Amados irmãos, bom dia!
Hoje iremos refletir sobre a combinação desses dons que nos deu o Senhor: é frequente o instinto e a inteligência se revelarem simultaneamente no mesmo ato. Que os bons Espíritos sejam conosco a auxiliar no entendimento.
Inteligência
"A inteligência se revela por atos voluntários, refletidos,
premeditados, combinados, de acordo com a oportunidade das circunstâncias.
Os Espíritos Superiores
nos esclarecem: A inteligência é um atributo essencial do espírito.
Sabemos, no entanto, que a inteligência não é um atributo
exclusivo da espécie humana. Os animais também possuem inteligência, a despeito
de ser uma inteligência rudimentar. Endossando essa afirmativa, os Espíritos
Orientadores afirmam: A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a
algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade
de atuar, a consciência de que existem e de que constituem uma individualidade
cada um, assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e
de proverem às suas necessidades. Entretanto, existe uma grande diferença entre
a inteligência animal e a inteligência humana.
Os [...] animais só
possuem a inteligência da vida material. No homem, a inteligência proporciona a
vida moral.
Na verdade, é impossível negar que, [...] além de possuírem o
instinto, alguns animais praticam atos combinados, que denunciam vontade de
operar em determinado sentido e de acordo com as circunstâncias. Há, pois,
neles, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício quase que se
circunscreve à utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades
físicas e de proverem à conservação própria. [...] O desenvolvimento
intelectual de alguns, que se mostram suscetíveis de certa educação,
desenvolvimento, aliás, que não pode ultrapassar acanhados limites, é devido
à ação do homem sobre uma natureza
maleável, porquanto não há aí progresso que lhe seja próprio.
O ser humano é um animal dotado de razão ou inteligência,
isto é, possui a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar e aprender. No
entanto, observamos que nos Espíritos imperfeitos, a [...] inteligência pode
achar-se neles aliada à maldade ou à malícia; seja, porém, qual for o grau que
tenham alcançado de desenvolvimento intelectual, suas idéias são pouco elevadas
e mais ou menos abjetos seus sentimentos.
Nos bons Espíritos há predominância [...] do Espírito sobre a
matéria. [...] Suas qualidades e poderes para o bem estão em relação com o grau
de adiantamento que hajam alcançado; uns têm a ciência, outros a sabedoria e a
bondade. Os mais adiantados reúnem o saber às qualidades morais.
Nos Espíritos puros, não há nenhuma influência da matéria
sobre eles. Possuem superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos
Espíritos de outras ordens.
Instinto e inteligência
Todo ato maquinal é
instintivo; o ato que denota reflexão, combinação, deliberação, é inteligente.
Um é livre, o outro não o é. O instinto é guia seguro, que
nunca se engana; a inteligência, pelo simples fato de ser livre, está, por
vezes, sujeita a errar. Ao ato instintivo falta o caráter do ato inteligente;
revela, entretanto, uma causa inteligente, essencialmente apta a prever. É
[...] frequente o instinto e a inteligência se revelarem simultaneamente no
mesmo ato. No caminhar, por exemplo, o movimento das pernas é instintivo; o
homem põe maquinalmente um pé à frente do outro, sem nisso pensar; quando,
porém, ele quer acelerar ou demorar o passo, levantar o pé ou desviar-se de um
tropeço, há cálculo, combinação; ele age com deliberado propósito. A impulsão
involuntária do movimento é o ato instintivo; a calculada direção do movimento
é o ato inteligente. O animal carnívoro é impelido pelo instinto a se alimentar
de carne, mas as precauções que toma e que variam conforme as circunstâncias,
para segurar a presa, a sua previdência das eventualidades são atos da
inteligência. O instinto é guia seguro, sempre bom. Pode, ao cabo de certo
tempo, tornar-se inútil, porém nunca prejudicial. Enfraquece-se pela
predominância da inteligência. As paixões, nas primeiras idades da alma, têm de
comum com o instinto o serem as criaturas solicitadas por uma força igualmente
inconsciente.
Em síntese, podemos afirmar: [...] os sentimentos são os
instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem
instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando
instruído e depurado, tem sentimentos [...]. O instinto e a inteligência pouco
a pouco se transformam em conhecimento e responsabilidade e semelhante renovação
outorga ao ser mais avançados equipamentos de manifestação... De sorte que
[...] uma inteligência profunda significa um imenso acervo de lutas
planetárias. Atingida essa posição, se o homem guarda consigo uma expressão
idêntica de progresso espiritual, pelo sentimento, então estará apto a
elevar-se a novas esferas do Infinito, para a conquista de sua perfeição". -( FEB )-
Que a graça e a paz sejam conosco!
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