"Fora da caridade não há salvação". - ( Paulo de Tarso )
Amados irmãos, bom dia!
Que o amor do Cristo nos una e nos fortaleça.
Iniciaremos hoje o capítulo que explana sobre os médiuns. Esperamos que o estudo seja proveitoso e esclarecedor.
Agradecemos pela atenção de cada um, nos animando e nos fazendo crer que estamos no caminho certo.
Que o nosso Mestre Jesus possa abençoar cada um abundantemente.
DOS MÉDIUNS
Consoante e ensino de Allan Kardec, os ... médiuns apresentam numerosíssimas variedades nas suas aptidões, o que os torna mais ou menos próprios para obtenção da tal ou tal fenômeno, de tal ou tal gênero de comunicação. Podem dividir-se os médiuns em duas grandes categorias; médiuns de efeitos físicos e médiuns intelectuais...Se analisarmos os diferentes fenômenos produzidos sob influência mediúnica, veremos que, em todos há uma efeito físico e que aos efeitos físicos se alia quase sempre quase sempre um efeito inteligente. Difícil é muitas vezes determinar o limite entre os dois, mas isso nenhuma consequência apresenta. sob a denominação de médiuns de efeitos intelectuais abrangentes os que podem, mais particularmente, servir de intermediários para as comunicações regulares e fluentes.
1- MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS
São os seguintes os principais médiuns de efeitos físicos. de acordo com a classificação adotada por Kardec.
- Médiuns tiptólogos: aqueles pela influência dos quais se produzem ruídos, as pancadas. Variedade muito comum, com ou sem intervenção da vontade.
- Médiuns motores: os que produzem o movimento dos corpos inertes...
- Médiuns de translações e de suspensões: os que produzem a translação aérea e a suspensão dos corpos inertes no espaço, sem ponto de apoio. Entre eles, há os que podem elevar-se a si mesmos...( levitação).
- Médiuns de efeitos musicais: provocam a execução de composições, em certos instrumentos de música, sem contato com eles.
-Médiuns de aparições: o mesmo médium de materialização, os que podem provocar aparições fluídicas ou tangíveis, visíveis para os assistentes...
-Médiuns de transporte; os que podem servir de auxiliares aos Espíritos para o transporte de objetos materiais. Variedades dos médiuns motores e de translações.
-Médiuns pneumatógrafos: os que obtém a escrita direta, conforme seja maior ou menor o poder do médium, obtém-se simples traços, sinais, letras, palavras, frases e mesmo páginas inteiras. Basta de ordinário colocar uma folha de papel dobrada num lugar qualquer, ou indicado pelo Espíritos, durante dez minutos, ou em um quarto de hora, às vezes mais.
- Médiuns curadores: consiste a mediunidade desta espécie na faculdade que certas pessoas possuem de curar pelo simples contato, pela imposição das mãos, pelo olhar, por um gesto, mesmo sem o concurso de qualquer medicamento. Semelhante faculdade incontestavelmente tem o seu princípio na força magnética; difere desta, entretanto, pela energia e instantaneidade da ação, ao passo que as curas magnéticas, exigem um tratamento metódico, mais ou menos longo. Todos os magnetizadores são mais ou menos aptos a curar, se sabem proceder convenientemente; dispõem da ciência que adquiriram. Nos médiuns curadores, a faculdade é espontânea e alguns a possuem sem nunca ter ouvido falar em magnetismo. - ( FEB - ESDE - Tomo Único )
ESTUDO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS
Deus e o infinito
Pergunta número 3 - Poder-se-ia dizer que Deus é infinito?
- Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência.
"Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinto é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo pela própria coisa, e definir uma coisa que não é conhecida, por uma coisa que também não o é".
Muita Luz e Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário