segunda-feira, 7 de março de 2016

O processo obsessivo


"Tenho compaixão das multidões." - Jesus -(  Marcos, 8: 2 )-



Amados irmãos, bom dia!
Somos chamados a amarmos uns aos outros. Somente assim daremos nossa parcela de colaboração para a construção de um mundo fraterno onde direitos e deveres sejam comuns a todos. Tenhamos compaixão das multidões.



O processo obsessivo: o obsessor






“Pululam em torno da Terra os maus Espíritos, em consequência da inferioridade moral de seus habitantes. A ação malfazeja desses Espíritos é parte integrante dos flagelos com que a Humanidade se vê a braços neste mundo. A obsessão que é um dos efeitos de semelhante ação, como as enfermidades e todas as atribulações da vida, deve, pois, ser considerada como provação ou expiação e aceita com esse caráter. É importante considerar, entretanto, que [...] a obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um Espírito mau.

O Obsessor

Obsessor - Do latim obsessore. Aquele que causa a obsessão; que importuna. O obsessor é uma pessoa como nós. [...] Não é um ser diferente, que só vive de crueldades, nem um condenado sem remissão pela Justiça Divina. Não é um ser estranho a nós. Pelo contrário. É alguém que privou de nossa convivência, de nossa intimidade, por vezes com estreitos laços afetivos. É alguém, talvez, a quem amamos, outrora. [...] O obsessor é o irmão, a quem os sofrimentos e desenganos desequilibraram, certamente com a nossa participação. Os maus Espíritos são aqueles que ainda não foram tocados de arrependimento; que se deleitam no mal e nenhum pesar por isso sentem; que são insensíveis às reprimendas, repelem a prece e muitas vezes blasfemam do nome de Deus. São essas almas endurecidas que, após a morte, se vingam nos homens dos sofrimentos que suportam, e perseguem com o seu ódio aqueles a quem odiaram durante a vida, quer obsidiando-os, quer exercendo sobre eles qualquer influência funesta.

A figura do obsessor realmente impressiona, pelos prejuízos que a sua aproximação e sintonia podem ocasionar. E disto ele tira partido para mais facilmente assustar e coagir a sua vítima. Os Espíritos sedutores se esforçam por nos afastar das veredas do bem, sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes facultam acesso à nossa alma. Alguns há que se nos aferram, como a uma presa, mas que se afastam, em se reconhecendo impotentes para lutar contra a nossa vontade. Contudo, devemos lembrar que os obsessores, não são Espíritos totalmente desprovidos de bons sentimentos, irremediavelmente maus. São, antes de tudo, Espíritos carentes de compreensão, de carinho e amor. São na realidade seres solitários, doentes da alma. [...] O obsessor é, em última análise, um irmão enfermo e infeliz. Dominado pela idéia fixa (monodeísmo) de vingar-se, esquece-se de tudo o mais e passa a viver em função daquele que é o alvo de seus planos.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-




Estudo do Livro dos Espíritos






34. As moléculas têm forma determinada? 

“Certamente, as moléculas têm uma forma, porém não sois capazes de apreciá-la.” 

a) — Essa forma é constante ou variável? 

“Constante a das moléculas elementares primitivas; variável a das moléculas secundárias, que mais não são do que aglomerações das primeiras. Porque, o que chamais molécula longe ainda está da molécula elementar.”



Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário