“E quando estavam saciados, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” -( João, 6:12 )-
Amados irmãos, bom dia!
"Observada a lei do uso, a miséria fugirá do caminho humano. Contra o desperdício e a avareza é imperioso o trabalho de cada um, porque, identificado o equilíbrio, o serviço da justiça econômica estará completo, desde que a boavontade habite com todos. É que, em todas as coisas, o homem deverá reconhecer que o uso é
compreensível na Lei, desprezando o abuso que é veneno mortal nas fontes da vida. -( Pão Nosso - Chico Xavier / Emmanuel )-
Interpretação do texto evangélico:
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos Céus é semelhante
ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo
os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e
retirou-se (Mt 13:24-25).
Os ensinamentos: “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O
reino dos Céus é semelhante ao homem que semeia boa semente
no seu campo” indicam que o homem que semeia é Jesus, nosso
orientador maior e agricultor divino. A boa semente é o seu Evangelho
de luz e amor que nos concede os meios de nos libertarmos
das nossas imperfeições. A humanidade, representada pelo campo,
indica os Espíritos, encarnados e desencarnados, em processo de
aperfeiçoamento no Planeta.
O “homem que semeia a semente no seu campo” é uma assertiva,
aplicada a nós próprios, noutro sentido. Demonstra que possuímos
um campo de atuação, característico do nosso nível evolutivo, onde
desenvolvemos experiências importantes de aprimoramento espiritual.
À medida que evoluímos descobrimos a necessidade da seleção
de valores que devem ser aplicados nesse campo. A “boa semente”
representa, pois, a semeadura de valores morais e intelectuais.
Jesus tem o seu campo de serviço no mundo inteiro.
Nele, naturalmente, como em todo o campo de lavoura, há infinito
potencial de realizações, com faixas de terra excelente e zonas necessitadas
de arrimo, corretivo e proteção.
Semelhantemente, nos esforços de semear a boa semente devemos
estabelecer condições propícias ao surgimento e manutenção da
harmonia, da segurança e da paz na própria vida.
A outra assertiva: “Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo,
e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se,” nos conduz a duas
reflexões: uma relativa à necessidade de repouso, após as atividades
laborais. Outra, associada à preguiça. Em O livro dos espíritos aprendemos
que o descanso físico e mental é lei da natureza: “[...] O repouso
serve para a reparação das forças do corpo e também é necessário para
dar um pouco mais de liberdade à inteligência, a fim de que se eleve
acima da matéria.” Entretanto, devemos aprender discernir descanso
de ociosidade.
Urge, pois, que saibamos fugir, desassombrados, aos enganos da inércia,
porque o espelho ocioso de nossa vida em sombra pode ser longamente
viciado e detido pelas forças do mal que, em nos vampirizando,
estendem sobre os outros as teias infernais da miséria e do crime." -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM
361. Qual a origem das qualidades morais, boas ou más,
do homem?
“São as do Espírito nele encarnado. Quanto mais puro
é esse Espírito, tanto mais propenso ao bem é o homem.”
a) — Seguir-se-á daí que o homem de bem é a encarnação
de um bom Espírito e o homem vicioso a de um Espírito mau?
“Sim, mas, dize antes que o homem vicioso é a encarnação
de um Espírito imperfeito, pois, do contrário, poderias
fazer crer na existência de Espíritos sempre maus, a que
chamais demônios.”
Que a graça e a paz sejam conosco!
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