terça-feira, 27 de setembro de 2016

Análise espírita do apocalipse


"Sei viver em penúria e sei também viver em abundância." - Paulo - ( Filipenses, 4: 12 )




Amados irmãos, bom dia!
No epílogo (22:16-21) há uma recomendação severa, uma proibição categórica àqueles que lerem o livro, ou que o reimprimirem, de alterar qualquer coisa do que nele se acha escrito. O apóstolo previa as mistificações sectárias, os enxertos, as mutilações que havia de sofrer a Árvore da Vida, pelos papas e pelos concílios, e ameaçou, severamente, àqueles que modificassem o seu Apocalipse.






"As sete igrejas são as comunidades cristãs cujas características indicam os diferentes tipos de cristãos: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodiceia.  

A igreja de Éfeso, que fora fundada por Paulo, e continuou sendo por muitos séculos um dos principais centros da Igreja Oriental, era zelosa em guardar-se contra a heresia, mas carecia de amor cristão. 

A igreja de Esmirna parece ter resistido bem à importunação (perseguição) e, por vezes, prisão dos seus membros. 

Pérgamo era um centro religioso importante, com um famoso santuário de Zeus, um templo de Asclépio com uma renomada escola de medicina, e um templo de Augusto; ‘‘o trono de Satã’’ pode designar qualquer um desses, mas provavelmente refere-se ao culto do imperador. [...] 

A igreja de Tiatira abundava em amor e fé, serviço e resignação paciente, mas tolerava os ensinamento malignos de uma profetisa, Jesabel. 

A igreja de Sardes estava florescendo externamente, mas não sem sério dano para a sua vida espiritual. 

Filadélfia, por outro lado, era uma cidade em que os cristãos estavam isolados do restante da comunidade, mas a igreja permanecera fiel. 

Em Laodiceia a igreja parecia estar florescendo, mas era espiritualmente pobre.

O conjunto formado pelas sete igrejas, simbolicamente representadas pela luz dos sete candelabros, revela a imagem da Igreja do Cristo, “[...] com suas heresias, disputas, e fé débil, mas também com sua fé, esperança e amor”. -( FEB - EADE )-




Estudo do Livro dos Espíritos






239. Conhecem os Espíritos o princípio das coisas? 

“Conforme a elevação e a pureza que hajam atingido. Os de ordem inferior não sabem mais do que os homens.” 




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário