" Nascer, morrer, renascer ainda e progredir. Tal é a Lei". - Allan Kardec –
Amados irmãos, bom dia!
Nosso estudo hoje é longo, pois, chegamos a um ponto onde nos
é demonstrada a justiça do nosso Pai, nos permitindo “consertar” os passos
dados. Que os bons Espíritos nos ajudem em nosso aprendizado, a fim de que
sejamos a cada dia melhores do que temos sido.
Retorno à vida corporal: o planejamento reencarnatório
“Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes
faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida
corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o
que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova.
Partindo desta assertiva, compreendemos que não há
improvisação nos procedimentos que antecedem as experiências reencarnatórias.
Existe, na verdade, uma planificação fundamentada na lógica e na moralidade,
tendo em vista o progresso espiritual da criatura humana. Neste sentido, a
escolha das provas no planejamento reencarnatório merece cuidados especiais por
parte dos Espíritos planejadores. Conscientes das implicações desses
esclarecimentos, ocorrem-nos automaticamente algumas indagações: Quando é
definido o momento da reencarnação? Quais são as condições que determinam que é
chegada a hora do retorno à vida corporal? Podemos selecionar as provas ou
experiências que vivenciaremos no plano físico? Que critérios são utilizados,
por exemplo, para a escolha dos nossos pais e demais familiares, ou da cidade e
país em que renasceremos? Como são definidas questões relativas ao casamento,
aos filhos, à profissão? A Doutrina Espírita coloca ao nosso dispor
esclarecidas respostas para essas e outras questões: O homem, que tem consciência
da sua inferioridade, haure consoladora esperança na doutrina da reencarnação.
Se crê na justiça de Deus, não pode contar que venha a achar-se, para sempre,
em pé de igualdade com os que mais fizeram do que ele. Sustém-no, porém, e lhe
reanima a coragem a ideia de que aquela inferioridade não o deserda eternamente
do supremo bem e que, mediante novos esforços, dado lhe será conquistá-lo. Quem
é que, ao cabo da sua carreira, não deplora haver tão tarde ganho uma
experiência de que já não mais pode tirar proveito? Entretanto, essa
experiência tardia não fica perdida; o Espírito a utilizará em nova existência.
A reencarnação, porém, não dispensa planejamento, mesmo em se
tratando das reencarnações mais simples. Este planejamento pode ser elaborado
pelo próprio Espírito que deseja ou necessita reencarnar, desde que ele tenha
condições morais e intelectuais para tanto. O planejamento, pode, no entanto,
ser delegado a um Espírito esclarecido, caso o reencarnante não ofereça, no
momento, condições para planejar a própria reencarnação, ou opinar sobre a
mesma. O Espírito mais adiantado em moralidade e em conhecimento [...] escolhe
o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio.
Neste assunto, como em outros, sabemos que não existe livre-arbítrio absoluto,
mesmo em se tratando de Espíritos verdadeiramente superiores. Nada ocorre sem a
permissão de Deus, porquanto foi Deus quem estabeleceu todas as leis que regem
o Universo. [...] Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a
inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem.
Nada lhe estorva o futuro; abertos se lhe acham, assim, o caminho do bem, como
o do mal. Se vier a sucumbir, restar-lhe-á a consolação de que nem tudo se lhe
acabou e que a bondade divina lhe concede a liberdade de recomeçar o que foi
mal feito.
É importante destacar que o planejamento reencarnatório
prevê, em geral, apenas os principais acontecimentos que poderão ocorrer no
mundo físico.
Os Orientadores Espirituais nos esclarecem: Escolhestes
apenas o gênero das provações. As particularidades correm por conta da posição
em que vos achais; são, muitas vezes, consequências das vossas próprias ações.
Escolhendo, por exemplo, nascer entre malfeitores, sabia o Espírito a que
arrastamentos se expunha; ignorava, porém, quais os atos que viria a praticar.
Esses atos resultam do exercício da sua vontade, ou do seu livre-arbítrio. Sabe
o Espírito que, escolhendo tal caminho, terá que sustentar lutas de determinada
espécie; sabe, portanto, de que natureza serão as vicissitudes que se lhe
depararão, mas ignora se se verificará este ou aquele êxito. Os acontecimentos
secundários se originam das circunstâncias e da força mesma das coisas.
Previstos só são os fatos principais, os que influem no destino. Se tomares uma
estrada cheia de sulcos profundos, sabes que terás de andar cautelosamente,
porque há muitas probabilidades de caíres; ignoras, contudo, em que ponto
cairás e bem pode suceder que não caias, se fores bastante prudente. Se, ao
percorreres uma rua, uma telha te cair na cabeça, não creias que estava
escrito, segundo vulgarmente se diz.
Independentemente de um Espírito ter elaborado ou participado
efetivamente do próprio planejamento reencarnatório, não há garantias de que
esse planejamento será cumprido, total ou parcialmente. Sabemos [...] haver
Espíritos que desde o começo tomam um caminho que os exime de muitas provas.
Aquele, porém, que se deixa arrastar para o mau caminho, corre todos os perigos
que o inçam. Pode um Espírito, por exemplo, pedir a riqueza e ser-lhe esta
concedida. Então, conforme o seu caráter, poderá tornar-se avaro ou pródigo,
egoísta ou generoso, ou ainda lançar-se a todos os gozos da sensualidade.
Percebe-se, pois, que a questão do planejamento reencarnatório está ligada às
consequências do uso do livre-arbítrio, situação que sempre reflete o nosso
nível de evolução moral e intelectual. O livre-arbítrio, repetidamente
utilizado de forma incorreta, restringe a nossa capacidade de opinar em um novo
planejamento. É por esta razão que os Espíritos dedicados a esse gênero de
tarefa consideram todas as ações que executamos, antes e depois da
desencarnação, definindo critérios norteadores do planejamento reencarnatório
que nos cabe. Efetivamente, logo após a morte do corpo físico, sofre a alma
culpada minucioso processo de purgação, tanto mais produtivo quanto mais se lhe
exteriorize a dor do arrependimento, e, apenas depois disso, consegue elevar-se
a esferas de reconforto e reeducação. Se a moléstia experimentada na veste
somática foi longa e difícil, abençoadas depurações terão sido feitas, pelo ensejo
de auto-exame [...]. Todavia, se essa operação natural não foi possível no
círculo carnal, mais se lhe agravam os remorsos, depois do túmulo, por
recalcados na consciência, a aflorarem, todos eles, através de reflexão [...].
Criminosos que mal ressarciram os débitos contraídos, instados pelo próprio
arrependimento, plasmam, em torno de si mesmos, as cenas degradantes em que
arruinaram a vida íntima [...]. Caluniadores que aniquilaram a felicidade
alheia vivem pesadelos espantosos, regravando nas telas da memória os
padecimentos das vítimas [...]. Tiranetes diversos volvem a sentir nos tecidos
da própria alma os golpes que desferiram nos outros, e os viciados de toda
sorte [...] experimentam agoniada insatisfação, qual ocorre também aos
desequilibrados do sexo [...]. As vítimas do remorso padecem, assim, por tempo
correspondente às necessidades de reajuste, larga internação em zonas
compatíveis com o estado espiritual que demonstram. Passado esse período de
perturbação espiritual, ocorrido após a desencarnação, e [...] tão logo revele
os primeiros sinais de positiva renovação para o bem, regista [o Espírito] o
auxílio das Esferas Superiores, que, por agentes inúmeros, apoiam os serviços
da Luz Divina onde a ignorância e a crueldade se transviam na sombra. Qual
doente, agora acolhido em outros setores pela encorajadora convalescença de que
dá testemunho, o devedor desfruta suficiente serenidade para rever os
compromissos assumidos na encarnação recentemente deixada, sopesando os males e
sofrimentos de que se fez responsável [...]. Muita vez, ascendem a escolas
beneméritas, nas quais recolhem mais altas noções da vida, aprimoram-se na
instrução, aperfeiçoam impulsos e exercem preciosas atividades, melhorando os
próprios créditos; todavia, as lembranças dos erros voluntários, ainda mesmo
quando as suas vítimas tenham já superado todas as sequelas dos golpes
sofridos, entranham-se-lhes no Espírito por «sementes de destino,» de vez que
eles mesmos, em se reconhecendo necessitados de promoção a níveis mais nobres,
pedem novas reencarnações com as provas de que carecem para se quitarem
consciencialmente consigo próprios. Nesses casos, a escolha da experiência é
mais que legítima, porquanto, através da limpeza de limiar, efetuada nas
regiões retificadoras, e pelos títulos adquiridos nos trabalhos que abraça, no
plano extrafísico, merece a criatura os cuidados preparatórios da nova tarefa
em vista, a fim de que haja conjugação de todos os fatores, para que reencontre
os credores ou as circunstâncias imprescindíveis, junto aos quais se redima
perante a Lei.
Os Espíritos no início do processo evolutivo, ou portadores
de marcante perturbação espiritual, ou ainda que demonstram persistente estado
de rebeldia perante a Lei de Deus, estão temporariamente impedidos de opinar no
próprio planejamento reencarnatório. Nesta situação, a experiência
reencarnatória é tutelada por um Espírito esclarecido, apresentando
características de compulsoriedade. Como o Espírito não tem condições de
programar a sua reencarnação, Deus lhe supre a inexperiência [no caso do
Espírito simples e ignorante], traçando-lhe o caminho que deve seguir, como
fazeis com a criancinha. Deixa-o, porém, pouco a pouco, à medida que o seu
livre-arbítrio se desenvolve, senhor de proceder à escolha e só então é que
muitas vezes lhe acontece extraviar-se, tomando o mau caminho, por desatender
os conselhos dos bons Espíritos. Deus impõe ainda a tutela de um Espírito
esclarecido sobre outro [...] quando este, pela sua inferioridade ou má vontade,
não se mostra apto a compreender o que lhe seria mais útil, e quando vê que tal
existência servirá para a purificação e o progresso do Espírito, ao mesmo tempo
que lhe sirva de expiação.
Entretanto, reencarnações se processam, muita vez, sem
qualquer consulta, aos que necessitam segregação em certas lutas no plano físico,
providências essas comparáveis às que assumimos no mundo com enfermos e
criminosos que, pela própria condição ou conduta, perderam temporariamente a
faculdade de resolver quanto à sorte que lhes convém no espaço de tempo em que
se lhes perdura a enfermidade ou em que se mantenham sob as determinações da
justiça. São os problemas especiais, em que a individualidade renasce de
cérebro parcialmente inibido ou padecendo mutilações congênitas, ao lado
daqueles que lhe devem abnegação e carinho. O momento preciso para iniciar um
planejamento reencarnatório é infinitamente variável de Espírito para Espírito.
Depende do grau de entendimento de cada um. Sabe-se, por exemplo, que o
Espírito leva mais tempo para fazer a escolha das suas provas quando acredita
na eternidade das penas após a desencarnação. O que motiva um Espírito a fazer
a escolha de suas provações, ou concordar com a escolha feita por outro
Espírito, é [...] a natureza de suas faltas, as que o levem à expiação destas e
a progredir mais depressa. Uns, portanto, impõem a si mesmos uma vida de
misérias e privações, objetivando suportá-las com coragem; outros preferem
experimentar as tentações da riqueza e do poder, muito mais perigosas, pelos
abusos e má aplicação a que podem dar lugar, pelas paixões inferiores que [...]
desenvolvem; muitos, finalmente, se decidem a experimentar suas forças nas
lutas que terão de sustentar em contato com o vício11. O certo é que se [...]
soubermos, porém, suar no trabalho honesto, não precisaremos suar e chorar no
resgate justo. E não se diga que todos os infortúnios da marcha de hoje estejam
debitados a compromissos de ontem, porque, com a prudência e a imprudência, com
a preguiça e o trabalho, com o bem e o mal, melhoramos ou agravamos a nossa
situação, reconhecendo-se que todo dia, no exercício de nossa vontade, formamos
novas causas, refazendo o destino.
Em suma, podemos afirmar que os planejamentos reencarnatórios
são muito diversificados, porque diversas são as necessidades humanas. Cada
entidade reencarnante apresenta particularidades essenciais na recorporificação
a que se entrega na esfera física, quando cada pessoa expõe características
diferentes quando se rende ao processo liberatório, não obstante o nascimento e
a morte parecerem iguais. Os Espíritos categoricamente superiores, quase
sempre, em ligação sutil com a mente materna que lhes oferta guarida, podem
plasmar por si mesmos, e, não raro, com a colaboração de instrutores da Vida
Maior, o corpo em que continuarão as futuras experiências, interferindo nas essências
cromossômicas, com vistas às tarefas que lhes cabem desempenhar. Os Espíritos
categoricamente inferiores, na maioria das ocasiões, padecendo monoideísmo
tiranizante, entram em simbiose fluídica com as organizações femininas a que se
agregam, experimentando o definhamento do corpo espiritual [...], sendo
inelutavelmente atraídos ao vaso uterino, em circunstâncias adequadas, para a
reencarnação que lhes toca, em moldes inteiramente dependentes da
hereditariedade [...]. Entre ambas as classes, porém, contamos com milhões de
Espíritos medianos na evolução, portadores de créditos apreciáveis e dívidas
numerosas, cuja reencarnação exige cautela de preparo e esmero de previsão.
No Livro de André Luiz E a vida continua..., psicografia de
Francisco Cândido Xavier, há o relato, no início do capítulo vinte e seis,
sobre a existência de um Instituto de Serviço para Reencarnação no plano
espiritual. Na colônia Nosso Lar (livro Nosso lar, do mesmo autor espiritual),
o planejamento reencarnatório está afeto ao Ministério do Auxílio. Na Colônia
Correcional Maria de Nazaré, voltada para atendimento aos suicidas, existe o
Departamento de Reencarnação localizado no extremo da Colônia, segundo as
informações que fazem parte do livro Memórias de um Suicida, segunda parte,
obra mediúnica de Yvonne do Amaral Pereira, edição FEB. Os livros Missionários
da luz, capítulos 12 e 13, e E a vida continua, capítulos 16 a 26, trazem
relatos elucidativos sobre o planejamento reencarnatório e as condições de execução
das reencarnações”. -( FEB )-
A graça e a paz sejam conosco!
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