" Aprender é a única alternativa que nos move e dividir esse aprendizado é o nosso maior desejo". - ( François ) -
Bom dia irmãos!
Queridos, que nesta jornada terrena, possamos aproveitar ao máximo esta doutrina que tanto nos oferece em conhecimento, em mudança de comportamento, em rever o nosso caminhar, sabedores que somos, que este caminhar não termina, por sermos Espíritos eternos.
Que o Pai celestial nos conceda a dádiva de estarmos juntos sempre, caminhando rumo a ele.
Bom dia irmãos!
Queridos, que nesta jornada terrena, possamos aproveitar ao máximo esta doutrina que tanto nos oferece em conhecimento, em mudança de comportamento, em rever o nosso caminhar, sabedores que somos, que este caminhar não termina, por sermos Espíritos eternos.
Que o Pai celestial nos conceda a dádiva de estarmos juntos sempre, caminhando rumo a ele.
Mediunidade nas crianças
“Ao tratar, em O livro dos médiuns, dos “inconvenientes e
perigos da mediunidade”, Kardec indaga ao Espírito que o assistia naquela
ocasião: Haverá inconveniente em desenvolver-se a mediunidade nas crianças? Em
resposta, o Espírito diz, de modo incisivo: Certamente e sustento mesmo que é
muito perigoso, pois que esses organismos débeis e delicados sofreriam por essa
forma grandes abalos, e as respectivas imaginações, excessiva sobre-excitação.
Assim, os pais prudentes devem afastá-las dessas idéias, ou, quando nada, não
lhes falar do assunto, senão do ponto de vista das consequências morais. Mais
adiante o Codificador insiste: Há, no entanto, crianças que são médiuns
naturalmente, quer de efeitos físicos, quer de escrita e de visões. Apresenta
isto o mesmo inconveniente? Não; [responde o Espírito], quando numa criança a
faculdade se mostra espontânea, é que está na sua natureza e que a sua
constituição se presta a isso. O mesmo não acontece, quando é provocada e
sobre-excitada.
Posto isso, dois aspectos ficam evidentes, no que diz
respeito à mediunidade nas crianças, vista sob a ótica da Doutrina Espírita: a
inconveniência de se estimular o exercício da mediunidade na fase infantil e a
manifestação espontânea dessa faculdade nos pequeninos.”
Inconveniência e perigo no estímulo ao exercício da
mediunidade nas crianças
“Com efeito, se o exercício da mediunidade requer do próprio
adulto disciplina, sintonia com os Espíritos superiores, meditação constante,
estudo sério e continuado, como exigir que a criança – incapaz ainda de tantos
rigores – a exercite de modo adequado? Educar a mediunidade tem o sentido de
colocar-se na dependência magnética, mental e moral de Espíritos dos mais
variados níveis evolutivos. Desse modo, sendo a criança inexperiente e
possuindo um organismo frágil, fica necessariamente exposta aos efeitos de uma
aproximação obsidiante. Em relação a
este assunto, Kardec diz o seguinte: A prática do Espiritismo [...] demanda
muito tato para a inutilização das tramas dos Espíritos enganadores. Se estes
iludem a homens feitos, claro é que a infância e a juventude mais expostas se
acham a ser vítimas deles. Sabe-se, além disso, que o recolhimento é uma
condição sem a qual não se pode lidar com Espíritos sérios. As evocações feitas
estouvadamente e por gracejo constituem verdadeira profanação, que facilita o
acesso aos Espíritos zombeteiros, ou malfazejos. Ora, não se podendo esperar de
uma criança a gravidade necessária a semelhante ato, muito de temer é que ela
faça disso um brinquedo, se ficar entregue a si mesma.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-
Estudo do Livro dos Espíritos
5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que
todos os homens trazem em si, da existência de Deus?
“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento,
se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência
do princípio — não há efeito sem causa.”
Muita Luz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário