sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Dos médiuns III


" Aprender é a única alternativa que nos move e dividir esse aprendizado é o nosso maior desejo". - ( François ) -


Bom dia irmãos!
Queridos, que nesta jornada terrena, possamos aproveitar ao máximo esta doutrina que tanto nos oferece em conhecimento, em mudança de comportamento, em rever o nosso caminhar, sabedores que  somos, que este caminhar não termina, por sermos Espíritos eternos.
Que o Pai celestial nos conceda a dádiva de estarmos juntos sempre, caminhando rumo a ele.







Mediunidade nas crianças



“Ao tratar, em O livro dos médiuns, dos “inconvenientes e perigos da mediunidade”, Kardec indaga ao Espírito que o assistia naquela ocasião: Haverá inconveniente em desenvolver-se a mediunidade nas crianças? Em resposta, o Espírito diz, de modo incisivo: Certamente e sustento mesmo que é muito perigoso, pois que esses organismos débeis e delicados sofreriam por essa forma grandes abalos, e as respectivas imaginações, excessiva sobre-excitação. Assim, os pais prudentes devem afastá-las dessas idéias, ou, quando nada, não lhes falar do assunto, senão do ponto de vista das consequências morais. Mais adiante o Codificador insiste: Há, no entanto, crianças que são médiuns naturalmente, quer de efeitos físicos, quer de escrita e de visões. Apresenta isto o mesmo inconveniente? Não; [responde o Espírito], quando numa criança a faculdade se mostra espontânea, é que está na sua natureza e que a sua constituição se presta a isso. O mesmo não acontece, quando é provocada e sobre-excitada.
Posto isso, dois aspectos ficam evidentes, no que diz respeito à mediunidade nas crianças, vista sob a ótica da Doutrina Espírita: a inconveniência de se estimular o exercício da mediunidade na fase infantil e a manifestação espontânea dessa faculdade nos pequeninos.”  


Inconveniência e perigo no estímulo ao exercício da mediunidade nas crianças


“Com efeito, se o exercício da mediunidade requer do próprio adulto disciplina, sintonia com os Espíritos superiores, meditação constante, estudo sério e continuado, como exigir que a criança – incapaz ainda de tantos rigores – a exercite de modo adequado? Educar a mediunidade tem o sentido de colocar-se na dependência magnética, mental e moral de Espíritos dos mais variados níveis evolutivos. Desse modo, sendo a criança inexperiente e possuindo um organismo frágil, fica necessariamente exposta aos efeitos de uma aproximação obsidiante.  Em relação a este assunto, Kardec diz o seguinte: A prática do Espiritismo [...] demanda muito tato para a inutilização das tramas dos Espíritos enganadores. Se estes iludem a homens feitos, claro é que a infância e a juventude mais expostas se acham a ser vítimas deles. Sabe-se, além disso, que o recolhimento é uma condição sem a qual não se pode lidar com Espíritos sérios. As evocações feitas estouvadamente e por gracejo constituem verdadeira profanação, que facilita o acesso aos Espíritos zombeteiros, ou malfazejos. Ora, não se podendo esperar de uma criança a gravidade necessária a semelhante ato, muito de temer é que ela faça disso um brinquedo, se ficar entregue a si mesma.”  -( FEB - ESDE - Tomo único )-


                                  Estudo do Livro dos Espíritos





5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus? 

“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio — não há efeito sem causa.”

Muita Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário