"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” - Paulo - ( Filipenses, 4: 4 )
Amados irmãos, bom dia!
"Que píncaros de angelitude poderemos alcançar se nos consagrarmos
realmente ao Divino Amigo que desceu e se humilhou por nós?" -( O Pão Nosso - Chico Xavier / Emmanuel )-
"A palavra “igreja” (do grego ekklesia e do latim ecclesia) significa
uma assembleia que se reúne por força de uma convocação.
De uso especificamente cristão, adotado pelas comunidades cristãs
logo no seu início, o termo “igreja” certamente queria dizer mais do
que “reunião”, uma vez que assinalava a diferença entre os adeptos
que viam Jesus como Messias, e os judeus que não o aceitavam. O
vocábulo relacionava-se com expressões do Antigo Testamento,
sobretudo com a palavra hebraica “gahal” (assembleia, congregação,
multidão), que a versão grega dos setenta (a septuaginta) traduz quase
sempre para ekklesia.
A palavra ekklesia, porém, tem origem no Judaismo.
No Novo Testamento, onde ocorre cerca de 114 vezes (das quais 65 nas
epístolas de Paulo), mostra a sua correlação histórica e linguística com
o Judaísmo; a sua frequência, porém, corresponde ao desenvolvimento
próprio e original de uma nova instituição — cujo ponto de referência
é agora Jesus de Nazaré, chamado o Cristo —, significa uma ruptura
com uma situação anterior [...]. De modo geral, a ekklesia para o Novo
Testamento foi essencialmente a vivência da fé dos primeiros grupos
cristãos. Trata-se, no início, de expressar a unidade no amor em vista
da instauração do reino e do advento iminente do Senhor. Cada igreja
primitiva institucionalizava-se progressivamente em função de condições
concretas, em grande parte de significado local [...].
É nítida a mudança de conceito de igreja nas epístolas de Paulo,
indo desde o significado elementar de assembleia ou reunião, evoluindo
para o de comunidade ou grupo, de forma concreta, até chegar ao
sentido teológico de que Cristo é a cabeça do corpo que é a própria
Igreja (Epístola aos Colossenses, 1:18, 24).
Em Mateus, o conceito de uma Igreja estruturada parece evidente e
é coerente com a “teologia do povo” elaborada pelo evangelista. A
ideia de ruptura com a oficialidade judaica está claramente expressa
na parábola dos viticultores homicidas. Neste aspecto, a expressão o “reino dos céus” é retirado de um
povo — o judeu — e entregue a uma nova humanidade, formada de
judeus e gentios.
João utiliza a palavra igreja de maneira diversa em seus escritos
(evangelho, epístolas e apocalipse). Apresenta um significado simbólico, mais espiritualizado, de união com Jesus. Os cristãos são, para
o apóstolo, testemunhas da mensagem do Cristo. Somente em Atos
dos Apóstolos iremos encontrar a palavra igreja no sentido de um
grupo de pessoas que se reúnem e que professam a fé cristã (Atos
dos Apóstolos, 6:1-6; 15:22)." -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
248. O Espírito vê as coisas tão distintamente como nós?
“Mais distintamente, pois que sua vista penetra onde
a vossa não pode penetrar. Nada a obscurece.”
Que a graça e a paz sejam conosco!
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