segunda-feira, 31 de outubro de 2016

As igrejas protestantes


“E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o  que  manqueja  se  não  desvie  inteiramente,  mas  antes  seja  sarado.”  - Paulo - ( Hebreus, 12:13 )




Amados irmãos, bom dia!
"Aplica sempre as tuas boas intenções, no plano das realidades práticas, para que as tuas boas obras se iluminem de amor e para que o teu amor não se faça órfão  de boas obras. Faze isso por ti, que necessitas de elevação, e por aqueles que ainda te procuram manquejando." -( Pão Nosso - Chico Xavier / Emmanuel )-








Igreja Luterana - Hoje, “[...] na Alemanha, a Igreja Luterana é a mais importante, ao lado do catolicismo romano. É apenas nos países escandinavos que predomina o luteranismo (mais de 90% da população)”.  
Os principais princípios do luteranismo são os seguintes: 

» Igreja é “a assembleia dos santos na qual o Evangelho é considerado de maneira pura e os sacramentos do batismo, administrados de maneira correta”. 

» A igreja do Cristo é invisível e pode facilmente aceitar pessoas de várias igrejas. 

» Um ministro luterano não ocupa posição especial em relação à sua congregação, porque, mediante a fé e o batismo, cada cristão se torna seu próprio sacerdote. 

» Algumas igrejas luteranas — da Alemanha, Suécia, Noruega, Dinamarca, entre outras — aceitam pastores do sexo feminino. 

» Todas as igrejas luteranas são estatais, ou seja, a nomeação de seus funcionários é feita pelo governo. 

» Os fundamentos religiosos derivam apenas da Bíblia (‘‘A palavra de Deus”). As pessoas só podem justificar-se perante Deus somente pela sua fé em Cristo (princípio ‘‘sola fide’’). 

» Existem dois sacramentos na Igreja Luterana: o batismo — que conduz o indivíduo à comunhão com Deus —, e a eucaristia: ‘‘o corpo e o sangue do Cristo estão presentes na eucaristia, mas os elementos da eucaristia são apenas pão e vinho’’. 

» A vida é um dom de Deus, mas a vida é também um dever, isto é, valoriza-se a vida pelo trabalho e pela atividade social. 


Igreja Metodista - Trata-se de uma igreja oriunda do movimento moderno dos princípios da Reforma, denominado de ‘‘reavivamento’’ e de ‘‘conversão individual’’, surgidos a partir do século XVII. Os cultos e as reuniões caracterizam-se por uma maior liberdade, isto é, não existe uma liturgia fixa, e o interior da igreja e as vestes sacerdotais são simplificadas. A igreja Metodista foi fundada pelo pastor anglicano John Wesley (1703–1791). É um movimento religioso democrático e forte na Inglaterra, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Existe uma organização sacerdotal formada de padres e bispos, definida e eleita pela congregação. A Bíblia, o credo apostólico e os 35 artigos religiosos, elaborados por John Wesley, representam o credo doutrinário. A Igreja Metodista tem como artigo de fé o fato de que o Cristo morreu por todos o homens e de que Deus oferece salvação a qualquer pessoa que a aceitar. Os metodistas dão ênfase à ‘‘consciência da graça’’, ou seja, a capacidade da pessoa perceber a salvação por meio de uma experiência espiritual. A ‘‘santificação’’ é igualmente destacada no metodismo, e acontece pelo batismo e pela conversão. Ensinam que as pessoas devem crescer em amor e justiça para conseguir amar a Deus e ao próximo. O metodismo revela uma tendência puritana ao impor a seus adeptos uma vida disciplinada, com rejeição dos prazeres mundanos. Por outro lado, desenvolvem significativos serviços sociais, tais como orfanatos, asilos de idosos, ajuda aos alcoólatras. Seguem a Bíblia. 


Igreja Batista - Trata-se de um movimento radical da reforma, originário dos anabatistas (grupo de religiosos protestantes, que surgiu no século XVI, durante a Reforma. Diziam que o batismo na infância não era válido, por isso rebatizavam os crentes que se juntavam a eles). Existem várias seitas batistas difundidas na Inglaterra e nos Estados Unidos, em especial entre os negros americanos. Formam congregações independentes com pastores empregados pelos membros da congregação. A Bíblia é interpretada literalmente.


Igreja Pentecostal - Surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos, no século XIX, a partir de derivações das igrejas metodistas e batistas. O movimento pentecostal se difundiu pela Europa, mas é um movimento forte no Brasil, Chile e em vários paises da América latina. A organização religiosa é rígida, no estilo militar. Os pentecostais utilizam como princípios religiosos a Bíblia e o credo pentecostal, formado de ‘‘artigos de guerra’’. O primeiro passo para a pessoa ser salva é a conversão; o segundo é o batismo, de pessoas adultas, pela água (imersão total na água) e o último passo, definitivo e mais importante, é o batismo feito pelo Espírito Santo, que acontece apenas com a manifestação de um ou mais dons do espírito, tal como aconteceu com os apóstolos em Pentecostes (Atos, 2).


Igreja Adventista ou Adventista do Sétimo Dia - Foi fundada, nos Estados Unidos, pelo ex-sacerdote batista William Miller (1782–1849). O nome ‘‘adventista’’ está relacionado à crença na segunda vinda (ou ‘‘advento’’) de Jesus. O movimento difundiu-se pela Europa e há missionários em várias partes do mundo. A base da igreja está na congregação: ela elege representantes (delegados) para conferências distritais, regionais e mundiais. A Bíblia e o livro de Ellen White — Passos até o Cristo — constituem a fundamentação doutrinária dessa igreja. Os adventistas valorizam o ‘‘dom da profecia’’ graças ao qual certas pessoas preveem o futuro. Preocupam-se em provar que as profecias bíblicas aconteceram, e que a nossa época está prevista nas escrituras. Acreditam que estamos vivendo os ‘‘últimos dias’’ do julgamento final, antes do advento do Cristo. Os adventistas condenam bebidas alcoólicas, tabaco, chá, café etc. e indicam o vegetarianismo como alimentação. 


Existem outros movimentos protestantes, considerados por alguns estudiosos como igrejas ‘‘paralelas à reforma’’: 

a) Testemunhas de Jeová, cujo nome vem de Isaías, 43:10. Difundem a sua fé de porta em porta, fazendo circular a Bíblia e suas revistas. Acreditam que o reino de Deus é um governo do Cristo e de 114 mil indivíduos escolhidos e, 

b) Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou  Mórmons: fundada pelo americano Joseph Smith (1805–1844), que, supostamente, teria recebido uma revelação de Jesus, por intermédio do anjo Moroni, cuja doutrina consta do Livro de mórmons.  

Os movimentos religiosos da reforma fazem parte do ‘‘Conselho Mundial de Igrejas’’, fundado em Amsterdam, na Holanda, em 1948. Trata-se de uma comunidade que reconhece Jesus Cristo, como Deus e Salvador, de acordo com a interpretação que fazem da Bíblia e das Escrituras Sagradas. Devemos sempre ter uma atitude de respeito pelo trabalho dos reformadores, ainda que tenhamos consciência da existência de desvios ou deturpações. Se os reformadores só exprimissem as suas ideias pessoais, não reformariam absolutamente nada, porque não encontrariam eco. Um homem só é impotente para agitar as massas se estas forem inertes e não sentirem em si vibrar alguma fibra. É de notar que as grandes renovações sociais jamais chegam bruscamente; como as erupções vulcânicas, são precedidas por sintomas precursores. As ideias novas germinam, então em efervescência numa porção de cabeças; a sociedade é agitada por uma espécie de estremecimento, que a põe à espera de alguma coisa. É nesses movimentos que surgem os verdadeiros reformadores, que assim se veem como representantes, não de uma ideia individual, mas de uma ideia coletiva, vaga, à qual o encontra espíritos prontos a recebê-la. Tal era a posição de Lutero, mas Lutero não foi o primeiro, nem o único promotor de reforma. Antes dele houve apóstolos como Wicklef, Jan Hus, Jerônimo de Praga [...]." -( FEB - EADE )-





Estudo do Livro dos Espíritos






273. Será possível que um homem de raça civilizada reencarne, por expiação, numa raça de selvagens? 

“É; mas depende do gênero da expiação. Um senhor, que tenha sido de grande crueldade para os seus escravos,  poderá, por sua vez, tornar-se escravo e sofrer os maus-tratos que infligiu a seus semelhantes. Um, que em certa época exerceu o mando, pode, em nova existência, ter que obedecer aos que se curvaram ante a sua vontade. Ser-lhe-á isso uma expiação, que Deus lhe imponha, se ele abusou do seu poder. Também um bom Espírito pode querer encarnar no seio daquelas raças, ocupando posição influente, para fazê-las progredir. Em tal caso, desempenha uma missão.” 




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário