quinta-feira, 16 de julho de 2015

Elementos gerais do universo: O princípio inteligente



Importa considerar que o elemento geral espírito — escrito com e minúsculo, também chamado princípio inteligente do Universo, difere de Espírito (palavra escrita com E maiúsculo), que designa a individualidade humana, dotada de razão.



Amados irmãos, bom dia!
Hoje nos instruiremos sobre nossa verdadeira identidade e como ela é formada. Nosso Pai maravilhoso criou-nos com muita sabedoria e amor, lembremos disso a cada passo.








Formação do princípio inteligente


“Os Espíritos Orientadores da Codificação Espírita afirmam que não é fácil analisar a natureza íntima do espírito — aqui entendido como princípio inteligente — pela nossa linguagem, uma vez que esse princípio, mesmo sem representação inteligível para nós, significa alguma coisa para eles, Espíritos possuidores de esclarecimento superior. Informam também que a inteligência é um atributo essencial do espírito, mas não é o próprio princípio inteligente, e que, devido à limitação dos nossos conhecimentos, podemos facilmente confundir o atributo com a causa. Os Espíritos Orientadores afirmam que o espírito ou princípio inteligente independe da matéria, sendo, ao contrário, distintos um do outro. No entanto, informam que [...] a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria. Refletindo a respeito, perguntamos: qual é o verdadeiro significado da expressão «intelectualizar a matéria?» Como é que uma matéria pode ser intelectualizada?

Realizando uma pesquisa mais aprofundada, vimos que no original francês está escrito «intelligenter la matière», frase que Guillon Ribeiro traduziu por intelectualizar a matéria, uma vez que na nossa Língua não existe o verbo «inteligenciar». Na verdade, também não existe o verbo «intelligenter» na Língua Francesa. Compreendemos então que os Espíritos Orientadores criaram um neologismo na tentativa de melhor explicar o assunto. Etimologicamente, o verbo intelectualizar origina-se de intelecto (intellectus do latim) e quer dizer: dar caráter intelectual a; dar forma ou conteúdo racional; elevar algo (um sentimento, uma discussão) à categoria das coisas intelectuais. Por outro lado, «intelligenter» ou «inteligenciar», caso existissem, respectivamente, no francês ou no português, originaria do vocábulo inteligência (do latim, intelligentia) de diferentes significados. 
Citemos alguns: inteligência é um substantivo que pode ser entendido como faculdade de entender, de compreender, de conhecer, de aprender; juízo; discernimento; penetração do espírito; conjunto de funções psíquicas e psicofisiológicas que contribuem para o conhecimento ou compreensão das coisas e significado dos fatos; para a Psicologia é a capacidade de apreender e organizar os dados de uma situação, em circunstâncias para as quais de nada servem o instinto, o aprendizado e o hábito; ainda na Psicologia, é a habilidade em tirar partido das circunstâncias; para a Metafísica, é a substância espiritual e abstrata considerada como fonte de toda a intelectualidade. Entendemos, assim, que intelectualizar a matéria está relacionada, em última análise, à capacidade ou à habilidade de o princípio inteligente conhecer ou compreender a matéria, e, quando em contato com esta, imprime-lhe ajustes e organizações, tantas quantas forem necessárias. A ligação matéria-princípio inteligente é conduzida pela ação dos Espíritos Crísticos diretamente ligados à Inteligência Divina, os quais retiram do fluido cósmico universal os elementos necessários à formação de novas substâncias e novos corpos materiais. Em outro sentido, a ação dos Espíritos Superiores faz que também sejam repercutidas no princípio inteligente os ajustes e organizações impressos na matéria, de forma que novos aprendizados ocorram igualmente no princípio inteligente e este possa gerar, sucessivamente, matérias em níveis de complexidade inimagináveis.

Existe uma certa dificuldade em concebermos os princípios material e inteligente atuando, isoladamente, na Natureza. Acreditamos que este foi um dos motivos que levou Kardec a perguntar aos Espíritos Superiores: Essa união é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades que por esse nome se designam.) É necessária [dizem eles] a vós outros, porque não tendes organização apta a perceber o espírito sem a matéria. A isto não são apropriados os vossos sentidos. Esta resposta nos faz concluir que a nossa condição evolutiva representa um impedimento natural à percepção, mais aprofundada, dos dois princípios gerais existentes no Universo. Parece que a compreensão do assunto requer, não apenas condições intelectivas adiantadas, mas, também, uma organização física mais especializada. As orientações da Revelação Espírita indicam, em síntese, que há dois elementos gerais do Universo: matéria e espírito, [...] e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito [princípio inteligente] e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o espírito não o fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.  


Reconhecemos, com o Codificador, que os vocábulos matéria e espírito produzem, na nossa linguagem, equívocos de interpretação. Aliás, Kardec até sugeriu denominar os elementos gerais do Universo, respectivamente, de matéria inerte e de matéria inteligente. Os Espíritos Superiores, porém, lhe responderam dizendo: As palavras pouco nos importam. Compete-vos a vós formular a vossa linguagem de maneira a vos entenderdes. As vossas controvérsias provêm, quase sempre, de não vos entenderdes acerca dos termos que empregais, por ser incompleta a vossa linguagem para exprimir o que não vos fere os sentidos. O certo mesmo é o que constata admiravelmente o lúcido Codificador do Espiritismo: Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria destituída de inteligência e vemos um princípio inteligente que independe da matéria. A origem e a conexão destas duas coisas nos são desconhecidas. Se promanam ou não de uma só fonte; se há pontos de contato entre ambas; se a inteligência tem existência própria, ou se é uma propriedade, um efeito; se é mesmo, conforme à opinião de alguns, uma emanação da Divindade, ignoramos. Elas se nos mostram como sendo distintas; daí o considerarmo-las formando os dois princípios constitutivos do Universo. Vemos, acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras, que as governa, que se distingue delas por atributos essenciais. A essa inteligência suprema é que chamamos Deus”. -( FEB )-






A graça e a paz sejam conosco!

Um comentário:

  1. Boa noite! Gostei muito do seu esclarecimento sobre Intelectualização da matéria é gostaria de compartilhar esse assunto com meu grupo de WhatsApp. Entretanto não estou conseguindo copiar exclusivamente esse tema. Tem como você me enviar esse material para o meu n° 032 99991 9554. Meu nome é Carlos Reis

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