“Permaneça o amor fraternal.” - Paulo - ( Hebreus, 13:1 )
Amados irmãos, bom dia!
"As afeições familiares, os laços consanguíneos, as simpatias naturais podem
ser manifestações muito santas da alma, quando a criatura as eleva no altar do
sentimento superior, contudo, é razoável que o espírito não venha a cair sob o peso
das inclinações próprias. O equilíbrio é a posição ideal. . Os que se
amam fraternalmente alegram-se com o júbilo dos companheiros; sentem-se felizes
com a ventura que lhes visita os semelhantes. O amor fraternal, sublime e puro, representando o objetivo supremo do esforço
de compreensão, é a luz imperecível que sobreviverá no caminho eterno." -( Pão Nosso - Cjico Xavier / Emmanuel )-
Texto evangélico
"E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os
seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou
um dos profetas. Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão
Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus,
respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque
não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a
minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu
te darei as chaves do reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será
ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então, mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que Ele era
o Cristo (Mt 16: 13-20).
Interpretação do texto evangélico
» E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus
discípulos, dizendo... (Mt 16:13).
O estudo do Evangelho apresenta nuances que merecem ser
destacadas. “Chegando” é a conjugação do verbo chegar no gerúndio.
Trata-se de uma forma nominal do verbo, usada para exprimir
uma circunstância, já que o gerúndio não está conjugado com verbos
auxiliares (andar, estar, ir, vir).
É importante considerar, a propósito, que Jesus sempre valorizou
as circunstâncias para ensinar com acerto. Daí ser usual encontrarmos
no seu Evangelho verbos flexionados no gerúndio, tais como: partindo,
operando, cumprindo, falando, dirigindo, voltando, retirando etc.
Cesareia de Filipe (ou de Filipo) era um lugar pacato e afastado,
situado ao pé do Monte Hermon, norte da Palestina. Esta cidade foi
ampliada e embelezada por Filipe, tetrarca de Itureia, em honra de
Tibério César. Localizada na cabeceira do rio Jordão, foi assim nomeada
para distinguir de outra Cesareia, a marítima. Por estar mais
distante do foco político e religioso das demais cidades e povoados, Cesareia de Filipe se afigurava como um lugar ideal para as pessoas
emitirem opinião sobre Jesus, falando despreocupadamente e de forma
autêntica. Vemos, ainda hoje, que quando se diminui o poder das
atrações exteriores, com mais naturalidade expressamos os nossos
reais sentimentos e ideias.
“E chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe” se concretiza
também, na “cesareia” de nosso campo pessoal, na intimidade do nosso
ser, em momentos mais tranquilos favoráveis à reflexão.
Sob o influxo
da meditação e da autoanálise, nos identificamos com Jesus.
A outra frase, “interrogou os seus discípulos”, é sugestiva de que
Jesus procurava aferir o nível de aprendizado desenvolvido pelos seus
discípulos em relação às suas orientações e à sua pessoa, propriamente
dita. O Mestre, como todos os demais benfeitores que nos tutelam com
amor, acompanham de perto o nosso desenvolvimento, verificando se
nós, efetivamente, estamos seguindo os seus passos.
“Discípulo” significa aprendiz, mas só há mestre onde existe
discípulo. Por sua vez, o verdadeiro discípulo é consciente das pró-
prias carências e tem necessidade de ser guiado por um bom mestre,
submetendo-se com humildade e prudência às suas orientações.
O
texto nos mostra que os discípulos devem se portar como atentos
observadores do seu orientador (guia ou mestre) e dos ensinamentos
que este lhes transmite como diretrizes de vida.
Ao interrogá-los, Jesus deu a entender que eles deveriam se
posicionar como observadores atentos. Esta é também a proposta da
Doutrina Espírita quando, pela fé raciocinada, nos fornece seguros padrões
de conhecimento impulsionadores da nossa melhoria espiritual,
e nos concede também condições para avaliar o progresso adquirido,
segundo a nossa posição evolutiva. Além disso, a fé raciocinada viabiliza
condições para entender e respeitar o grau de progresso de cada
criatura que nos compartilha a existência." -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
331. Todos os Espíritos se preocupam com a sua
reencarnação?
“Muitos há que em tal coisa não pensam, que nem
sequer a compreendem. Depende de estarem mais ou menos
adiantados. Para alguns, a incerteza em que se acham
do futuro que os aguarda constitui punição.”
Que a graça e a paz sejam conosco!
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