"Deus, ou você acredita ou não acredita". -( Anônimo )-
Amados irmãos, bom dia!
Hoje começamos a refletir sobre "o que é Deus". Segundo o Livro dos Espíritos de Allan Kardec, "Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas". Que Ele nos permita o dom da sabedoria para O compreender, amar e seguir em Sua vontade.
"O homem que desconhece Deus e não
quer saber que forças, que recursos, que socorros d´Ele promanam, esse é
comparável a um indigente que habita ao lado de palácios, cheios de tesouros, e
se arrisca a morrer de miséria diante da porta que lhe está aberta e pela qual
tudo o convida a entrar.
A crença em Deus [...] se afirma
e se impõe, fora e acima de todos os sistemas, de todas as filosofias, de todas
as crenças.
O homem [...] não se pode
desinteressar dela porque o homem é um ser [pensante]. O homem vive, e
importa-lhe saber qual é a fonte, qual é a causa, qual é a lei da vida. A
opinião que tem sobre a causa, sobre a lei do Universo, essa opinião, quer ele
queira ou não, quer saiba ou não, se reflete em seus atos, em toda a sua vida
pública ou particular.
A questão de Deus é o mais grave
de todos os problemas suspensos sobre nossas cabeças e cuja solução se liga, de
maneira restrita, imperiosa, ao problema do ser humano e de seu destino, ao
problema da vida individual e da vida social.
O conhecimento da verdade sobre
Deus, sobre o mundo e a vida é o que há de mais essencial, de mais necessário,
porque é Ele que nos sustenta, nos inspira e nos dirige, mesmo à nossa revelia.
A crença em Deus está
instintivamente impressa na mente humana. À medida que o homem evolui, apura-se
também a crença em Deus. Dessa forma, como nos ensinam os Espíritos Superiores,
o sentimento instintivo de crer em Deus nos prova que Deus existe. É também
[...] uma consequência do princípio – não há efeito sem causa.
Poder-se-ia argumentar que a
crença em Deus resulta da educação recebida, consequência das ideias
adquiridas. Entretanto, esclarecem os Espíritos da Codificação, se [...] assim
fosse, porque existiria nos vossos selvagens esse sentimento?
Opinando a respeito, Kardec nos elucida:
Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um
ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido
receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.
Deus nos fala por todas as vozes
do Infinito. E fala, não em uma Bíblia escrita há séculos, mas em uma bíblia
que se escreve todos os dias, com estes característicos majestosos, que se
chamam oceanos, montanhas e astros do céu; por todas as harmonias, doces e
graves, que sobem do imo da Terra ou descem dos espaços etéreos.
Fala ainda no santuário do ser,
nas horas de silêncio e de meditação. Quando os ruídos discordantes da vida
material se calam, então a voz interior, a grande voz desperta e se faz ouvir.
Essa voz sai da profundeza da consciência e nos fala dos deveres, do progresso,
da ascensão da criatura. Há em nós uma espécie de retiro íntimo, uma fonte
profunda de onde podem jorrar ondas de vida, de amor, de virtude, de luz. Ali
se manifesta esse reflexo, esse gérmen divino, escondido em toda Alma humana.
A história da ideia de Deus
mostra-nos que ela sempre foi relativa ao grau intelectual dos povos e de seus
legisladores, correspondendo aos movimentos civilizadores, à poesia dos climas,
às raças, à florescência de diferentes povos; enfim, aos progressos espirituais
da Humanidade. Descendo pelo curso dos tempos, assistimos sucessivamente aos
desfalecimentos e tergiversações dessa ideia imperecível, que, às vezes
fulgurante e outras vezes eclipsada, pode, todavia, ser identificada sempre,
nos fastos da Humanidade.
Liga-se [...] estreitamente à
ideia de Lei, e assim à de dever e de sacrifício. A ideia de Deus liga-se a
todas as noções indispensáveis à ordem, à harmonia, à elevação dos seres e das
sociedades. Eis por que, logo que a ideia de Deus se enfraquece, todas essas
noções se debilitam; desaparecem, pouco a pouco, para dar lugar ao
personalismo, à presunção, ao ódio por toda autoridade, por toda direção, por
toda lei superior.
Diremos, pois, que desconhecer,
desprezar a crença em Deus e a comunhão do pensamento que a Ele se liga [...]
seria, ao mesmo tempo, desconhecer o que há de maior, e desprezar as potências
interiores que fazem a nossa verdadeira riqueza. Seria calcar aos pés nossa
própria felicidade, tudo que pode fazer nossa elevação, nossa glória, nossa
ventura.
A ideia de Deus impõe-se por
todas as faculdades do nosso Espírito, ao mesmo tempo que nos fala aos nossos
olhos os esplendores do Universo. A inteligência suprema revela a causa eterna,
na qual todos os seres vêm haurir a força, a luz e a vida. Aí está o Espírito
Divino, o Espírito Potente, que se venera sob tantas denominações; mas, sob
todos esses nomes, é sempre o centro, a lei viva, a razão pela qual os seres e
os mundos se sentem viver, se conhecem, se renovam e elevam.
Viver sem a crença em um ser
superior é negar a obra da Criação; é omitir o evidente, o real; é alimentar o
nosso orgulho; é permanecer no estado de ignorância em que ainda nos
encontramos, é, em suma, negar a realidade que está ao alcance de todos, pois
tudo no Universo, o visível e o invisível, e, principalmente, a nossa
consciência, nos fala de um Ser superior.
A crença em Deus é, além disso,
questão essencial para o entendimento da Doutrina Espírita. Entretanto, para
elucidar esse assunto de tão magna importância, [...] temos agora recursos mais
elevados que os do pensamento humano; temos o ensino daqueles que deixaram a
Terra, a apreciação das Almas que, tendo franqueado o túmulo, nos fazem ouvir,
do fundo do mundo invisível, seus conselhos, seus apelos, suas exortações.
Verdade é que nem todos os Espíritos são igualmente aptos a tratar dessas
questões. [...] Nem todos estão igualmente desenvolvidos; não chegaram todos ao
mesmo grau de evolução. [...] Acima, porém, da multidão das Almas obscuras,
ignorantes, atrasadas, há Espíritos eminentes, descidos das esferas
[superiores] para esclarecer e guiar a Humanidade. Ora, que dizem esses
Espíritos sobre a questão de Deus? A existência da Potência Suprema é afirmada
por todos os Espíritos elevados.
Todos [...] aqueles cujos
ensinamentos têm reconfortado as nossas almas, mitigado nossas misérias,
sustentado nossos desfalecimentos, são unânimes em afirmar, em repetir, em
reconhecer a alta Inteligência que governa os seres e os mundos. Eles dizem que
essa Inteligência se revela mais brilhante e mais sublime à medida que se
escalam os degraus da vida espiritual.
Assim, nos esclarecem os
Espíritos Superiores na primeira questão de O Livro dos Espíritos: Que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, causa primária [primeira] de todas as coisas.
Afirmando a existência de uma
causa primeira no Universo, os Espíritos Superiores trazem, dessa forma, um
novo conceito de Deus para a Humanidade, oposto à ideia de um deus
antropomórfico, parcial e vingador, apresentado pelas religiões de um modo
geral. Pode-se levar mais longe do que temos feito a definição de Deus? Definir
é limitar. Em face deste grande problema, a fraqueza humana aparece. Deus
impõe-se ao nosso Espírito, porém escapa a toda análise. O Ser que enche o
tempo e o espaço não será jamais medido por seres limitados pelo tempo e pelo
espaço. Querer definir Deus seria circunscrevê-lo e quase negá-lo [...]. Para
resumir, tanto quanto podemos, tudo o que pensamos referente a Deus, diremos
que Ele é a Vida, a Razão, a Consciência em sua plenitude. É a causa
eternamente operante de tudo o que existe. É a comunhão universal, onde cada
ser vai sorver a existência, a fim de, em seguida, concorrer, na medida de suas
faculdades crescentes e de sua elevação, para a harmonia do conjunto". -( FEB )-
A graça e a paz sejam conosco!
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