:14-15, Jo 5:4). » Interpretação: os números 23,5 — colocados à direita — indicam que há ideias semelhantes no capítulo 23, versículo 5 deste mesmo livro (Evangelho de Mateus). As referências de Lc 16:14-15 e Jo 5:44, também citadas à margem direita, indicam que o mesmo assunto é encontrado, respectivamente, no Evangelho de Lucas, cap. 16, vers. 14-15, e no Evangelho de João, cap. 5, vers. 44. Observamos, igualmente, neste exemplo (Mt 6:1), que ao final da palavra justiça há uma letra ‘‘b’’ sobrescrita. Em nota de rodapé, a Bíblia de Jerusalém explica o sentido desta palavra: b) Lit.: ‘‘fazer a vossa justiça’’ (var.: ‘‘dar esmola’’), isto é, praticar as boas obras que tornam o homem justo diante de Deus. Na opinião dos judeus, as principais eram a esmola (vv. 2-4), a oração (vv 5-6) e o jejum (vv. 16-18). 

Em outros textos, do Velho ou do Novo Testamento, encontramos um numeral que antecede a ordem cronológica de um escrito. Este número indica que há mais de um texto redigido por um mesmo autor. Veja os exemplos. » I Coríntios, 3:1-11(I Co 3:1-11) significa: primeira epístola de Paulo aos coríntios, capítulo três, versículos um a onze. » III João, 1-15 (III Jo 1-15). A leitura é: terceira epístola de João, versículos um a quinze. Observa-se que esta epístola não tem capítulos. » Atos dos Apóstolos, 6:1-7 (At 6:1-7). Leitura: Atos dos Apóstolos, capítulo seis, versículos um a sete. A numeração de Atos é semelhante à forma existente nas quatro versões do Evangelho: são 28 capítulos, subdivididos em versículos." -( FEB - EADE )-





Estudo do Livro dos Espíritos






296. São suscetíveis de alterar-se as afeições individuais dos Espíritos? 

“Não, por não estarem eles sujeitos a enganar-se. Falta-lhes a máscara sob que se escondem os hipócritas. Daí vem que, sendo puros, suas afeições são inalteráveis. Suprema felicidade lhes advém do amor que os une.” 




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário