sexta-feira, 1 de julho de 2016

Dados biográficos dos apóstolos - Tiago Menor; Simão, o zelote e Tomé ou Dídimo



"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos." -( Atos, 4: 31 )-



Amados irmãos, bom dia!
A oração é o combustível que move o crente; sem ela não há entendimento e nem compreensão das coisas celestiais. É luz no caminho e conforto ao coração. Devemos cultivar esse hábito na certeza que é o nosso Espírito que se comunica quando em oração nos encontramos. Vigiai e orai já nos ensinou nosso Mestre Jesus.







Tiago Menor

Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:3; Lucas, 6:15; Marcos, 3:18; Atos dos Apóstolos, 1:13.

“Era filho de Alfeu e de Cleofas (parenta de Maria Santíssima), portanto, irmão de Levi (Mateus). Quase nada se sabe sobre Tiago Menor, do ponto de vista das Escrituras, além do simples registro do seu nome no rol dos apóstolos e do fato de ser filho de Alfeu e ser irmão de um certo José (Mateus, 10:3 e Marcos, 15:40).” -( FEB - EADE )-






Simão, o zelote

Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:9; Marcos, 3:18; Lucas, 6:15 e Atos dos Apóstolos, 1:13.

“Era chamado assim porque pertencia à seita dos zelotes, zelosos, ou zeladores, seita ultranacionalista e não religiosa, a qual lutava para a libertação de Israel do jugo romano. Vivia da profissão de pescador. O apóstolo “[...] era Galileu, parece que nascido em Caná [daí ser chamado também de Simão, o Cananeu], onde Jesus, nas bodas transformou a água em vinho. [...] O historiador grego Nicéforo diz que ele percorreu o Egito, a Cirenaica e a África; que anunciou a Boa Nova na Mauritânia e em toda a Líbia, e depois nas ilhas Britânicas fez muitos milagres.” -( FEB - EADE )-








Tomé ou Dídimo

Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:3; Marcos, 3:18; Lucas, 6:15; Atos dos Apóstolos, 1:13.

“Era chamado Dídimo, o Gêmeo, embora não haja qualquer registro de que tenha tido um irmão gêmeo. Descendente de antigo pescador de Dalmanuta, não seguiu, no entanto, essa profissão. “Ficou famoso por duvidar da ressuscitação de Jesus, afirmando que só vendo, acreditaria. Jesus, então, apareceu-lhe, oito dias depois, mostrando-lhe as cicatrizes dos pés e das mãos, e a chaga do lado. Julga-se que Tomé foi pregar, após a dispersão, o Evangelho aos persas, hindus e árabes [...]”. Acompanhou Jesus durante os três anos de sua prédica, mostrando-se-lhe muito afeiçoado.” -( FEB - EADE )-




Estudo do Livro dos Espíritos









150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade? 

“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?” 

a) — Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material? 

“Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.” 

b) — A alma nada leva consigo deste mundo? 

“Nada, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra.” 




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário