sábado, 27 de fevereiro de 2016

Animismo


"Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisias." -( Tiago, 3: 17 )-



Amados irmãos, bom dia!
Hoje iremos aprofundar mais no entendimento da prática mediúnica. Estudaremos sobre o quanto colaboramos nela. Mais uma vez peçamos aos bons Espíritos e a nosso Mestre Jesus que nos auxiliem no entendimento de tão profundos ensinamentos.








Conceito de animismo


Animismo é o [...] conjunto dos fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação.  Allan Kardec observa que há comunicações escritas ou verbais que podem emanar do próprio Espírito encarnado, uma vez que a [...] alma do médium pode comunicar-se, como a de qualquer outro. Se goza de certo grau de liberdade, recobra suas qualidades de Espírito. Neste aspecto, se o médium traz consigo uma bagagem de conhecimentos, adquirida em existências pretéritas, poderá retirar das profundezas da sua memória integral idéias que estão fora do alcance da sua atual instrução. Isso acontece – pondera um Espírito Superior a Kardec – frequentemente, no estado de crise sonambúlica, ou extática, porém, ainda uma vez repito, há circunstâncias que não permitem dúvida. Estuda longamente e medita.

É importante considerar que toda comunicação mediúnica tem o seu componente anímico, uma vez que o médium age, necessariamente, como um intérprete das mensagens dos Espíritos, ainda que não se dê conta desse fato. A influência dos médiuns nas comunicações é observada, sobretudo, quando transmitem idéias de Espíritos com os quais não guardam afinidade (fluídica, moral, intelectual), podendo [...] alterar-lhes as respostas e assimilá- las às suas próprias idéias e a seus pendores; não influencia, porém, os próprios Espíritos, autores das respostas; constitui-se apenas em mau intérprete.
Essa é a causa da preferência dos Espíritos por certos médiuns: Os Espíritos procuram o intérprete que mais simpatize com eles e que lhes exprima com mais exatidão os pensamentos. Não havendo entre eles simpatia, o Espírito do médium é um antagonista que oferece certa resistência e se torna um intérprete de má qualidade e muitas vezes infiel. É o que se dá entre vós, quando a opinião de um sábio é transmitida por intermédio de um estonteado, ou de uma pessoa de má-fé. Reconhece-se, então, que o animismo é algo perfeitamente normal, pois o médium, ao interpretar as idéias de um Espírito comunicante, imprime características próprias, mesmo em se tratando dos chamados médiuns mecânicos. Dessa forma, é passivo, quando não mistura suas próprias idéias com as do Espírito que se comunica, mas nunca é inteiramente nulo. Seu concurso é sempre indispensável, como o de um intermediário [...]. -( FEB - ESDE - Tomo único )-



Estudo do Livro dos Espíritos






25. O espírito independe da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar? 

“São distintos uma do outro; mas, a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria.” 

a) — Essa união é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades que por esse nome se designam.) 

“É necessária a vós outros, porque não tendes organização apta a perceber o espírito sem a matéria. A isto não são apropriados os vossos sentidos.”



Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário