sábado, 24 de dezembro de 2016

Se vós permanecerdes na minha palavra


“Porque o Cristo me enviou, não para batizar, mas para  evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que  a cruz do  Cristo se não faça vã.” - Paulo - ( I Coríntios, 1:17 )




Amados irmãos, bom dia!
"Quando Jesus penetra o coração de um homem, converte-­o em testemunho  vivo do bem e manda­-o a evangelizar os seus irmãos com a própria vida e, quando  um homem alcança Jesus, não se detém, pura e simplesmente, na estação das palavras brilhantes, mas vive de acordo com o Mestre, exemplificando o trabalho e o  amor que iluminam a vida, a fim de que a glória da cruz se não faça vã." -( Pão Nosso - Chico Xavier / Emmanuel )-  








Se vós permanecerdes na minha palavra... (Jo 8:31). 

"Merece destaque, aqui, a expressão “se permanecerdes na minha palavra”, indicativa da condição de “prosseguir existindo”, de “continuar sendo” ou de “persistir”. Neste último sentido, a perseverança surge como um preceito de conduta, útil à reestruturação da vida, pois em todo processo de aprimoramento espiritual não se comportam improvisações e desgastes de qualquer natureza. Ao contrário, é durante a luta renovadora que somos convocados a fazer escolhas mais acertadas, administrar o tempo, ampliar sentimentos, desenvolver virtudes, cultivar, sobretudo, a solidariedade e prestar-se à prática da caridade, fugindo dos extremos do intelectualismo e das emoções. 

Sabemos, entretanto, que há um número significativo de pessoas que se encontra sob o embalo das oscilações espirituais, vacilando entre o “crer e o fazer”. São criaturas que, ainda que vinculadas ao Espiritismo, não conseguem administrar certas paixões inferiores por não terem o necessário domínio sobre si mesmas. A maioria dos Espíritos, caracterizada pela heterogeneidade de caracteres e temperamentos, das aspirações e propósitos, impede a compreensão integral da realidade cotidiana. Assim, há “[...] que esperar pela passagem das horas. Nos círculos do tempo, a semente, com o esforço do homem, provê o celeiro; e o carvão, com o auxílio da natureza, se converte em diamante.”

Somente conseguiremos renovar nosso psiquismo e imprimir valores edificantes à nossa alma se apreendermos o verdadeiro significado de “permanecermos na palavra do Cristo”. Receberemos, então, o atestado de maturidade espiritual, prosseguindo sem cansaço, mas com inteligência e devoção, jamais duvidando das promessas de Jesus.

Entendamos que a disciplina que deve nortear as mudanças comportamentais, para melhor, é apenas um estágio de transição e de adaptação, uma vez que a disciplina antecede a espontaneidade. É valido também considerar que não se trata, aqui, de uma simples movimentação de elementos informativos, mas de ênfase na mudança de hábitos, caracterizada por uma prática persistente. Somente “permanecendo” no plano aplicativo dos ensinos é que efetivamente progredimos." -( FEB - EADE )-





Estudo do Livro dos Espíritos






327. O Espírito assiste ao seu enterro? 

“Freqüentemente assiste, mas, algumas vezes, se ainda está perturbado, não percebe o que se passa.” 

a) — Lisonjeia-o a concorrência de muitas pessoas ao seu enterramento?

 “Mais ou menos, conforme o sentimento que as anima.”




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário