segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O tríplice aspecto da Doutrina Espírita - Obras básicas e subsidiárias da Codificação Espírita


“Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros.” - Pedro - ( I Pedro, 4:8 )




Amados irmãos, bom dia!
"Não basta a virtude apregoada em favor do estabelecimento  do Reino  Divino entre as criaturas.Não nos detenhamos na piedade teórica. Busquemos o amor fraterno, espontâneo, ardente e puro. A caridade celeste não somente espalha benefícios. Irradia também a divina luz." -( Pão Nosso  - Chico Xavier / Emmanuel )-







"Elegendo a fé raciocinada como fator básico de evolução, a Doutrina Espírita se expressa no tríplice aspecto de ciência, filosofia e religião, proporcionando-nos segura orientação e clareando-nos a mente no rumo das legítimas conquistas espirituais. 

Assevera Emmanuel: Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, como um triângulo de forças espirituais. A Ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual. 


Os livros da Codificação Kardequiana, aos quais se acrescenta obras subsidiárias, devidamente selecionadas, são os instrumentos de que se serve o aprendiz na tarefa interpretativa da mensagem de Jesus. Por esta razão, terá que se dedicar com afinco a esse estudo, abrindo novas perspectivas quanto aos seus objetivos de aprendizado. 

As obras da Codificação Espírita, traduzidas e publicadas pela Federação Espírita Brasileira (FEB) são: 

» O livro dos espíritos. 1a edição: 1857. 

» O livro dos médiuns. 1a edição: 1861. 

» O evangelho segundo o espiritismo. 1a edição: 1864. Obs.: a tradução da FEB é a da 3a edição francesa, de 1866, revista e corrigida por Kardec. 

» O céu e o inferno. 1a edição: 1865. 

» A gênese. 1a edição: 1868. 


Além dessas obras, que formam o núcleo básico da Codificação, Allan Kardec escreveu outras obras, também publicadas pela FEB: 

» Revista Espírita: jornal de estudos psicológicos. 12 exemplares anuais, publicados no período de 1858 a 1869. 

» Instrução prática sobre as manifestações espíritas. 1a edição: 1858. 

» O que é o espiritismo. 1a edição: 1859. 

» O espiritismo na sua expressão mais simples. 1a edição: 1862. » Viagem espírita de 1862. 1a edição: 1862. » Obras póstumas. 1a edição: 1890."





Estudo do Livro dos Espíritos






287. Como é acolhida a alma no seu regresso ao mundo dos Espíritos? 

“A do justo, como bem-amado irmão, desde muito tempo esperado. A do mau, como um ser desprezível.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário