terça-feira, 13 de setembro de 2016

Epístolas de João


"E qual dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?" - Jesus - ( Lucas, 11: 11 )




Amados irmãos, bom dia!
Muitas vezes nos deixamos levar pelos defeitos que ainda conservamos e somente enxergamos dificuldades. Até parece que o Senhor não se importa conosco e que somos deixados à parte. Isso nada mais é que a presença do véu a nos obscurecer o entendimento, pois, em tudo devemos ter a certeza que conosco está o Senhor. Seu amor ultrapassa nosso entendimento e, se nem tudo parece a nosso favor, tenhamos a certeza que são os frutos que semeamos e que agora estamos colhendo. Revisemos nosso proceder e nossas sementes para que a próxima safra nos seja favorável.






Epístola de João 

"Além do seu evangelho, João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago Maior, escreveu três epístolas e o livro do apocalipse. Há muita semelhança, literária e doutrinária, entre as epístolas e o evangelho de João, de forma que é praticamente impossível negar a sua autoria. É verdade que a segunda e a terceira epístolas deram lugar a certas dúvidas, cujo eco se encontra em Orígenes, Eusébio de Cesareia e Jerônimo. 

As três epístolas joaninas formam uma unidade de composição, embora cada uma possua a sua especificidade. A terceira epístola é provavelmente a primeira na data; procura resolver um conflito de autoridade que surgira em uma das igrejas sob a autoridade de João. A segunda epístola põe de sobreaviso uma ou outra igreja particular contra a propaganda de falso doutores que negam a realidade da encarnação. Quanto à primeira epístola, sem dúvida a mais importante. Apresenta-se como mais  uma carta encíclica destinadas às comunidades [cristãs] da Ásia, ameaçadas pelos dilaceramentos das primeiras heresias. João nela condensou o essencial de sua experiência religiosa. 

É quase certo que essas cartas foram escritas em Éfeso, na virada do século I para o II, à mesma época da escritura do seu evangelho. As três Epístolas de João apresentam um ponto em comum, relacionado aos conflitos existentes nas comunidades cristãs de Éfeso e da Ásia Menor. “Pode-se supor que, nas diversas comunidades joaninas, tenham começado a aparecer grupos religiosos influenciados pelo gnosticismo.” 

A influência das ideias gnósticas provocam divisões nas igrejas. As cartas de João representam um tipo de reação a essa situação, apelando para a necessidade de manter a mensagem cristã intocável. Gnosticismo foi um movimento histórico e religioso cristão, fundamentado na gnose (palavra grega que significa conhecimento), surgido nos séculos II e III, e de natureza filosófica e inspirada nas ideias do neoplatonismo e dos pitagóricos. Originou-se provavelmente na Ásia menor a partir de pensamentos existentes na Babilônia, Egito, Síria e Grécia. O gnosticismo combinava alguns elementos da Astrologia e mistérios das religiões gregas, como os mistérios de Elêusis, com as doutrinas do Cristianismo. Em seu sentido mais abrangente, gnosticismo significa “a crença na salvação pelo conhecimento.” 

O apóstolo João enfrentou sérias dificuldades para manter a mensagem cristã livre do intelectualismo, gnóstico e de outras ideias, especialmente na cidade de Éfeso. “Geralmente reconhecida como a primeira e a mais notável metrópole da província romana da Ásia, Éfeso desempenhou um papel histórico no movimento do Cristianismo desde a Palestina até Roma”. Do período clássico ao bizantino, Éfeso exerceu hegemonia na região jônica. Era famosa por seus filósofos, artistas, poetas, historiadores e retóricos. Deu nítidas contribuições para a história intelectual e religiosa desde o período pré-socrático até os ressurgimentos filosóficos do Império Romano mais tardio. Não admira que [...] João tenha, ao que se conta, escrito o quarto Evangelho em Éfeso, e que tenha sido o local de conversão de Justino Mártir, o primeiro filósofo cristão.[...] A cidade era [também] famosa como um centro de magia e taumaturgia. A expressão grega Ephesia grammata (letras efésias) tornou-se uma designação genérica para toda sorte de palavras mágicas e encantações apotropaicas [orações ou frases para afastarem influências maléficas]. A cidade atraia exorcitas judeus bem como seus equivalentes gentios, como Apolônio de Tiana." -( FEB - EADE )-




Estudo do Livro dos Espíritos






225. A erraticidade é, por si só, um sinal de inferioridade dos Espíritos? 

“Não, porquanto há Espíritos errantes de todos os graus. A encarnação é um estado transitório, já o dissemos. O Espírito se acha no seu estado normal, quando liberto da matéria.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

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