segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Segunda parte (capítulos: 4 a 21)


"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade se estendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas." - Paulo - ( Romanos, 1: 20 )




Amados irmãos, bom dia!
"O espetáculo da Criação Universal é a mais forte de todas as manifestações contra o materialismo negativista, filho da ignorância ou da insensatez. São as coisas criadas que falam mais justamente da natureza invisível.
Faze corretamente o que te pede o dia de hoje e não precisarás repetir a experiência amanhã." -( O Pão Nosso - Chico Xavier / Emmanuel )-








"Representa a essência da obra, tem um caráter profético-escatológico (previsões sobre o fim do mundo) e abrange duas visões paralelas: 

a primeira (4,18; 11,1) diz respeito aos destinos do mundo; 

a segunda (11: 9; 21:5) informa sobre o futuro da Igreja.

Podemos considerar cinco subdivisões (ou seções) nessa parte: 

a) introdutória (4:1-5; 14) — fala sobre o trono, o Cordeiro e sobre o livro com sete selos; 

b) seção dos selos (6:1-7, 17) — são pontos importantes sobre a abertura dos quatro primeiros selos, sobre o clamor dos mártires (quinto selo) e a resposta de Deus ao clamor (sexto selo); 

c) seção das trombetas (8:1-11; 14) — o toque da trombeta anuncia o julgamento de Deus; 

d) seção dos três sinais (11; 15; 16:16) — são sinais que marcam acontecimentos: o sinal da mulher, o sinal dos dragões e o sinal dos anjos com pragas; 

e) sessão conclusiva (16; 17; 2:5) — mostra que o Cristo julga e vence o mal. 

No capítulo IV, o autor continua escrevendo sobre a sua visão, cheia de quadros que se desdobram às suas vistas e que representam as letras com que se escrevem as ‘‘coisas espirituais’’, que as palavras humanas não podem traduzir. A linguagem espiritual se manifesta por meio de símbolos que ferem a imaginação e dão uma ideia relativa das coisas que existem. Entretanto, não podem ser percebidas pelos nossos sentidos materiais, grosseiros. Revela a existência de uma comunidade de Espíritos puros, representados por ‘‘vinte e quatro anciãos’’, os ‘‘Espíritos de Deus’’, indicados por ‘‘sete lâmpadas de fogo’’. 

O seguinte resumo fornece informações gerais sobre a segunda parte do Apocalipse: 

A primeira visão começa com a apresentação do trono de Deus (4:1- 11) e do Cordeiro vitorioso (5:1-14) e concentra-se em dois motivos: a abertura dos 7 selos (61; 8:1), símbolo da preparação no céu dos flagelos que recairão sobre o mundo (dos primeiros 4 selos sairão os famosos 4 cavalos), e o som das 7 trombetas (8:2; 11:18) que significam a execu- ção daqueles flagelos na Terra. 

A segunda visão começa com um duplo acontecimento: no céu, a luta do dragão (satanás) contra a mulher (que representa o povo eleito) (12:1-18); na Terra, as duas bestas (que simbolizam o Império Romano e os falsos profetas) (13:1-18). A esta dupla cena contrapõe-se a aparição do Cordeiro no monte Sião* seguido da multidão de fiéis (14:1-5). O juízo escatológico é expresso por meio de várias representações: os 7 flagelos e as 7 taças (15-16), acompanhados da ‘‘condenação da grande prostituta’’ (Roma também chamada Babilônia ou nova Babilônia) (17-18), depois a vitória sobre as bestas (19:11-21) e sobre o Dragão com que se inaugura o reinado ‘‘de mil anos’’ de Cristo (20:1-10) e por fim a vitória definitiva sobre o mal (20:11-25)." -( FEB - EADE )-




Estudo do Livro dos Espíritos






238. São ilimitadas as percepções e os conhecimentos dos Espíritos? Numa palavra: eles sabem tudo? 

“Quanto mais se aproximam da perfeição, tanto mais sabem. Se são Espíritos superiores, sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes acerca de tudo.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

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