" Nascer, morrer, renascer ainda e progredir. Tal é a Lei". - Allan Kardec –
Amados irmãos, bom dia!
Continuando nossos estudos compreenderemos um pouco mais esse processo quando da complementação dessa união, da nossa responsabilidade como pais e da própria liberdade que nos é dada na escolha do caminho. Que saibamos aproveitar as oportunidades que o Senhor nos oferece.
"Ao [...] aproximar-se-lhe a encarnação, o Espírito entra em
perturbação e perde, pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando,
por certo tempo, numa espécie de sono, durante o qual todas
as suas faculdades permanecem em estado latente. É necessário esse
estado de transição para que o Espírito tenha um novo ponto de
partida e para que esqueça, em sua nova existência, tudo aquilo
que a possa entravar. Sobre ele, no entanto, reage o passado. Renasce
para a vida maior, mais forte, moral e intelectualmente, sustentado
e secundado pela intuição que conserva da experiência adquirida.
A partir do nascimento, suas idéias tomam gradualmente
impulso, à medida que os órgãos se desenvolvem, pelo que se pode
dizer que, no curso dos primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente
criança, por se acharem ainda adormecidas as idéias que lhe formam
o fundo do caráter. Durante o tempo em que seus instintos se
conservam amodorrados, ele é mais maleável e, por isso mesmo,
mais acessível às impressões capazes de lhe modificarem a natureza
e de fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa que incumbe
aos pais.
A infância começa com o nascimento. Compreende o período
de desenvolvimento da personalidade, iniciado no parto e
completado com a chegada das primeiras manifestações da puberdade,
marco inicial da adolescência. Durante o período de
infância a criança não só muda com a idade, como revela características
individuais, cujo ritmo varia de indivíduo para indivíduo. Para o Espiritismo, infância é um estado que [...] corresponde
a uma necessidade, está na ordem da natureza e de acordo com as
vistas da Providência. É um período de repouso do Espírito.
Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse
período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem
o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos
de educá-lo.
As diferenças individuais observadas nas crianças resultam
da carga genética herdada dos pais, da educação recebida,
das tendências instintivas e das idéias inatas que o Espírito traz
ao renascer. As transformações neurofisiológicas e bioquímicas
do corpo físico seguem as leis da genética, tendo em vista a
moldagem da personalidade infantil prevista no planejamento reencarnatório.
A educação, ou fator cultural, propicia condições ao desenvolvimento
intelecto-moral e à explicitação de conquistas evolutivas anteriormente
adquiridas pelo Espírito. As tendências instintivas e as idéias inatas surgem sob a
forma de lembranças fragmentárias das conquistas e dos fracassos que o Espírito
traz consigo à luta reencarnatória.
É importante destacar que a memória integral das experiências
reencarnatórias encontra-se bloqueada, a fim de que o Espírito possa melhor
aproveitar os benefícios objetivados pela reencarnação. Com efeito, a lembrança
traria gravíssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente,
ou, então,exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em
todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.
Freqüentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo
de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito.
Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no
íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse
ofendido. Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que
necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos
do que nos seria prejudicial. Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu, nasce
qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Pouco lhe importa
saber o que foi antes: se se vê punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências
más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se
toda a sua atenção, porquanto, daquilo de que se haja corrigido completamente,
nenhum traço mais conservará. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência,
advertindo-o do que é bem e do que é mal e dando-lhe forças para resistir às
tentações.
As crianças são os seres que Deus manda a novas existências. Para que não lhe
possam imputar excessiva severidade, dá-lhes ele todos os aspectos da inocência.
Ainda quando se trata de uma criança de maus pendores, cobrem-se-lhe as más
ações com a capa da inconsciência. Essa inocência não constitui superioridade real
com relação ao que eram antes, não. É a imagem do que deveriam ser e, se não o são,
o conseqüente castigo exclusivamente sobre elas recai. Não foi, todavia, por elas somente
que Deus lhes deu esse aspecto de inocência; foi também e sobretudo por seus
pais, de cujo amor necessita a fraqueza que as caracteriza. Ora, esse amor se enfraqueceria
grandemente à vista de um caráter áspero e intratável, ao passo que, julgando
seus filhos bons e dóceis, os pais lhes dedicam toda a afeição e os cercam dos
mais minuciosos cuidados. Desde que, porém, os filhos não mais precisam da proteção e assistência que lhes foram dispensadas durante quinze ou vinte anos, surge-lhes o caráter real e individual em toda a nudez. Conservam-se bons, se eram fundamentalmente
bons; mas, sempre irisados de matizes que a primeira infância manteve
ocultos.
Aliás, não é racional considerar-se a infância como um estado normal de inocência.
Não se vêem crianças dotadas dos piores instintos, numa idade em que ainda
nenhuma influência pode ter tido a educação? Algumas não há que parecem
trazer do berço a astúcia, a felonia, a perfídia, até pendor para o roubo e para o
assassínio, não obstante os bons exemplos que de todos os lados se lhes dão? A lei
civil as absolve de seus crimes, porque, diz ela, obraram sem discernimento. Tem
razão a lei, porque, de fato, elas obram mais por instinto do que intencionalmente.
Donde, porém, provirão instintos tão diversos em crianças da mesma idade, educadas
em condições idênticas e sujeitas às mesmas influências? Donde a precoce perversidade,
senão da inferioridade do Espírito, uma vez que a educação em nada contribuiu
para isso? As que se revelam viciosas, é porque seus Espíritos muito pouco hão
progredido. Sofrem então, por efeito dessa falta de progresso, as conseqüências, não
dos atos que praticam na infância, mas dos de suas existências anteriores. Assim é
que a lei é uma só para todos e que todos são atingidos pela justiça de Deus.
A infância ainda tem outra utilidade. Os Espíritos só entram na vida corporal
para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna
brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir.
Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.
Tal o dever que Deus impôs aos pais, missão sagrada de que terão de dar contas.
Assim, portanto, a infância é não só útil, necessária, indispensável, mas também
conseqüência natural das leis que Deus estabeleceu e que regem o Universo. Nesse
sentido, tanto a paternidade quanto a maternidade são consideradas uma verdadeira
missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve [...], mais
do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o
filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes
facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as
árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar
o caráter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os
desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida
futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na
estrada do bem.
Por outro lado, os pais que dispensaram todos os cuidados na
educação do filho, não devem sentir-se responsáveis pelo transviamento deste, [...] porém, quanto piores forem as propensões do filho, tanto mais pesada é a tarefa e
tanto maior o mérito dos pais, se conseguirem desviá-lo do mau caminho.
Durante a infância não há possibilidade da livre manifestação do Espírito,
porque, desde [...] que se trate de uma criança, é claro que, não estando ainda nela
desenvolvidos, não podem os órgãos da inteligência dar toda a intuição própria de
um adulto ao Espírito que a anima. Este, pois, tem, efetivamente, limitada a inteligência,
enquanto a idade lhe não amadurece a razão. A perturbação que o ato da
encarnação produz no Espírito não cessa de súbito, por ocasião do nascimento. Só
gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.
O estado de infância parece ser uma lei de ocorrência universal nos diferentes
mundos habitados, porque, quando Allan Kardec perguntou aos Espíritos
Superiores: Indo de um mundo para outro, o Espírito passa por nova infância? Como resposta, recebeu o seguinte esclarecimento: Em toda parte a infância é uma
transição necessária, mas não é, em toda parte, tão obtusa como no vosso mundo 3
.
Finalmente, é importante saber que justificativa o Espiritismo apresenta
para a elevada mortalidade infantil existente no nosso planeta, em especial nos
países de condições sócio-econômicas precárias. Para os Espíritos Orientadores,
a [...] curta duração da vida da criança pode representar, para o Espírito que a
animava, o complemento de existência precedentemente interrompida antes do
momento em que devera terminar, e sua morte, também não raro, constitui «provação ou expiação para os pais».
Se uma única existência tivesse o homem e se, extinguindo-se-lhe ela, sua
sorte ficasse decidida para a eternidade, qual seria o mérito de metade do gênero
humano, da que morre na infância, para gozar, sem esforços, da felicidade eterna e
com que direito se acharia isenta das condições, às vezes tão duras, a que se vê submetida
a outra metade? Semelhante ordem de coisas não corresponderia à justiça de
Deus. Com a reencarnação, a igualdade é real para todos. O futuro a todos toca sem
exceção e sem favor para quem quer que seja. Os retardatários só de si mesmos se
podem queixar. Forçoso é que o homem tenha o merecimento de seus atos, como tem
deles a responsabilidade". -( FEB )-
Que a graça e a paz sejam conosco!
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