"A adoração consiste [...] na elevação do pensamento a Deus.
Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma". -( Allan Kardec: O livro dos
espíritos, questão 649 )-
Amados irmãos, bom dia!
"Somente a Ti pertençam toda a honra e toda a glória, agora e para sempre". Elevemos nossos olhos e nossos corações ao Senhor e sejamos gratos por todas as bençãos que Ele nos da. Vamos meditar hoje sobre a significado objetivo da adoração.
Adoração: significado e objetivo
"O vocábulo adoração significa, segundo o Dicionário Houaiss
da Língua Portuguesa, ato ou efeito de adorar, que está intimamente relacionado
à palavra veneração, culto que se rende a alguém ou algo considerado divindade.
No sentido vulgar do termo, adorar traduz-se como prestar culto à divindade.
Todavia, afirmam os Espíritos Superiores que adoração consiste na [...]
elevação do pensamento a Deus. Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma
1 . Esclarecem também que a [...] adoração está na lei natural, pois resulta de
um sentimento inato no homem. Por essa razão é que existe entre todos os povos,
se bem que sob formas diferentes.
Tempos houve em que cada família, cada
tribo, cada cidade e cada raça tinha os seus deuses particulares, em cujo
louvor o fogo divino ardia constantemente na lareira ou nos altares dos templos
que lhes eram dedicados. Retribuindo essas homenagens (assim se acreditava), os
deuses tudo faziam pelos seus adoradores, chegando até a se postar à frente dos
exércitos das comunas ou das nações a que pertenciam, ajudando-as em guerras
defensivas ou de conquista. É importante destacar que a [...] palavra deus
tinha, entre os antigos, acepção muito ampla. Não indicava, como presentemente,
uma personificação do Senhor da Natureza. Era uma qualificação genérica, que
se dava a todo ser existente fora das condições da Humanidade. Ora, tendo-lhes
as manifestações espíritas revelado a existência de seres
incorpóreos a atuarem como potência da Natureza, a esses seres deram eles o
nome de deuses, como lhes damos atualmente o de Espíritos. Pura questão de
palavras, com a única diferença de que, na ignorância em que se achavam,
mantida intencionalmente pelos que nisso tinham interesse, eles erigiram
templos e altares muito lucrativos a tais deuses, ao passo que hoje os
consideramos simples criaturas como nós, mais ou menos perfeitas e despidas de
seus invólucros terrestres.
Se estudarmos atentamente os diversos atributos das
divindades pagãs, reconheceremos, sem esforço, todos os de que vemos dotados os
Espíritos nos diferentes graus da escala espírita, o estado físico em que se
encontram nos mundos superiores, todas as propriedades do perispírito e os
papéis que desempenham nas coisas da Terra.
Para entendermos a adoração,
precisamos reconhecer que esta acompanha o processo evolutivo da criatura humana,
uma vez que, como o homem evolui intelectual e moralmente, aperfeiçoa também
sua concepção de Deus e a sua forma de adorá-lo. Podemos, então, acompanhar com
nitidez a transformação histórica da ideia de Deus ocorrida na nossa
humanidade: partindo das primitivas idéias politeístas, alcançamos
significativo progresso religioso com o monoteísmo, a despeito de ainda presos
às manifestações de culto exterior. Nesse ponto da história religiosa do
Planeta, a nossa rota evolutiva abre-se em uma bifurcação, estabelecida pelo
surgimento do Cristianismo. Assim, os povos do hemisfério ocidental abraçam as
idéias cristãs, enquanto os povos do hemisfério oriental se mantêm presos às
tradições religiosas do seu passado remoto. É oportuno assinalar que vindo [...]
iluminar o mundo com a sua divina luz, o Cristianismo não se propôs destruir
uma coisa que está na Natureza.
Orientou, porém, a adoração para Aquele a quem
é devida.
Quanto aos Espíritos, a lembrança deles se há perpetuado, conforme
os povos, sob diversos nomes, e suas manifestações, que nunca deixaram de
produzir-se, foram interpretadas de maneiras diferentes e muitas vezes
exploradas sob o prestígio do mistério. Enquanto para a religião essas
manifestações eram fenômenos miraculosos, para os incrédulos sempre foram
embustes. Hoje, mercê de um estudo mais sério, feito à luz meridiana, o
Espiritismo, escoimado das idéias supersticiosas que o ensombraram durante
séculos, nos revela um dos maiores e mais sublimes princípios da Natureza.
Devemos considerar, no entanto, que longe ainda nos encontramos de adorar Deus
em espírito e verdade, conforme preconiza o Espiritismo, e lembrando a mensagem
cristã. Muitas interpretações religiosas ainda trazem o ranço das
manifestações ritualísticas, visíveis nos seus cerimoniais de culto externo.
Emmanuel, a propósito, lembra-nos que nos [...] tempos primevos, como na atualidade, o homem teve uma concepção antropomórfica de Deus. Nos
períodos primários da Civilização, como preponderavam as leis de força bruta e
a Humanidade era uma aglomeração de seres que nasciam da brutalidade e da
aspereza, que apenas conheciam os instintos nas suas manifestações, a adoração
aos seres invisíveis que personificavam os seus deuses era feita de sacrifícios
inadmissíveis em vossa época. Hodiernamente, nos vossos tempos de egoísmo
utilitário, Deus é considerado como poderoso magnata, a quem se pode peitar com
bajulação e promessa, no seio de muitas doutrinas religiosas.
Os Espíritos
Orientadores da Codificação Espírita nos esclarecem que [...] adoração
verdadeira é do coração. Em todas as vossas ações, lembrai-vos sempre de que o
Senhor tem sobre vós o seu olhar. Esclarecem igualmente que a adoração
exterior será útil, [...] se não consistir num vão simulacro. É sempre útil dar
um bom exemplo. Mas, os que somente por afetação e amor-próprio o fazem,
desmentindo com o proceder a aparente piedade, mau exemplo dão e não imaginam o
mal que causam. Na verdade, continuam elucidando os Espíritos Codificadores,
Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o
bem e evitando o mal, aos que julgam honrá-lo com cerimônias que os não tornam
melhores para com os seus semelhantes.
Todos os homens são irmãos e filhos de
Deus. Ele atrai a si todos os que lhe obedecem às leis, qualquer que seja a
forma sob que as exprimam. É hipócrita aquele cuja piedade se cifra nos atos
exteriores. Mau exemplo dá todo aquele cuja adoração é afetada e contradiz o
seu procedimento. Declaro-vos que somente nos lábios e não na alma tem religião
aquele que professa adorar o Cristo, mas que é orgulhoso, invejoso e cioso,
duro e implacável para com outrem, ou ambicioso dos bens deste mundo. Deus, que
tudo vê, dirá: o que conhece a verdade é cem vezes mais culpado do mal que faz,
do que o selvagem ignorante [...]. E como tal será tratado no dia da justiça.
Se um cego, ao passar, vos derriba, perdoá-lo-eis; se for um homem que enxerga
perfeitamente bem, queixar-vos-eis e com razão. Não pergunteis, pois, se alguma
forma de adoração há que mais convenha, porque equivaleria a perguntardes se
mais agrada a Deus ser adorado num idioma do que noutro. Ainda uma vez vos
digo: até ele não chegam os cânticos, senão quando passam pela porta do coração". -( FEB )-
Que a graça e a paz sejam conosco!
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